A rodada de sábado (10) na NBA, contará com um bom duelo entre dois times da Conferência Oeste, os Mavs lutam para chegar nos seis primeiros que pegam vaga direta aos playoffs e o Thunder briga pela liderança da conferência.
Neste sábado (10), teremos o jogo entre Dallas Mavericks e Oklahoma City Thunder, no American Airlines Center, em Dallas, às 17h (Horário de Brasília). Os Mavericks precisam da vitória, para manter a proximidade do sexto colocado do Oeste, Sacramento Kings. O Thunder precisa vencer para continuar colado nos líderes da conferência, Minnesota Timberwolves e Denver Nuggets, portanto, é jogo importante para os dois times. O Dimensão Esportiva transmitirá, em áudio, esta partida. O link da transmissão do DE e a equipe responsável estarão disponíveis ao final desta preleção.
Como vem as equipes?
O Dallas Mavericks que atualmente é o oitavo da Conferência Oeste, está com uma campanha de 29-23 (vinte e nove vitórias e vinte e três derrotas). Os Mavs estão numa sequência de três vitórias seguidas e mexeram no time, no último dia da janela de trocas, chegaram aos Mavericks, Daniel Gafford e P. J. Washington, que são respectivamente, pivô e ala-pivô, posições que foram problema por seguidos anos, em Dallas, portanto, chegarão para agregar ao time na rotação e podem ser importantes para uma possível escalada na tabela dos Mavs.
O Oklahoma City Thunder atualmente é o terceiro do Oeste, com uma campanha de 35-16 (trinta e cinco vitórias e dezesseis derrotas). OKC teve sua sequência de três vitórias seguidas, interrompida pelo Utah Jazz, no último jogo do Thunder. Mas o time vem numa ótima temporada e também se movimentou no último dia de trocas da NBA, trazendo Gordon Hayward para seu time, mas Hayward não deve estrear por agora, por conta de uma lesão. Apesar da última derrota, o Thunder ganhou sete dos últimos 10 jogos disputados e está dentro de uma briga bastante embolada, pela liderança da conferência, OKC tem um time jovem, mas que é muito perigoso para qualquer adversário.
O que podemos esperar?
Os dois times são semelhantes no ataque, fazem muitos pontos, tem um arremesso eficiente e cuidam bem da bola, o maior contraste seriam os lances livres, mas vamos trazer essas estatísticas.
Thunder
Quarto time da liga em média de pontos por jogo, a média é de 120.8;
Segundo da liga na porcentagem de arremessos de quadra convertidos, com 50.1% de aproveitamento;
Terceiro da liga na porcentagem de bolas de três convertidas, com 39.2% de aproveitamento;
Terceiro time com a menor média de Turnovers por jogo, com 11.7;
Segundo da liga em aproveitamento de lances livres, com 83% de conversão;
Vigésimo nono da liga na média de rebotes ofensivos por jogo, com 8.7.
Thunder tem muita eficiência para pontuar e sabe girar a bola sem forçar erros, mas tem dificuldade em converter isso para rebotes ofensivos, que vem sendo um ponto fraco desse time.
Mavericks
Décimo da liga na média de pontos por jogo, com 118.3;
Décimo quarto da liga na porcentagem de arremessos convertidos, com 47.6% de aproveitamento;
Décimo da liga na porcentagem de arremessos de três convertidos, com 37.4% de aproveitamento;
Quinto da liga com a menor média de Turnovers por jogo, com 11.9;
Vigésimo sexto da liga com o maior aproveitamento de lances livres, com 75.8% de conversão;
Vigésimo terceiro da liga na média de rebotes ofensivos por jogo, com 9.9.
Os Mavericks não tem a mesma eficiência do Thunder, o aproveitamento baixo de lances livres, também passa por Luka Doncic não ser um especialista nisso, mas ainda é um time com números positivos na pontuação, porém, a defasagem de rebotes ofensivos, também passa pelo número de jogos que Dereck Lively já perdeu na temporada, a falta de um suplente com mais qualidade, também afeta na média, os Mavs pretendem solucionar isso com as chegadas que ocorreram no time.
