O segundo split da LPL começou em 1° de Junho, com um novo formato, e que agregou muito bem para o nível competitivo das equipes.
A League of Legends Pro League (LPL) adotou um formato com quatro grupos, para fazer a divisão em dois grupos chamados Ascend e Nirvana, com os times do primeiro grupo tendo sete vagas diretas para playoffs e duas para play-in, e os times do segundo grupo terão quatro vagas para play-in.
Além da divisão dos 17 times em quatro grupos, houve a implementação do Fearless Draft, que consiste nos times não repetirem seus campeões durante as séries da fase. Todos os times prosseguem para a fase em dois grupos, onde se definem os times dos playoffs, e também aqueles que só jogarão em 2025.
Cenário atual da LPL
Anyone's Legend (AL), Bilibili Gaming (BLG), FunPlus Phoenix (FPX), JD Gaming (JDG), LGD Gaming (LGD), LNG Esports (LNG), Ninjas in Pyjamas (NiP), Top Esports (TES), e Weibo Gaming (WBG) integram o grupo Ascend nesta fase, que é o Rumble Stage.
Os integrantes do grupo Nirvana são: EDward Gaming (EDG), Invictus Gaming (iG), Oh My God (OMG), Rare Atom (RA), Royal Never Give Up (RNG), Team WE (WE), ThunderTalk Gaming (TT), e Ultra Prime (UP).
No Rumble Stage temos a inclusão do play-in, que define os três últimos classificados para os playoffs da LPL, com os outros sete classificados vindo diretamente do grupo Ascend. O Rumble Stage começou no último dia 5.
A tabela do grupo Ascend está momentaneamente inesperada, com a LNG liderando o grupo no momento, após uma primeira fase bem oscilante da equipe. Onde sinalizava que o time poderia novamente ter um final de temporada precoce nos playoffs.
Falta um certo tempo até os playoffs, ainda há times como TES e BLG, que predominaram no primeiro split da LPL, e prometem voltar ao nível regular mostrado anteriormente. Porém, vemos como LNG, JDG, WBG e AL apresentarem melhora constante também, então a liga ficou imprevisível de um modo que não era esperado.
No grupo Nirvana temos a OMG liderando momentaneamente, além de TT, RA, WE, que também estão compondo a parte de classificação para o play-in, até então. Team WE é o time que está em 4°, e tem 1.5 jogos de vantagem em relação a todos abaixo deles, que são: EDG, iG, UP, e RNG.
O play-in também pode ter uma briga muito grande, visto que os times vindos do Nirvana estarão mais motivados, talvez, por virem de bons momentos para se classificarem, enquanto os outros dois do Ascend, virão em baixa por serem os dois últimos do grupo. Fica a reflexão para quando começar o play-in!
A emoção da LPL é a alma do negócio
São tantas disputas neste momento da temporada, que é difícil saber qual a melhor de se assistir. E a inclusão do Fearless Draft na primeira fase vem do que acontece na LDL, que é a liga subsidiária da LPL.
O método tende a trazer melhora com uma variação maior de bonecos, mas é claro que não funciona com todos, só que é possível apontar melhora na maioria dos jogadores, do começo do split até o presente momento.
Vemos um campeonato menos polarizado, como foi no último split, onde claramente havia um time superior a todos, e um outro que ganhava de todos, menos do melhor time. Agora vemos um leque maior de concorrentes, o que com certeza agrega mais satisfação aos fãs deste grande campeonato.
Eu ainda acredito que BLG e TES são os times a serem batidos, mas não vemos uma clara diferença deles pros outros. LNG e JDG deram o maior salto em desempenho, e mostram que tem capacidade de enfrentar os favoritos. WBG e AL oscilaram mais que os citados, só que nos bons momentos, mostram capacidade de jogar com maestria.
Outro fator é a parte baixa da tabela, que agora não terá a sensação de só estar cumprindo tabela, mesmo no meio do campeonato. Os times do grupo Nirvana ganham vida nova na esperança de estar nos playoffs, o que já seria positivo para estes times.
Os playoffs da LPL começarão no dia 3 de Agosto, só que ainda teremos muita indefinição até lá, e certamente também teremos grandes jogos, onde o fã sai como vencedor da partida, tendo assistido a grandes exibições.
*A opinião aqui emitida, é de total responsabilidade do autor e não necessariamente reflete a opinião do Dimensão Esportiva.
Comments