REPRODUÇÃO: Ethan Mito/Clarkson Creative/Getty Images
Boston Celtics e Denver Nuggets se enfrentarão nessa sexta-feira (19), às 21h30 (Horário de Brasília) no TD Garden, em Boston. Este jogo é válido pela temporada regular da NBA. Vale lembrar que são dois times que estão na parte de cima da tabela e são cotados para chegar nas finais da NBA. O Dimensão Esportiva transmitirá, em áudio, esta partida. O link da transmissão do DE e a equipe de transmissão para o duelo, estarão disponíveis ao final desta preleção.
O Boston Celtics atualmente tem uma campanha de 32-9 (trinta e duas vitórias e nove derrotas), é o líder da Conferência Leste e também o time com a melhor campanha da liga, no momento. Os Celtics estão em uma ótima temporada, o time comandado por Joe Mazzulla se mostra bem balanceado nos dois lados da quadra, a coletividade que o time joga, faz com que as jogadas saiam de uma forma mais fluída, fazendo com que os arremessos forçados e turnovers sejam menos frequentes. Os Celtics estão com três vitórias seguidas e nessas vitórias, Jayson Tatum foi o nome do time. Tatum que, de acordo com o site StatMuse, está com médias de 27.5 pontos, 8.4 rebotes por jogo e 49.2% nas bolas de três em Janeiro.
O Denver Nuggets atualmente tem uma campanha de 28-14 (vinte e oito vitórias e quatorze derrotas), e é o terceiro colocado da Conferência Oeste. Os Nuggets são os atuais campeões da liga, portanto o time comandado por Mike Malone não pode ser subestimado. O time de Denver teve um jogo duríssimo contra o Philadelphia 76ers, mas acabou perdendo por 126 a 121. Apesar disso, Nikola Jokic teve destaque com 25 pontos e 19 rebotes, sendo 11 deles ofensivos. Os Nuggets tem três vitórias nos últimos cinco jogos e estão no embate pela ponta da tabela no Oeste. Com uma vitória hoje, os Nuggets passam o Thunder e assumem a segunda posição da conferência.
O que podemos esperar?
Podemos esperar um ótimo jogo, um dos melhores da temporada, pois são dois times muito sólidos e com boas virtudes. De acordo com o StatMuse, Os Celtics são o segundo da liga em Offensive Rating (estatística que mede quantos pontos o time faz a cada 100 posses) com 121.3, e estão na segunda posição em Defensive Rating (estatística que mede quantos pontos o time sofre a cada 100 posses), com 111.3, e lideram a liga em Net Rating (que é a subtração entre os pontos feitos e os sofridos), com 10. Os Celtics lideram a liga em rebotes, com 47.5 por jogo e também em arremessos de três tentados, com 16.2 por jogo, o time de Boston é o quinto da liga no aproveitamento de três, com 38.1%, além de ser o sétimo time que comete menos Turnovers, com 12.3 por jogo, com um Pace de 99,19 e o quinto da liga na média de pontos por jogo, com 120.9, portanto é um time que marca duro, que sabe atacar com eficiência e também mostra muita resiliência.
Os Nuggets tem uma característica de jogar mais cadenciado no ataque, mas que também é bastante coletivo e cuida bem da bola, com um Pace, medida que mostra o número de posses por 48 minutos, de 97,98. De acordo com TheScore, o time de Denver é o terceiro da liga no aproveitamento dos arremessos, com 49.9%, o oitavo no aproveitamento de três pontos, com 37.9%, o terceiro da liga em assistências por jogo, com 29.5, o quarto da liga em menos turnovers por jogo, com 11.8, é também o sétimo time na média de menos pontos por jogo, com 111.4, e o décimo terceiro em pontos por jogo, com 116.3.
Os times contam com números bons em estatísticas e contam com um bom trabalho nas comissões técnicas, Joe Mazzulla se mostra mais lúcido nessa temporada, em comparação com a última, a chegada de Sam Cassell para a comissão técnica, também ajuda no trabalho que está sendo executado na temporada, Cassell foi armador quando jogador, e dá pra ver o reflexo de seu trabalho, na evolução de Derrick White, que mostra um arremesso cada vez mais apurado em seu jogo. Pelo lado dos Nuggets, Mike Malone é o terceiro técnico com mais tempo à frente de um time na liga, são quase nove anos de serviços prestados aos Nuggets, e o trabalho de Malone é incrível, ele chegou num time sem perspectiva e aos poucos foi dando a cara ao time de hoje, Mike Malone tem um bom relacionamento com os jogadores, mesmo que ele se mostre furioso no meio dos jogos, às vezes, mas ele é exigente com um time que sabe pode render e muito. O jogo tem muitos rostos, números, histórias e será muito bom, vale a pena acompanhar a transmissão do DE, para não perder o jogo.
