Veja as informações sobre prováveis escalações, desfalques e a arbitragem do clássico pela 26ª rodada do Campeonato Espanhol.
Barcelona e Real Madrid se enfrentam no próximo domingo (19), pela 26ª rodada da LaLiga. A bola rola às 17h (de Brasília), no Camp Nou, casa do time catalão. E o Dimensão Esportiva transmite o 'El Clásico' ao vivo em todas as plataformas a partir das 16h30.
Ao Barça a missão é manter uma distância cada vez maior do Real na liderança do campeonato. O time do técnico Xavi lidera o torneio com 65 pontos, e vê o maior rival no retrovisor com 56. Uma vitória madrilenha no confronto direto deste domingo diminui a vantagem para seis pontos e dá ao campeonato emoções fortes a treze rodadas para o encerramento da temporada 2022/2023.
No confronto do primeiro turno, em outubro do ano passado, o time do técnico Carlo Ancelotti foi superior ao rival catalão e venceu a partida por 3 a 1 no Santiago Bernabéu, com gols de Benzema, Valverde, e do brasileiro Rodrygo; o Barcelona descontou com Fernan Torres. Ambas equipes se enfrentaram recentemente pela Copa do Rei, na ida da semifinal, onde o Barça com uma equipe mista venceu o clássico por 1 a 0 na capital espanhola, Madrid, e leva vantagem para o segundo jogo que acontecerá em abril na Catalunha.
Na história do clássico por onde passaram nomes como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Pep Guardiola, brasileiros como Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos, Romário, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Casemiro, Evaristo de Macedo, o qual jogou pelas duas equipes de maior tradição da Espanha, 252 partidas já foram disputadas; e o retrospecto favorece à equipe visitante, com 101 vitórias, somente duas a mais que o rival mandante do confronto. O Barça tem em seu elenco o atacante brasileiro Raphinha, que já marcou 4 gols e deu duas assistências em 2023, e tem em sua maior esperança para o jogo de domingo, o polonês Robert Lewandowski, artilheiro do campeonato espanhol com 15 gols. Os galáticos do Real possuem no elenco três brasileiros, Éder Militão, Rodrygo e Vinícius Júnior, sendo os dois últimos, homens de confiança de Ancelotti.
COMO VEM O BARCELONA?
Após a vitória na última partida contra o Athletic Bilbao fora de casa por 1 a 0, o Barça entra em campo visando manter e aumentar a distância frente o Real na liderança da LaLiga, atualmente em 9 pontos. Fora de campo, o time catalão vive problemas judiciais com relação a investigação de compra de árbitros entre 2001 e 2018, e que envolve dois ex-presidentes e dirigentes da instituição, a qual alega ter feito pagamentos apenas para análise de desempenho de jogadores de categorias de base no país; o escândalo tem tomado grandes proporções as quais fizeram equipes adversárias se posicionarem contrariamente ao clube, e a uma ameaça de exclusão do time da próxima temporada da Liga dos Campeões. Em campo, o Barça de Xavi terá a ausência de Pedri, lesionado há um mês e que tinha a possibilidade de retornar aos gramados no clássico, porém, sentiu incômodos musculares no último treino e foi tirado da lista de relacionados do time catalão, o qual concentra suas atenções exclusivamente para competições nacionais após ser eliminado pelo Manchester United na Uefa Europa League - a Liga Europa.
COMO VEM O REAL?
Classificado para as quartas de final da UEFA Champions League após bater o Liverpool por 1 a 0 na última quarta-feira (15), e vencer a equipe inglesa com 6 a 2 no agregado, pelo campeonato nacional o time vem de vitória na última rodada sobre o Espanyol por 3 a 1 no Santiago Bernabéu. Nas últimas 5 partidas da LaLiga, os merengues venceram três confrontos e empataram dois, e entram em campo buscando revanche pelos últimos clássicos nos quais perderam para o rival catalão em casa pela Copa do Rei, e na decisão da Supercopa da Espanha. Os comandados de Ancelotti partem motivados a vencer o maior rival fora de casa, e diminuírem a vantagem do líder Barcelona em seis pontos e contam com a dupla Benzema e Vinícius Jr. para mais uma vez decidirem um importante duelo para o Real na temporada 2022/2023.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
BARCELONA:
Ter Stegen, Ronald Araújo, Koundé, Christensen e Balde; Busquets, De Jong, Gavi e Kessie; Ferran Torres, Lewandowski e Raphinha. Técnico: Xavi Hernández
REAL MADRID: Courtois; Carvajal, Éder Militão, Rüdiger, Nacho; Modrić, Tchouaméni, Kroos; Valverde, Benzema e Vinicius Junior. Técnico: Carlo Ancelotti
ARBITRAGEM:
Árbitro: Ricardo de Burgos Bengoetxea
Assistente 1: Roberto Diaz
Assistente 2: Jon Nuñez
VAR: César Soto Grado
TRANSMISSÃO:
Dimensão Esportiva Narração: Ivan Pignatari
Comentários: Ana Marschalk e Camila Jacini
Link: https://www.youtube.com/watch?v=JynNGZo6Cu8 Outros meios:
TV Paga: ESPN Streaming: Star+
Comments