Com primeiro tempo avassalador, Espanha bate Croácia por 3 a 0 na abertura do Grupo B da Euro.
- Tiago Lima Pires
- 15 de jun. de 2024
- 4 min de leitura
Com um primeiro tempo bem controlado e guiado por Fabián Ruiz, Espanha vence Croácia com autoridade por 3 a 0 na abertura do Grupo B da Eurocopa.
Divulgação/euro2024 no instagram
O duelo teve um início com um predomínio da Espanha, que com o seu estilo de jogo de posse de bola (tiki-taka) foi envolvendo a seleção da Croácia, que por sua vez, tinha dificuldades de sair do campo de defesa por conta da marcação-pressão que fazia a Espanha. A melhor oportunidade nos primeiros 10 minutos foi na pressão da Espanha na saída de bola da Croácia, Lamine Yamal fez boa recuperação no campo de ataque e tocou para Morata que acabou chutando mascado, para a defesa tranquila de Livakovic.
A pressão inicial da Espanha foi inibindo as tentativas de descidas da Croácia, que foi se encontrando dentro do duelo através das inversões de jogo e postando-se no campo de ataque, mas sofria com os contragolpes da Espanha que acionava muito Lamine Yamal, que aos 15, recebeu bom passe de Pedri e no meio de dois defensores acabou chutando mal e deixando nas mãos de Livakovic.
Pouco tempo após a pressão da Espanha, a Croácia descia com mais calma na troca de passes em busca de espaços, as jogadas surtiam efeito já que a Croácia passou a ficar mais próxima da área da Espanha, as bolas aéreas e as bolas enfiadas eram as armas da Croácia, tanto que aos 21, após boa troca de passes, Stanisic fez bom cruzamento para Budimir dentro da área, o centroavante cabeceou em cheio, mas pra fora do gol na melhor chance criada pela seleção Croata até então.
Após das chegadas da Croácia, a partida passou a ficar mais passiva, com um ritmo mais lento, e cadenciava o jogo, porém, em uma bola recuperada no meio de campo por Fabian Ruiz, o meia fez grande passe em profundidade para Morata ganhar na corrida da marcação e chutar rasteiro na saída de Livakovic, 1 a 0 para a Espanha, em um duelo bem equilibrado.
Na sequência a Croácia até chegou a assustar em chute de Kovacic, mas na sequência em mais uma boa descida pela direita com Yamal e um tiki-taka envolvente dentro da área,a bola chegou para Pedri que só ajeitou para Fábian Ruiz concluir rasteiro no canto direito de Livakovic, 2 a 0 com uma Espanha que passou a ser mais agressiva na partida.
A Croácia “baqueada” com os dois gols sofridos, teve duas oportunidades para concluir, tanto com Brozovic, quanto com Majer que tentaram dar um respiro para a seleção Croata dentro da partida, mas aos 36, a Espanha chegou a assustar novamente, dessa vez na bola aérea, Nico Williams cobrou escanteio com estilo, Le Normand subiu mais que a marcação mas cabeceou para fora, sufocando ainda mais a seleção da Croácia.
Na reta final da primeira etapa, Majer fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro para Gvardiol que dentro da área chutou rasteiro, Budimir tentou evitar da bola sair, mas sem sucesso, a Croácia chegava com perigo com troca de passes de qualidade, mas faltava ser mais efetiva nas finalizações.
Aos 44, a Croácia chegou mais uma vez, Kramaric arriscou de fora da área mas passou com perigo pra fora, na sequência, mais uma vez a Croácia tentou de fora da área com Kovacic, porém mais uma vez o chute saiu sem direção.
Na última jogada da primeira etapa, escanteio cobrado e boa troca de passes entre Nico Williams, Lamine Yamal e Fábian Ruiz, a jóia do Barcelona fez o cruzamento no “capricho” para Carvajal apenas escorar e dar números finais para o primeiro tempo, 3 a 0 para a Espanha com muita autoridade.
Na volta do intervalo, o jogo passou a ficar mais travado, a Croácia evitava da Espanha ganhar campo e recuperava a bola e já tentava envolver a Espanha com a troca de passes, mas a Espanha respondeu no contra-golpe, em mais uma boa descida Yamal invadiu a área e chutou forte para Livakovic fazer mais uma grande defesa. A Croácia respondeu na sequência com Stanisic, Budimir e Kramaric que teve a chance mais clara de gol em cabeceio muito perto do gol de Unai Simón.
As duas equipes ficaram mais nervosas durante o duelo, que passou a ter muitas faltas por ambas as equipes, deixando o jogo mais picotado, a Croácia tentava ainda pela bola aérea, mas parava no sistema defensivo da Espanha, principalmente em Carvajal que estava bem posicionado. Depois o jogo ficou muito mais travado por conta das alterações, a Croácia tirou Budimir, Modric e Kovacic para as vagas de Perisic, Pasalic e Sucic para melhorar a transição do meio de campo, enquanto Luis De La Fuente colocou pra jogo Dani Olmo, Oyarzabal e Mikel Merino para renovar o fôlego no meio de campo.
A Croácia também modificou o ataque, Bruno Petkovic entrou na vaga de Kramaric para tentar segurar a bola com mais qualidade no campo de ataque, a equipe ficou mais com a posse de bola, mas não conseguia ser incisiva no ataque, e passava a deixar o jogo mais concentrado no meio de campo, o que deixava o jogo bem morno, até que, a Espanha saiu errada com Unai Simón que entregou no pé de Petkovic, que limpou o goleiro mas havia sido derrubado por Rodri, pênalti para a Croácia e cartão amarelo para o jogador, na cobrança Petkovic acertou a trave, no rebote Perisic fez o passe para o próprio descontar, mas houve invasão na hora da cobrança e todo o lance foi anulado.
A Espanha aproveitou e fez as duas últimas alterações, colocando Zubimendi e Ferran Torres para as vagas de Rodri e Yamal para a reta final, e ainda buscando mais um gol, trocando passes com paciência e envolvendo uma Croácia já rendida.
Com o apito final, a Espanha assumiu provisoriamente a primeira posição do Grupo B com 3 pontos, enquanto a Croácia ocupa a lanterna, a rodada do grupo será completa as 16 horas com Itália e Albânia que se enfrentarão no Signal Iduna Park, em Dortmund.
Comments