Destaques para a partida:
Celtics
Jayson Tatum tem médias de 27.1 pontos, 8.4 rebotes e 4.4 assistências por jogo nessa temporada. Tatum, ao longo de sua carreira, sempre contou com grandes números no mês de Janeiro, pra efeito de comparação, Tatum em 2023, teve médias de 31.3 pontos e 10.1 rebotes no mês de Janeiro, mostrando a relação do jogador com este mês. De acordo com o StatMuse, Tatum também tem o quinto maior plus-minus (índice apontado pela diferença de pontos que o time do jogador e o adversário fizeram) da liga, com +408.
Jaylen Brown tem médias de 23.3 pontos, 5.2 rebotes e 3.5 assistências por jogo, nessa temporada. Brown virou notícia e causou repercussão, quando renovou seu contrato, mas nessa temporada ele mostra que evoluiu seu jogo e defende cada vez com mais eficiência, além de também estar em grande sintonia com Kristaps Porzingis, como é mostrado quando os dois fazem jogadas de Pick n' Roll (jogada onde é feito um bloqueio no defensor adversário, para criar espaço pra quem es´ta conduzindo a bola). Nos últimos cinco jogos que disputou, Brown teve médias de 27.6 pontos e 6.6 rebotes por jogo, além de 58.3% nos três pontos.
Kristaps Porzingis tem médias de 19.1 pontos, 6.8 rebotes e 1.8 tocos por jogo, nessa temporada. Porzingis chegou nos Celtics para suprir a lacuna na posição de pivô, que o time estava, já que o plano do time para a Offseason, era jogar com Al Horford vindo do banco, então Porzingis chegou para ser o pivô do time e também a terceira força no ataque, mas Porzingis vem mostrando que desempenha bem na defesa também, sendo uma grande peça do time, para a temporada.
Nuggets
Nikola Jokic tem médias de 25.5 pontos, 11.9 rebotes e 9.1 assistências por jogo, nessa temporada. Jokic sempre mostrou um talento natural em ser um pivô passador, além de jogar com muito vigor no garrafão, sendo um jogador praticamente impossível de se marcar. No atual mês de Janeiro, Jokic tem médias de 23 pontos, 10.4 rebotes e nove assistências por jogo, além de ter 73% nos arremessos de quadra e 50% nos três pontos, mostrando uma eficiência absurda, que será um desafio para os Celtics na defesa.
Jamal Murray tem médias de 20.5 pontos e 6.5 assistências por jogo, além de 41% nos três pontos e 87.9% nos lances livres, nessa temporada. Murray é o melhor arremessador dos Nuggets e faz muita diferença quando exigido, hoje ele enfrentará dois dos melhores marcadores da liga, se brilhar, será mais uma noite para exaltar o talento deste jogador.
Kentavious Caldwell-Pope tem médias de 10.2 pontos e 1.5 roubos por jogo, além de 40.7% nos três pontos e 90.9% nos lances livres. KCP é um jogador muito lembrado pela sua defesa, que já incomodou muita gente assim, mas além das mãos ativas para gerar Turnovers aos adversários, KCP é um jogador acionado no ataque em situações de Catch and Shoot (pegar e chutar), com um eficiente arremesso da zona morta, ele contribui também no ataque do time.
Jogadores lesionados (até a publicação deste texto):
Celtics
Não há jogadores lesionados no momento.
Nuggets
Julian Strawther (lesão no joelho- Fora)
Vlatko Cancar (lesão no joelho- Fora)
Aaron Gordon (lesão no ombro direito- Questionável)
Transmissão:
A transmissão no canal do DE inicia a partir das 21h15, com um esquenta trazendo as primeiras informações e o jogo às 21h30. Deixe seu like, comente e interaja com a nossa equipe, e claro, compartilhe e se inscreva pra ficar sempre ligado no melhor do Basquete do mundo
Narração: Igor Mendes
Comentários: Gabriel Grandi, Júnior Gomes e Tiago Lima
Comments