top of page
Foto do escritorTiago Hugolini

Catar vence a Jordânia e é bi-campeão da Copa da Ásia!

Com hat-trick de Akram Afif, o Catar vence sua 2ª Copa da Ásia seguida. Dessa vez, em casa.



O Catar, anfitrião dessa edição do torneio, conquistou a 2ª Copa da Ásia de sua história de maneira consecutiva, após vencer em 2019. Para isso, a seleção catari precisou vencer por 3 a 1 a sensação do torneio na final, a Jordânia. A seleção jordaniana nunca havia passado nem das quartas de final do torneio, e chegou na decisão após vencer a poderosa Coréia do Sul na semifinal.



COMO FOI O JOGO?


No palco da final da última Copa do Mundo, o Luisail Stadium, a Jordânia entrou com uma postura ofensiva, tentando empurrar o Catar para trás. Entretanto, não deu muito certo, pois essa proposta deu mais espaços para os ataques da dona da casa, que começou melhor.


Os ataques do Catar vinham principalmente dos pés do craque do jogo, Akram Afif. O atacante do Al-Saad fez mágica, literalmente. Aos 22 minutos, após ultrapassar o zagueiro jordaniano, sofreu falta dentro da área e o árbitro marcou pênalti. Ele mesmo foi para a cobrança, fez o gol e comemorou tirando uma carta do meião e fazendo um truque de mágica para a câmera.


Depois do gol, o jogo ficou mais truncado no meio-campo, com as duas equipes fazendo muitas faltas. A Jordânia teve bastante dificuldades de criar no 1º tempo. O meia Al-Taamari, o único jogador da final que atua na europa, estava muito marcado e a equipe não conseguia criar pelo seu lado do campo. As principais oportunidades da equipe começaram a aparecer pelo lado esquerdo, no final do 1º tempo.


O 2º tempo começou bem melhor para a Jordânia. A equipe tinha o domínio da partida, e começou a criar várias chances de gol. Bicicleta, letra, chutes de dentro e fora da área, os jordanianos botaram o goleiro Barsham para trabalhar. O Catar não conseguia responder à altura, até o momento em que o gol finalmente saiu.


Aos 22 do 2º tempo Ehsan Haddad cruzou na área, Yazan dominou já virando para o gol e chutou para o fundo da rede. Porém, a alegria jordaniana durou pouco. Apenas 4 minutos depois, Ismael entrou na área e acabou sofrendo mais um pênalti para a seleção do Catar. O árbitro não havia marcado, mas foi chamado pelo VAR e mudou sua decisão. Afif foi para a batida e fez o seu 2º gol na partida.


Depois do gol, a Jordânia não conseguiu ter o mesmo ímpeto do início do 2º tempo, e a seleção catari passou a se defender melhor. O Catar passou a ter o domínio da partida. A Jordânia tentou ir para um tudo ou nada, mas em um contra-ataque, já nos acréscimos, Afif recebeu, de novo, e sofreu pênalti, de novo. Ele  mesmo foi para a cobrança e marcou, de novo. Com esse hat-trick de pênaltis, Akram Afif chegou à artilharia da Copa da Ásia, com 8 gols. Ele ainda recebeu o prêmio de melhor jogador do torneio.


10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page