*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Susana Hernandes e Tiago Lima
Olá a todos, está no ar a primeira edição do Dimensão na Mídia, a coluna do Dimensão Esportiva que vai falar de tudo o que aconteceu na semana na mídia esportiva no nosso país todas as sextas-feiras. Na coluna de hoje, vamos falar da ascensão de uma nova guerra de mídias, a chegada da Band no campeonato saudita, com direito a renovação em um canal aberto do próprio grupo, chegadas e partidas na mídia e muitos outros assuntos. Fique com a gente!
TÁ QUASE LÁ!
Segundo o jornalista Flávio Ricco, do Portal R7, só um hecatombe “despassa” as próximas três temporadas da UEFA Champions League, para o SBT na TV Aberta brasileira. O que já sabemos é que a Warner (TNT Sports) já tá com esses direitos na TV Paga no país, o problema é que havia um imbróglio, que os patrocinadores da competição exigiam a exibição em canal aberto e sem isso, não tinha negócio. Por esta razão, o anúncio não foi feito ainda. Dizem as más línguas que o grupo do Pernalonga queria monopolizar os direitos de tudo para ser exclusiva, porém, a patrocinadora oficial da Champions, a cervejaria Heineken, soltou um sonoro “NÃO” e o “velhinho” voltou a sua toca com o rabo entre as pernas. Tá certo.
JÁ PODE AL SISTIR?
O assunto mais comentado na mídia esportiva nas últimas semanas, é a chegada dos direitos de transmissão da Liga Saudita no Brasil. O campeonato árabe que tem Cristiano Ronaldo, Benzema e outros craques europeus e brasileiros, cresceu o olho dos grandes grupos e já tem lugar para ser exibido, tanto nas TVs aberta e paga, quanto no Streaming. Segundo Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo, quem cortejou primeiro e conquistou foi o novato Canal GOAT, que vai transmitir até 2025 nas plataformas digitais, logo depois foi o Grupo Bandeirantes, que por enquanto, vai transmitir apenas a temporada 2023/2024 na TV Aberta, através da Band, e na Paga com o BandSports.
A surpresa fica por conta de que na TV Aberta, além da Band principal, a Liga também terá transmissão pela Rede 21, que até o início do ano estava servindo de cabide para igrejas protestantes o dia inteiro. Segundo Flávio Ricco, a intenção da Band é transformar a sua segunda rede em um novo canal esportivo aberto. Será que rola? Torcemos para que sim.
E NÃO É SÓ ISSO!
Ontem, a CazéTV anunciou mais novidades no seu catálogo, uma delas é a aquisição do Campeonato Alemão, também conhecido como Bundesliga. Seu primeiro jogo será Werden Bremen X Bayern de Munique, às 18h30 do dia 18 de Agosto. Além dela, terá a Supercopa da Alemanha entre Bayern X Red Bull Leipzig no sábado (12).
MLS NA TV ABERTA?
Ainda falando de campeonatos gringos, o jornalista Flávio Ricco questionou o porque que nenhum grupo de comunicação brasileiro se interessou pela Major League Soccer, já que possui Messi e Busquets e alguns brasileiros por lá nesta temporada. A resposta é simples: A AppleTV+ possui um contrato MUNDIAL com a liga por 10 anos para disponibilizar as transmissões em sua plataforma, sem qualquer direito a negociação de sublicenciamento. A não ser que a própria Apple queira locar um horário em alguma emissora para promover a sua plataforma, como já é tendência mundial. Vai que….
MANDE NOTÍCIAS DO MUNDO DE LÁ…
As últimas semanas ficaram marcadas pelas saídas de narradores e comentaristas de algumas emissoras, a primeira delas foi do narrador Lucas Pereira na RecordTV, após mais de 10 anos na emissora dos bispos narrando Olimpíadas, Pan e Campeonatos Carioca e Paulista, Pereira fez parte de uma série de cortes que a emissora vem fazendo para ficar no azul.
Outra saída pra lá de sentida foi a do narrador Rembrandt Junior do Grupo Globo. Tendo no currículo diversos campeonatos pernambucanos, Copa do Mundo, Pan e Olimpíadas, o comunicador estava no Rio de Janeiro há três meses para narrar no SporTV e Premiere, mas o fator família pesou na sua saída, já que a mesma ficou no Recife.
