Muitos jogadores da NBA passam despercebidos quando se trata de seu desempenho em quadra. Às vezes o foco é direcionado às grandes estrelas e os coadjuvantes que provocam impacto direto nos resultados de suas equipes não recebem os devidos créditos. Aqui, vamos conferir 5 dos jogadores mais subestimados da NBA.
5 - Kyle Anderson
Kyle Anderson é uma máquina defensiva em Minnesota, porém, pouco mencionado. Uma estatística defensiva envolvendo Anderson que reflete bem seu impacto em quadra é a de que apenas 27 jogadores na história da NBA (com pelo menos 12.000 minutos jogados) possuem rates de tocos e roubos de bola acima de 2%. Kyle Anderson está nessa lista, juntamente de lendas como Hakeem Olajuwon, Shawn Marion e David Robinson. O que isso significa? Esse dado quer dizer que em pelo menos 2% das jogadas de ataque adversárias, Kyle Anderson conseguirá roubar a bola ou dar um bloqueio. Com menos de 30 jogadores na história tendo esse nível de eficiência defensiva, o ala de Minnesota merece ser mais valorizado. Para mim, o melhor defensor da equipe, mesmo estando ao lado de Rudy Gobert.
4 - Kyle Kuzma
Kyle Kuzma é um jogador fundamental para o elenco do Washington Wizards e às vezes parece que ele está esquecido lá. Não, o Washington não é um time que briga por playoffs, contudo, tenho certeza que se Kuzma não estiver no Wizards (com suas médias de 21.2ppg, 7.2reb e 3.7ast), a equipe estaria em uma posição bem pior ao final da temporada. Como tenho essa certeza? O plus-minus de Kuzma na temporada 2022-23 é de +10 (o que é muito bom), ou seja, com Kuzma em quadra os Wizards marcaram 10 pontos a mais do que seu oponente. Levando em conta que Washington venceu 19 jogos na última temporada por 10 pontos ou menos, sem Kuzma, a equipe teria algo próximo a 16 vitórias na temporada. O que seria uma disputa com os Pistons pela lanterna da conferência leste.
3 - Kevon Looney
É difícil conseguir se destacar no Golden State Warriors em meio a tantas grandes estrelas, porém, Kevon Looney sem dúvidas é um jogador de impacto absurdo nos Warriors. Para quem viu a série contra o Sacramento Kings, sabe muito bem quem é Kevon Looney. O pivô que dominou o garrafão por completo anotando 20+ rebotes nos jogos 3, 5 e 7. Além disso, Looney é um jogador que esteve presente nos 82 jogos das duas últimas temporadas de Golden State, isso é incrível. A disponibilidade é uma característica bastante importante para um atleta, aquele que joga duas temporadas inteiras seguidas, é um jogador muito acima da média.
2 - Alex Caruso
É muito difícil vermos armadores sendo tão bons defensivamente como Alex Caruso. Antes das estatísticas, precisamos abordar um lado que os números não informam, sua garra em quadra. Caruso é um jogador que briga por todo ponto, todo rebote e toda bola, sua presença em quadra é impressionante. Indo para os números, o índice de roubos de bola de Caruso nos últimos 5 anos é acima de 90% e 98% no índice de bloqueios da temporada passada. Além disso, o armador teve um plus-minus defensivo de +199 na temporada, significa que os Bulls ganharam 199 pontos a mais do que perdeu quando ele estava em quadra. Isso é um impacto defensivo absurdo de Alex Caruso. Sendo o melhor plus-minus defensivo da liga em 2022.
1 - Tyrese Maxey
Às vezes ao falar do Philadelphia 76ers, o nome de Joel Embiid recebe toda a atenção e o restante do elenco passa despercebido. Esse é o caso de Tyrese Maxey, um armador muito esforçado e talentoso que deu um salto de produção absurdo em seu jogo na última temporada. Em 2021 sua média de pontos por jogo era de 8, em 2022 subiu para 20; sua porcentagem de acerto dos arremessos de 3 pontos subiu de 30.1% em 2021 para 43.4% em 2022. Seu aproveitamento da linha dos três pontos foi o quinto maior da liga na última temporada. Sua média de pontos é maior do que mais da metade dos armadores da liga. Seu Plus-Minus por jogo pelos Sixers em 2022-23 foi de aproximadamente +5.8, sendo 16 partidas na temporada dos Sixers decididas por 5 pontos ou menos. Ou seja, Descontando 16 vitórias da temporada de Philadelphia, a equipe teria um total de 38 vitórias o que os colocaria na décima colocação (última vaga de play-in). Esses números todos mostram, Tyrese Maxey é um jogador muito importante para o elenco de Philadelphia e não recebe o devido crédito por isso.
Comments