top of page
Foto do escritorTiago Hugolini

Brasil empata contra os EUA no seu último amistoso antes da Copa América

Sem criatividade, Brasil não consegue vencer a Seleção Americana

Foto: Rafael Ribeiro / CBF

Em amistoso realizado no Camping World Statium, em Orlando, na Flórida, Estados Unidos e Brasil saíram empatados em 1 a 1. Foi o último jogo das duas seleções antes da estreia na Copa América. Os EUA são um dos países anfitriões do torneio e estão no Grupo C, com Uruguai, Bolívia e Panamá. Já o Brasil compõe o Grupo D, no qual também estão Colômbia, Paraguai e Costa Rica.


COMO FOI O JOGO?


Ao contrário do último amistoso, Dorival Jr. decidiu começar com o seu time titular, mas deixou o garoto Endrick, autor do gol da vitória contra o México, no banco. Mesmo com o seu 11 ideal, quem teve a primeira grande chance do jogo foi os Estados Unidos. Musah arriscou um chute forte de fora da área e acertou o travessão brasileiro.


Os EUA chegaram com perigo algumas vezes, especialmente em chutes da entrada da área. Mas aos poucos o Brasil começou a dominar o jogo, criando as principais chances. Vinícius Júnior teve duas ótimas oportunidades, mas quem abriu o placar foi seu parceiro de Real Madrid, Rodrygo. Aos 16 minutos do 1º tempo, em ótimo passe de Raphinha, o camisa 10 canarinho dominou com a perna direita e acertou de canhota na saída do goleiro Turner. 1 a 0 Brasil.


A Seleção chegou com perigo em outras oportunidades, porém, aos 25 minutos da 1ª etapa, João Gomes fez falta em cima de Pulisic, na entrada da área. Ele mesmo cobrou rasteiro no canto esquerdo e o goleiro Alisson não alcançou. Os EUA conseguiram empatar o placar em 1 a 1.


Depois do gol e, ironicamente, da parada técnica realizada por conta do calor na cidade estadunidense, o jogo esfriou um pouco. A temperatura estava por volta dos 27°C na Flórida, mesmo o jogo sendo realizado a noite.


O 2° tempo foi de pressão totalmente brasileira. O time penta campeão mundial tentou achar espaços para atacar na bem postada defesa estadunidense, mas sem muito sucesso. Vale destacar um lance polêmico, em que Rodrygo sairia cara a cara com o goleiro, mas caiu em dividida com o defensor americano. O juiz foi chamado no VAR para analisar a necessidade da troca da cor do cartão para vermelho, mas após ver a imagem decidiu cancelar a falta e o cartão amarelo.


Dorival promoveu mudanças para buscar a vitória. Tirou Bruno Guimarães, Paquetá e Raphinha e colocou Savinho, Endrick e Andreas Pereira. Isso tornou a seleção mais ofensiva, mas também abriu espaços para contra-ataques estadunidenses. O time dos EUA teve duas grandes chances que pararam em ótimas defesas do goleiro Alisson.


O Brasil pressionou, tentou em bolas aéreas, jogadas pelo chão, bolas rápidas, bolas mais bem construídas, nada foi capaz de furar a barreira americana. Boa partida do goleiro Turner, que foi bem nas vezes em que foi acionado e importante para segurar o empate.


Esse foi o primeiro empate da história entre EUA e Brasil, o retrospecto soma 19 vitórias brasileiras e 1 americana. Os dois países voltam a jogar apenas na 1ª rodada da Copa América. Os EUA enfrentam a Bolívia no dia 23, no Texas e o Brasil enfrenta a Costa Rica, no dia 24, na Califórnia.




Comments


bottom of page