A longevidade do astro da NBA no auge de seus 36 anos é impressionante, assim como toda sua carreira na liga
LeBron James comemora seu quarto troféu na carreira, o primeiro com os Lakers. Foto: Reprodução/Twitter King James.
LeBron Raymone James ou simplesmente King James tem atualmente 36 anos e tem no currículo 4x NBA Finals, 4x NBA MVP, Calouro do ano, 3x MVP Finals, 17x NBA All-Star Game, e entre outras dezenas de prêmios, e segue surpreendendo os amantes do basquete. A pergunta do momento é: até quando o camisa 23 irá atuar em alto nível? Há no mínimo três anos a pergunta é feita e tentada ser respondida por especialistas, mas a cada vez que o craque do Lakers entra em quadra as duvidas retornam a essa discussão.
LeBron entrou na NBA em 2003 no que é especulado como a melhor classe de Draft da história, James (1ª escolha), o “flop” Darko Milicic (2ª escolha), Carmelo Anthony ( 3ª escolha) e ainda Chirs Bosh e Dwyane Wade, que seriam companheiros de James futuramente, nas duas próximas escolhas.
O talento do King era tão diferente dos demais que ele ganhou no High School três títulos estaduais e pulou a faculdade indo direto à NBA e já sendo considerado uma estrela, a franquia Cleveland Cavaliers foi quem teve a sorte de escolher o jovem talento, que mudaria para sempre a cidade de Cleveland como um todo.
A sua primeira passagem pela franquia que o selecionou não foi como ele esperava, apesar de colecionar ótimas marcas e títulos individuais faltava o troféu de campeão da NBA, ótimos times atrapalharam essa caminhada e LeBron passou a enxergar um futuro distante de Cleveland. Dessa forma o astro abandou o time e toda uma cidade que depositava a fé esportiva em James.
Na temporada 10-11 LeBron James se transferia para Miami, onde jogaria com Bosh e Wade, formando o super time do Heat. Enquanto isso acontecia em Miami sua antiga torcida o tratava como um traidor, camisetas eram queimadas aos montes, o nome LeBron era sinônimo de raiva e ódio em Cleveland. A parceria com o Heat deu bem certo, em quatro temporadas por lá, o agora camisa seis, ganhou dois títulos da liga. Dois títulos já deixam muitos jogadores garantidos na história, mas para alguém com tantas expectativa faltava algo.
James segue dando enterradas assustadoras com 36 anos. Foto: Reprodução/Twitter Los Angeles Lakers.
Se os dois títulos ainda levantavam duvidas sobre ele, porque não voltar a Cleveland e entregar um troféu que a cidade não via nas quatro grandes ligas americanas a mais de 52 anos. Agora a “panela” não era mais a favor de James, e sim do Golden State Warriors o principal rival nessa nova fase. Em 2016 em uma das finais mais épicas de todos os tempos os Cavaliers reverteram uma grande vantagem e venceram a melhor de sete jogos das finais.
“Cleveland this is for you” essas foram as palavras de LeBron para toda a cidade dos Cavaliers. O terceiro título de uma carreira, o respeito está dado, certo? Errado. Mesmo depois disso as pessoas ainda duvidavam de sua capacidade de decisão e liderança.
E se agora eu ir para uma das maiores franquias de todos os tempos, que vive uma década em baixa, e ganhar o meu quarto troféu? Na temporada de 2018-19 James trocava de novo a franquia que o draftou, dessa vez amado por todos e pelo menos por lá respeitado. O destino era o tão poderoso e grande quanto LeBron, Los Angeles Lakers.
A primeira temporada na conferência oeste foi péssima, uma lesão atrapalhou a ida dos Lakers aos playoffs, depois de dominar por anos a conferência leste e pela primeira vez desde 2005 “o Rei” não ia à pós-temporada.
Um ano depois, na temporada mais difícil da historia da NBA LeBron James levava os Lakers a mais um título, o 17º da franquia e o quarto do jogador, único a conseguir ser o MVP das finais por três clubes diferentes. Ainda em quadra comemorando uma frase chamou a atenção “Eu quero a droga do meu respeito”.
Todos os títulos de uma carreira gigante na NBA. Foto: Reprodução/Twitter King James.
James é sem duvida o cara mais dominante da história da NBA, ele consegue jogar em todas as posições, no dia 16 de março de 2021 se tornou o jogador com mais de 30 anos que tem o maior número de Triple-Doubles (62), passando Wilt Chamberlain (61).
O maior de todos os tempos ele não vai ser, Jordan é insuperável nesse quesito, mas o melhor? Isso James está cada vez mais perto de conquistar.
Ninguém nunca conseguiu jogar por tanto tempo em alto nível. Seu sonho de jogar com o filho mais velho é bem possível que se realize, para nós resta a torcida para que isso aconteça, e por enquanto vamos apreciando o “velinho” mas não menos potente LeBron James.
Quatro títulos por enquanto, alguém é capaz de duvidar que ele consiga mais alguns na sua interminável carreira? Então, por favor, deem a droga do respeito para essa lenda.
Que matéria show!!