Na defesa, o Thunder se sai melhor, é um time ativo na marcação e que gera Turnovers para o adversário, com constância, já os Mavs tem um certo problema em defender, o fato do time ceder muitos pontos, interfere em muitos jogos que o time já perdeu na temporada e as adições da janela de trocas, também podem trazer mais eficiência defensiva ao time, que vê necessidades de ajustar isso o quanto antes.
Destaques para o jogo
Mavericks
Luka Doncic tem médias de 34.6 pontos, 8.8 rebotes, 9.6 assistências e 1.5 roubos por jogo, nessa temporada. Luka é um dos concorrentes ao MVP (jogador mais valioso) nessa temporada, nos últimos cinco jogos, ele fez 35 ou mais pontos em quatro partidas e em todas essas partidas que fez 35 ou mais, ele jogou no mínimo 40 minutos, o que mostra como os Mavs dependem de Doncic em uma ótima partida, para vencer jogos.
Kyrie Irving tem médias de 25.2 pontos, cinco rebotes e 5.4 assistências por jogo, na atual temporada. Kyrie teve problemas com lesões, que afastou ele de quadra por várias vezes na temporada, mas desde que ele voltou, os Mavs não perderam, são três vitórias em três jogos. Irving é a principal estrela dos Mavericks, tirando Luka Doncic, então ele certamente é importante para os bons resultados virem para Dallas.
Tim Hardaway Jr. tem médias de 17.9 pontos, 3.7 rebotes, 1.7 assistências por jogo e 87.7% de aproveitamento em lances livres. Hardaway é um dos nomes que concorre ao prêmio de sexto homem da temporada, sendo o jogador mais produtivo da segunda linha dos Mavericks, ele inspirado, pode contribuir muito para Dallas.
Thunder
Shai Gilgeous-Alexander tem médias de 31.1 pontos, 5.6 rebotes, 6.6 assistências e 2.2 roubos por jogo. SGA também é um dos principais concorrentes ao MVP da temporada, ele mostra isso trazendo números inflados, que combinam com muita eficiência, além de ser um grande defensor, que é o líder da liga na média de roubos por jogo, não é por acaso que Shai foi escolhido como titular do All-Star Game.
Chet Holmgren tem médias de 16.9 pontos, 7.5 rebotes, 2.8 assistências e 2.6 tocos por jogo. Chet é um dos concorrentes ao prêmio de novato da temporada, tendo um arremesso confiável e sendo um exímio defensor, Holmgren era apontado como alguém que podia ter dificuldade de marcar pivôs na liga, pelo seu peso, mas ele mostra desde o começo da temporada, que definitivamente isso não é problema para ele.
Jalen Williams tem médias de 18.8 pontos, 4.5 assistências e quatro rebotes por jogo, além de ter 45.2% de aproveitamento nos três pontos. J-Dub é o arremessador de perímetro mais confiável de OKC e perdeu alguns jogos por lesão, mas voltou contra o Utah Jazz, no último jogo e manteve ativa, a sua sequência com jogos de dígitos duplos na pontuação, são 25 jogos seguidos que ele faz 10 pontos ou mais.
Lesionados para o jogo (até a publicação deste texto)
Mavericks
Dante Exum (lesão no joelho- Questionável)
Dereck Lively (lesão no nariz- Fora)
Daniel Gafford (sem lesão relatada- Questionável)
P. J. Washington (sem lesão relatada- Questionável)
Kyrie Irving (lesão no polegar- Provável)
Luka Doncic (lesão no nariz- Provável)
Thunder
Gordon Hayward (lesão na panturrilha- Fora)
Isaiah Joe (lesão no peito- Questionável)
Transmissão
A transmissão no canal do DE inicia a partir das 16h45, com um esquenta trazendo as primeiras informações e o jogo às 17h. Deixe seu like, comente e interaja com a nossa equipe, e claro, compartilhe e se inscreva pra ficar sempre ligado no melhor do Basquete do mundo.
Narração: Ian Santana
Comentários: Luís Martinelli e Thiago Bomba
Outros Meios:
Streaming: Prime Video e NBA League Pass.
Comentarios