Fogão entra em clima de final, impõe seu ritmo e vence o Tricolor em duelo dramático.
A fumaça que tomava o gramado do Nilton Santos nos minutos iniciais de jogo era desconcertante. Um prefácio do caos que estaria por vir nos 90 minutos. O ar, denso e esfumaçado, obstruía a visão, e a torcida do Botafogo usava disso a seu favor para tornar o clima ainda mais hostil para o Fortaleza. O time da casa jogava confortável em meio ao manto de neblina afinal, onde há fumaça, também há fogo.
Desde o primeiro minuto a partida se mostrou muito física. Com apenas seis de jogo, o lateral Cuiabano se lesionou em uma dividida, sendo substituído por Marçal.
O Fogão parecia jogar uma final de campeonato, possuído pela festa que fazia sua torcida; dominou as ações da primeira etapa, finalizando 12 vezes, com direito a 75% da posse de bola. Pressionou a defesa do Leão na saída, trocou passes no campo ofensivo sem cerimônia e encontrou o ponta Luiz Henrique nas posições mais favoráveis. O Tricolor foi colocado na roda no primeiro tempo.
O até então líder do campeonato, por sua vez, teve mais sorte que juízo para terminar a primeira etapa sem ser vazado. A equipe cearense costuma jogar tranquila sem a posse, encontrando transições ofensivas rápidas no erro adversário. Porém, nos 45 iniciais, se mostrou nervosa e impaciente frente à partida decisiva, incapaz de jogar nas (raras) falhas do Botafogo.
O grande lance do primeiro tempo foi a marcação do pênalti para o Botafogo, por toque de mão do volante Lucas Sasha. O árbitro Luís Flávio foi rapidamente corrigido pelo VAR, já que a bola foi desviada com a cabeça.
Na segunda etapa, sem alterações, o Botafogo seguiu martelando sem êxito. Aos 14, o estádio explodiu com gol de Igor Jesus, que foi rapidamente anulado por impedimento. O alvinegro carioca parecia viver mais uma noite de injustiça no campeonato brasileiro, uma daquelas em que a bola se recusa a entrar.
Golaço de Igor Jesus e cansaço do Fortaleza
Aos 28 do 2º, Artur Jorge foi para o tudo ou nada. Fez 3 alterações de uma vez, tirando o craque da partida até então, Luiz Henrique. No mesmo minuto, as preces alvinegras foram atendidas; Igor Jesus marcou um golaço de voleio aos 29 de jogo, após belíssimo lançamento de Alexander Barboza, colocando o Botafogo na frente no placar e na liderança do Campeonato Brasileiro.
Com o placar aberto, o Nilton Santos se transformou em um caldeirão. As milhares de faixas da torcida carioca vibravam em sintonia, em um misto de alívio e êxtase. O Fortaleza não teve forças físicas ou psicológicas para manter a combatividade nesse cenário final. O sistema defensivo agressivo do Leão resultou na exaustão de seus atletas no final da partida, enquanto o Botafogo parecia ter mais fome de bola a cada lance. Aos 45, Igor Jesus disparou em contra-ataque para marcar seu segundo e fechar o caixão; 2x0 para o Fogão no Nilton Santos.
A equipe do Botafogo assumiu a liderança provisoriamente nessa rodada, mas o Fortaleza ainda possui um jogo a menos. Caso o Leão vença o Internacional, retoma a frente na tabela.
Próximos passos
A próxima partida do Fogão ocorrerá somente no dia 14/09, por conta da Data FIFA, em compromisso contra o Corinthians no Estádio Nilton Santos. A partida irá ocorrer as 21:00.
O Fortaleza tem um compromisso nessa quarta-feira, em partida adiada contra o Internacional. A partida será disputada 19:00, no Alfredo Jaconi.
Comments