Uma final de CAN onde os Super Águias e os Elefantes querem recuperar um protagonismo que estava distante há pelo menos 8 anos.
Essa grande final será realizada no domingo (11) as 17 horas, Costa do Marfim x Nigéria se encontram para demonstrar a força e recuperar o protagonismo do continente. O jogo vai ser realizado no Estádio Olimpico de Ebimpé, em Abidjã capital da Costa do Marfim e o país sede lutará contra um tabu de 18 anos se o país sede se sagrar campeão. Já os Super Aguias conta com Victor Osimhen em grande fase e querendo se tornar o quarto jogador a vencer o torneio no ano em que foi eleito o melhor jogador africano se juntando ao compatriota Emmanuel Amunike (1994) , ao camaronês Patrick M'Boma em 2000 e recentemente ao Senegalês Sadiou Mané que venceu há 2 anos. Esse jogo você vai acompanhar aqui no Dimensão Esportiva.
Vale ressaltar que essas duas seleções já se enfrentaram na competição e os Super-Aguias venceram os Elefantes por 1x0 na fase de grupos com um gol de penalti de Troost-Ekong pela segunda rodada.
Um detalhe importante é que teremos a primeira mulher a participar de um final de Copa das Nações Africanas e ela será Diana Chikotesha de Zambia, que é chamada carinhosamente de Super-Diana e vai expor mais uma vez a bandeira de Zambia para o mundo.
COMO CHEGOU NA FINAL A COSTA DO MARFIM E O QUE ESPERAR?
Os Elefantes tiveram uma primeira fase para esquecer, tanto que se classificaram como um dos quatros melhores terceiros colocados e teve apenas 3 pontos e sofreu uma goleada de 4 a zero paa Guiné Equatorial e isso desencadeou a demissão do técnico Jean-Gasset e assumiu o interino Emerse Faé que foi jogador da seleção e começou eliminando a forte seleção Senegalesa nos penaltis, depois venceu Mali por 2x1 e por fim passou pela Republica Democratica do Congo por 1x0 chegando a final e querendo quebrar um tabu de 18 anos e com gol de Sebastién Haller que foi diagnosticado com cancer nos testiculos e deu a volta por cima 1 ano após sua volta aos gramados, levando seu país a final.
A Costa do Marfim joga num 4-3-3 com Haller sendo o centroavante e o maior destaque do time por jogar no Dortmund com o experiente Max Gradel aberto na direita e o jovem jogador do Brighton Adingra aberto na esquerda se aproveitando muito da velocidade para criar as jogadas pro Haller, pois o meio campo e a defesa apresentam muito vigor, mas pouca qualidade técnica, o que deixa o time bem limitado se comparado a outras épocas onde tinham Yaya Touré, Barry para fazer essa ligação.
COMO CHEGOU NA FINAL A NIGÉRIA E O QUE ESPERAR?
Os Super-Águias vão em busca do titulo depois de ficarem em segundo no grupo e depois passando por Camarões por 2x0 nas oitavas, vencendo Angola por 1x0 nas quartas-de-final e vencendo o classico contra os Bafana-Bafana nos penaltis, depois de uma confusão ao final do tempo normal, quando o time abriu 2x0 com Victor Osimhen, porém o gol foi anulado e marcado o penalti que empataria o jogo por parte dos Bafana Bafana.
A equipe tem como grande destaque o Osimhen que pode ser considerado um dos 5 melhores centroavantes da atualidade, principalmente porque consegue ser eficiente dentro da area e abrir espaços fora da área aproveitando sua velocidade e grande capacidade técnica. Outro destaque é o atacante Lookman que joga na Atalanta e na seleção faz um função de meia-armador ligando a defesa ao ataque e ocupando os espaços deixado pelo Osimhen.
Vale ressaltar que é um time consistente e que oferece poucas oportunidades ao adversário, mas não chega a apresentar um futebol vistoso como a seleção de 1994 que tinha Okocha, Amunike e outros jogadores de vasto talento e com pouca resposnsabilidade tatica.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
Nigéria: Nwabah; Ekong, Ajayi e Bassey; Zaidu, Onyeka, Iwobi e Ola Aina; Lookman, Osimhen e Moses Simon. Técnico: José Peseiro.
Costa do Marfim: Yahia Fofana; Singo, Willy Boly, Evan Ndicka e Konan; Seri, Kessié e Seko Fofana; Simon Adingra, Sébastien Haller, Max Gradel. Técnico: Emerse Faé.
*As escalações podem sofrer alterações e a oficial é divulgada em 1 hora antes do jogo.
ARBITRAGEM:
Arbitro: Dahane Beida (Mauritania);
Assistente 1: Jerson Emiliano dos Santos (Angola)
Assistente 2: Diana Chikotesha (Zambia)
TRANSMISSÃO:
O confronto você acompanha ao vivo, às 16h30 (horário de Brasília), através da narração do Dimensão Esportiva no canal do Youtube. Deixe o like, se inscreva e fique por dentro de tudo do melhor do futebol nacional e internacional.
Narração: Ivan Pignatari Jr.
Comentários: Alicia Soares e Rui Guilherme Filho
*Transmissão também no Facebook, Twitter/X, Twitch e Trovo.
Outros Meios:
TV Aberta: Band
Streaming: Canal da Band (YouTube) e BandPlay (streaming).
Comments