Com novos designs, novos pilotos e um novo regulamento, a categoria se reinventa para o ano de 2022, prometendo muita emoção e disputas intensas
Os pilotos de 2022 se apresentaram no começo de março para o início da temporada.
Imagem: Divulgação/Instagram @F1
A temporada de 2022 foi finalmente inaugurada, com muitas novidades e grandes mudanças no campeonato. A principal delas é a mudança no regulamento e design dos carros, que mudaram tanto, que surgem frases como “Basicamente só o volante é igual”, segundo Mike Elliot, diretor técnico da Mercedes.
Em todas as equipes, as alterações foram extensas: a começar pelo teto de gastos, que foi limitado em U$140mi, fazendo com que a distância das equipes no desenvolvimento ficasse menor (e mais pra frente vocês verão que deu certo). Além disso, o tempo de testes em túneis de vento foi reduzido, e o regulamento da categoria, como um todo, foi remodelado. Você confere os novos designs na imagem abaixo, fotos oficiais divulgadas pelo Instagram da FIA.
Carros apresentaram grandes mudanças de um ano para o outro.
Imagem: divulgação/Instagram @FIA
Passando direto para a corrida, o final de semana do GP do Bahrein foi incrível para a Ferrari, do começo ao fim. Desde os treinos, até a classificação e na prova, a equipe dominou os tempos de volta e trouxe bons resultados do começo ao fim. A dupla de pilotos formada por Charles Leclerc e Carlos Sainz conseguiu ficar em 1º e 3º lugar, com Max Verstappen, da Red Bull entre os dois no grid de qualificação. No meio do pelotão, algumas surpresas na qualificação: Mercedes aparentava ser a 3ª força, Alfa Romeo e Haas no Q3, e McLaren no fim do pelotão. Lando Norris e Daniel Ricciardo amargaram o 13º e o 18º lugares, respectivamente.
A disputa entre Leclerc e Verstappen começou interessante e mostrou um pouco do que a nova temporada pode nos reservar: muita intensidade nas disputas, velocidade e emoção do começo ao fim. O monegasco dominou a corrida de ponta a ponta, tomando alguns sustos nas voltas das paradas do Pit-Stop, mas conseguiu recuperar seu posto sem muito esforço.
Leclerc não teve grandes dificuldades para se manter na ponta da corrida.
Imagem: Divulgação/ Instagram @scuderiaferrari
Sempre que Verstappen conseguia uma ultrapassagem, Charles atacava novamente e retomava sua posição. E assim foi até o abandono de Max, que relatou problemas nos freios de seu carro. Além do atual campeão, Sérgio Perez - seu parceiro de equipe - abandonou após rodar e não conseguir retomar. E falando em DNF (termo técnico, que em tradução livre significa "Não finalizou") Pierre Gasly teve problemas com sua Alpha Tauri, que pegou fogo e forçou a se retirar do GP do Bahrein.
Novos layouts dos bólidos encantam os nossos olhares durante a corrida. Nas imagens, Magnussen, Norris, Zhou, Gasly Hulkenberg, Verstappen, Albon, Ocon e Hamilton.
Imagens: Divulgação/Instagram
Outros pontos de destaque: as brilhantes atuações de Kevin Magnussen e Guanyu Zhou, da Haas e Alfa Romeo. Magnussen conseguiu um ótimo 5º lugar em sua volta a categoria, enquanto Zhou atingiu a zona de pontuação com seu 10º lugar na sua corrida de estreia.
Ao final da corrida, o pódio foi formado por uma dobradinha da Ferrari (coisa que não acontecia desde 2010), seguidos por Lewis Hamilton - que herdou a posição dos carros da Red Bull, depois de uma corrida apática para a equipe alemã. George Russel mostrou serviço e conquistou a 4ª posição, seguido por Kevin Magnussen. A classificação da corrida e os pontos de cada piloto você confere no final do texto!
Sainz e Leclerc comemoraram muito a dobradinha da equipe italiana, fato que não acontecia desde 2010.
Imagens: Divulgação/ Instagram @scuderiaferrari
Ao que tudo indica, teremos uma temporada mais agitada, com carros mais equilibrados entre si, e com constantes atualizações no placar geral dos pilotos. E como sempre, quem ganha somos nós, que temos a sorte de acompanhar toda semana o espetáculo da Formula 1. Semana que vem o GP da Arábia Saudita nos aguarda, e logo em seguido volto para comentarmos a corrida. A transmissão do GP de Jeddah na Band começa as 14hs do Domingo. Até a próxima!
Confira as pontuações de pilotos e construtores na primeira rodada do campeonato:
Comments