top of page

DG Indica: Bayonetta, a definição perfeita de "tiro, porrada, bomba e muita skill"



Olá, caros leitores. Meu nome é Gabriel Borges Rossi, sou redator e comentarista do Dimensão Esportiva, também faço parte da equipe do Dimensão Games.


Hoje começamos um quadro novo do Dimensão Games, aqui no site. Trata-se do "DG Indica". Nesse quadro, nossos colaboradores farão duas indicações por semana de games dos seus gostos pessoais, então fiquem ligados que todas as segundas e terças-feiras, nós estaremos aqui fazendo indicações para vocês.


Para começar esse novo quadro, trago esse que foi um dos melhores games que joguei pela primeira vez em 2024. Estou falando do icônico, Bayonetta.


Bayonetta foi lançado em outubro de 2009 para PS3, posteriormente recebendo versões para Xbox 360, Wii U, Xbox One, PS4, PC e Nintendo Switch. O jogo foi publicado pela SEGA e desenvolvido pela Platinum Games, estúdio que foi fundado por ex-funcionários da Capcom, como Hideki Kamiya, o diretor do jogo que também criou e dirigiu a série Devil May Cry durante sua passagem pela Capcom.


Sinopse

Sem falar spoilers, na campanha conhecemos a guerra entre as Bruxas Umbra e os Sábios Lumen. No início do jogo, é explicado que ambos os clãs são responsáveis por supervisionar a história, tendo em mãos, poderes sobrenaturais.


De um lado, os Sábios Lumen conseguem seu poder de Paradiso (céu) e, de outro, as Bruxas Umbra adquirem suas habilidades dos demônios do Inferno. Por vários anos, os clãs viveram em paz, mantendo o total respeito, tanto que antes, eles protegiam a passagem do tempo juntos.


Só que, por razões desconhecidas, os Sábios e Bruxas entraram em desacordo, causando uma guerra em solo europeu. As bruxas venceram o embate, porém, o conflito fez com que a humanidade temesse as portadoras de demônios, o que gerou uma caça às bruxas.


No fim, ambos os clãs foram totalmente erradicados – com exceção de Bayonetta, uma Bruxa Umbra que desperta do fundo de um lago sem qualquer lembrança de seu passado. Por 20 anos, ela se dedica a caçar as criaturas angelicais de Paradiso ao lado do senhor demoníaco Rodin e um informante italiano chamado Enzo.

No começo da campanha, Enzo informa Bayonetta que ouviu boatos de uma joia – similar àquela que a bruxa carrega em sua roupa – sendo comercializada no mercado negro. O diamante, chamado “O Olho Direito”, é a segunda peça do conjunto conhecido como “Os Olhos do Mundo” e, para reivindicá-lo para si mesma, Bayonetta parte em direção do fictício país europeu de Vigrid. E assim, vai seguindo a campanha.


As mecânicas de gameplay

Bayonetta é um jogo do estilo hack 'n' slash, gênero esse que foi popularizado pela franquia Devil May Cry. Os jogos hack 'n' slash's são conhecidos pela sua jogabilidade fluída, cheias de mecânicas de combate como: variação de combos de ataque, táticas de defesa, QTE (Quick Time Event) e entre outras características desse estilo.


Uma das mecânicas de gameplay mais satisfatórias de Bayonetta, é o Witch Time que a Bayonetta faz quando está prestes a levar um ataque inimigo. Isso porque quando acertamos esse movimento no momento certo, a Bayonetta consegue fazer uma "pausa no tempo" onde ela pode aproveitar para causar mais dano aos inimigos por um curto período de tempo.


Ao final de cada capítulo, tem um sistema de ranking que classifica a nossa gameplay de acordo com o nosso desempenho durante as lutas e nos concede um nível de medalha. Porém, têm algumas coisas que podem fazer com que você não pegue a medalha máxima, que é a medalha de platina. Então, para vocês que gostam de pegar os melhores ranking do Bayonetta, aqui vai algumas dicas:


Evitem usar itens como os pirulitos


No Bayonetta, nós temos alguns pirulitos, que são itens que utilizamos para recuperar HP, porém, a utilização desses itens fazem com que perdemos pontos para a classificação do ranking. Então, se você estiver buscando as medalhas de platina, evitem ao máximo a utilização dos pirulitos.


• Aprimore suas mecânicas de combate


Durante a campanha, podemos aprimorar a variação de combos da Bayonetta comprando alguns golpes e movimentos com os "Halos", que são as moedas do jogo. Esses novos movimentos podem ser adquiridos nos " The Gates of Hell" (Os portões do inferno), que são lojas dentro do jogo que aparecem nos pós-fases e durante alguns capítulos. Nos "The Gates of Hell" também podemos comprar outros itens como os próprios pirulitos, citados anteriormente. Por isso, é sempre bom ampliar a variação de movimentos da Bayonetta, pois assim, não vai faltar combos pra gente fazer durante a jogatina.


Evitem levar danos bobos


Durante a campanha, nos deparamos com alguns inimigos bem legais. Porém, eles podem ser complicados, caso estiver jogando pela primeira vez. Então, decorem bem os movimentos dos inimigos durante as lutas. Seja em uma luta com vários inimigos ou durante a boss-fight, pois decorando seus movimentos, evitamos levar ataques previsíveis e consequentemente, não levamos danos e conseguimos alcançar uma classificação alta para pegar uma possível medalha de platina.



The Gates of Hell (Os Portões do Inferno)


Como falei anteriormente, no jogo temos os "The Gates of Hell" que são uma espécie de "lojas" dentro do game onde podemos comprar pirulitos pra recuperar HP, movimentos de luta e entre outros acessórios que usamos durante a jogatina.


Na maioria das vezes, os "The Gates of Hell" aparecem no menu de pós-fase do jogo, porém, tem capítulos que eles aparecem durante os momentos de gameplay.


Conclusão

Um dos únicos problemas de Bayonetta, pelo menos na versão de PS4 a qual eu joguei, é que o game não contém dublagem e nem legendas. Então, acabei pecando um pouco para entender a narrativa. Se tivesse pelo menos as legendas, já estaria de bom tamanho, pois nem todo mundo tem conhecimento de língua inglesa para compreender a história do jogo. Por isso, não dou uma nota maior para esse jogo.


Mas no geral, Bayonetta cumpre bem a sua função de hack 'n' slash, e não é pra menos, uma vez que o game foi criado por Hideki Kamiya, diretor da Platinum Games, que também criou a franquia Devil May Cry.


Então, se você é fã de jogos como Devil May Cry, God of War, Dante´s Inferno e entre outros, Bayonetta é um prato cheio.


Lembrando que Bayonetta têm duas sequências, porém, ambas são exclusivas para consoles da Nintendo, isso devido à um acordo entre Nintendo, Sega e Platinum Games.


Nota pessoal: 9/10






Comments


bottom of page