*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Susana Hernandes, