Depois de longos meses de espera, a temporada 2020 da categoria de elite do automobilismo mundial retorna com grandes novidades, pistas inéditas e pilotos estreantes. A primeira etapa do mundial de 2020 será no já tradicional circuito de Albert Park, na Austrália.
Pilotos 2020 da F1 – Divulgação/ Instagram
As maiores novidades nas equipes são os layouts dos carros, que em geral tiveram atualizações para o último ano do atual regulamento, alterando apenas designs de asas e aerodinâmica. A maior surpresa de 2020 é a remodelação da Scuderia Toro Rosso (equipe “b” da Red Bull), que agora passa a se chamar Alpha Tauri, adotando novas cores e patrocinadores.
AT01: Primeiro carro da Alpha Tauri – Divulgação/ Instagram
Quanto às pistas, a grande surpresa é a estreia do Grande Prêmio da Holanda, na Reinauguração do circuito de Zandvoort. A pista promete disputas eletrizantes, devido à inclinação lateral da curva final do circuito, em um ângulo de 18°, o dobro de pistas já consagradas como Indianápolis. A etapa será a 5ª do calendário desse ano.
Curva Inclinada de Zandvoort - Divulgação
No grid, poucas alterações: a única novidade é na Williams, que trocou o Polonês Robert Kubica pelo jovem canadense Nicholas Latifi. No paddock, temos as contratações de Kubica pela Alfa Romeo para a vaga de piloto de testes, e também a volta de um brasileiro nos boxes: Sergio Sette Camara será piloto reserva das equipes Red Bull Racing e Alpha Tauri.
Na pré-temporada, vimos um domínio da Mercedes (notícia que não surpreende ninguém, visto que a equipe alemã é a última campeã), e um leve declínio da Ferrrari. Após a suspeita de fraude e uma extensa investigação da FIA (órgão que regula e fiscaliza o automobilismo mundial), o rendimento da equipe de Maranello caiu consideravelmente nos testes de Barcelona. Ainda na fase de testes, todas as equipes apresentaram seus novos carros.
Montagem feita pela FIA para apresentar os carros de 2020 – Divulgação/ Instagram
A preocupação desse ano é a iminência do corona Vírus, que ocasionou o cancelamento da etapa da China. Apesar da preocupação, a etapa da Austrália foi mantida e será transmitida na madrugada de domingo, as 2h10, pela rede Globo.
Circuito de Albert Park – Divulgação/ Instagram
Confira abaixo a relação de pilotos das Equipes e o calendário da temporada de 2020:
Mercedes AMG:
44- Lewis Hamilton 77- Valtteri Bottas Ferrari:
5- Sebastian Vettel 16- Charles Leclerc
Red Bull Racing:
33- Max Verstappen 23- Alexander Albon
McLaren:
55- Carlos Sainz 4- Lando Norris
Renault:
3- Daniel Ricciardo 31- Esteban Ocon
Alpha Tauri:
10- Pierre Gasly 26- Daniil Kvyat
Racing Point:
18- Lance Stroll 11- Sergio Pérez
Alfa Romeo: 7- Kimi Raikkonen 99- Antonio Giovinazzi
Haas: 20- Kevin Magnussen 8- Romain Grosjean
Williams:
63- George Russell 40- Nicholas Latifi
Calendário da F1 2020 - divulgação/ F1
Comments