Para fechar, mas com um final feliz, o comentarista Mauro Beting saiu da Rádio Jovem Pan após três anos e meio. Porém, já tem lugar novo (ou nem tão novo assim) para trabalhar, a Rádio Bandeirantes, onde continuará atuando na área esportiva e factual.
Desejamos boa sorte e sucesso aos três profissionais nos novos caminhos que trilharem!
METENDO ESSA PELA PORTA DOS FUNDOS
Está se desenhando uma nova guerra de mídias esportivas. Num ambiente onde a Livemode e o influencer Casimiro Miguel lançaram a CazéTV (Ou Rede Gordo, como o próprio Cazé e Luis Felipe Freitas a apelidaram), com Copas do Mundo, e Jogos Pan Americanos, até então exclusiva, surge no caminho, o Canal GOAT, que vem trazendo Série C, Liga Saudita e Pré-Champions, Liga Americana Feminina de Futebol, e não parará por aí… O GOAT é fruto de uma compra de um grupo de mídia, liderado por Antônio Tabet, ex-redator da Globo, ex-assessor de comunicação do Flamengo e um dos sócios do Porta dos Fundos. Posso falar? Vai ser uma disputa sensacional pros amantes da comunicação e por direitos… vai “voar sangue”!
PAN PAN PAN PAAAAN
Por falar em CazéTV e Pan, a competição sul-americana que será em Outubro em Santiago, no Chile, vai ter cobertura total do canal do influencer no YouTube e demais plataformas, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro. Segundo a Cazé, terá mais de 400 horas de conteúdo ao vivo e gratuito para todos. Em meio as indecisões de quem vai transmitir na TV, é uma grandiosa alternativa para não termos “apagão” da competição no Brasil.
Falando nisso, o nosso parceiro do DE, Zeka Lima, fez uma análise de como o Pan é sempre escanteado na TV muito antes da entrada da Record, vale a leitura: https://www.dimensaoesportiva.com/post/analise-por-que-os-jogos-pan-americanos-se-desvalorizaram-na-tv-brasileira.
RÁPIDAS:
A comentarista e apresentadora do Dimensão Esportiva, Alessandra Sitta, foi uma das convidadas do programa “Transição” da Rede TVT de São Paulo, cujo tema foi a luta por inclusão e o empoderamento no Futebol Feminino. Vale a pena assistir e prestigiar a nossa colega: https://www.youtube.com/watch?v=I9tf9YUuU4U&t=205s
Ainda sobre o Fut Fem, é de se orgulhar os excelentes números de audiência da Copa Feminina na TV Aberta e no Streaming, apesar da pífia participação da nossa seleção. Isso significa que pouco a pouco estamos vendo o futebol das nossas meninas sendo valorizado, e o preconceito cada vez mais diminuindo, que seja assim ainda mais!
O COB e o Portal Lance! firmaram parceria para trazer conteúdos exclusivos da delegação brasileira nas plataformas do veículo para que se fortaleça e tenha mais visibilidade aos esportes olímpicos na corrida para o Pan e para as Olimpíadas de Paris. Que seja sucesso!
Tem que respeitar o pé-de-coelho do Senor Abravanel: Como se não bastasse as três últimas temporadas favoráveis ao futebol brasileiro na Libertadores, num passe de mágica, o Corinthians está passando de fase na Sul-Americana e dando altas audiências para o SBT, chegando a tocar o famigerado sino da liderança. Sem contar o risco de ter nas semifinais, o confronto entre Corinthians e Fortaleza, times apenas das duas praças de maior audiência da rede paulista no país. Tá bom ou quer mais?
O Dimensão Esportiva promoveu uma das maiores coberturas das oitavas da Copa Libertadores e Sul-Americana da história. Todos os jogos dessa fase foram transmitidos e cada qual com uma excelente audiência. É a prova que o Brasil está adorando o novo jeito de falar de esporte que só o DE tem! E isso é só o começo! Muito Obrigado!
E é isto, próxima sexta tem mais Dimensão na Mídia, até mais!
*As opiniões aqui emitidas são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.
Comments