Final da CAF Champions League terá reedição de 2022 entre o egípcio Al Ahly contra o marroquino Wydad Casablanca.
Neste domingo (04), às 15h (horário de Brasília), o Al Ahly receberá o Wydad Casablanca no Cairo International Stadium, em partida válida pelo confronto de ida da final da CAF Champions League. O duelo marca a reedição de 2022 que consagrou o Wydad como campeão.
Na ocasião, em 2022, ambos os clubes foram ao Mundial de Clubes pois o Wydad venceu também o campeonato nacional e disputou a competição como o campeão nacional e anfitrião, abrindo então a vaga ao vice-campeão Al Ahly ir ao Mundial. Desta vez, com a disputa na Arábia Saudita, apenas o campeão será o representante do continente.
O histórico de confrontos recentes entre as equipes mostra um equilíbrio, sendo 11 partidas disputadas com 4 empates, 4 vitórias ao Al Ahly e outras 3 para o Wydad. São 13 gols marcados para os egípcios e 11 aos marroquinos. Entre estes confrontos, disputaram os títulos de 2017 e 2022, além da semifinal de 2020.
O Al Ahly é detentor de 10 títulos da CAF Champions League e chega na final da competição pela 16ª vez em sua história, a quarta de maneira consecutiva, igualando o período de 2005-2008. Já o tricampeão Wydad Casablanca, jogará a sua 6ª final e chega pela primeira vez a mais de uma final de forma consecutiva.
COMO VEM O AL AHLY?
O Al Ahly é o líder do Campeonato Egípcio com apenas um ponto à frente, mas com cinco rodadas a menos, ainda está invicto no campeonato nacional, sendo 24 partidas disputadas com 19 vitórias e cinco empates, marcando 45 gols e sofrendo apenas 7.
Pela competição continental, eliminou o Monastir, da Tunísia, antes de entrar na fase de grupos. No Grupo B, avançou apenas em 2º lugar, ficando atrás do Mameodi Sundowns, da África do Sul. Nas quartas de final e na semifinal, eliminou o marroquino Raja Casablanca e o tunisino Esperance Tunis com o agregado de 2x0 e 4x0, respectivamente.
Além de Tawfik e Fouad, ambos fora da temporada por lesão de ligamento, Koller também não poderá contar com El Shenawy (problemas musculares) e Fathi ainda é dúvida para o jogo.
COMO VEM O WYDAD CASABLANCA?
Após 26 rodadas, o Wydad é o atual vice-líder do Campeonato Marroquino e está apenas a um ponto de distância do líder FAR Rabat. Na competição, possui 16 vitórias, 8 empates e apenas duas derrotas. São 39 gols marcados e 19 sofridos.
Na CAF Champions League, o clube precisou reverter uma derrota sofrida para o Rivers United, da Nigéria, para entrar na fase de grupos e a virada veio em grande estilo, colocando o agregado em 7x2. No Grupo A, boa campanha de 4 vitorias e apenas 1 empate e 1 derrota, mas nem tanto convincente sobre a dominância.
A classificação nas quartas de final contra o Simba, da Tanzânia, veio somente nos pênaltis após igualar o placar de 1x0 do jogo de ida. Já na semifinal, após empate sem gols em casa, foi necessário buscar o empate após estarem perdendo por 2 a 0 contra o Mamelodi Sundowns e classificar pelo gol marcado fora. O Sundowns caiu da competição estando invicto.
Mesmo muito vivo nas brigas pelos campeonatos nacionais e mais vez finalista da CAF Champions League, a direção do Wydad demonstra intensa cobrança e tem no momento o quarto técnico da temporada.
Vandenboreck não terá problemas na escalação.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
Al Ahly: Shober; Hany, Abdelmonen, Metwaly e Maâloul; Attia, Dieng e El Solia (Fathi); Percy Tau, El Shahat e Kahraba.
Técnico: Marcel Koller
Wydad: El Motie; El Amloud, Zola, Farhane e Attiyat Allah; Jabrane, Daoudi e Jaad; Ounajem, Ellafi (Bouhra) e Sambou.
Técnico: Sven Vandenbroeck
ARBITRAGEM:
Árbitro: Mutaz Ibrahim (Líbia)
TRANSMISSÃO:
Dimensão Esportiva:
Narração: Aurélio Magalhães
Comentários: Lucas Mariano
Comments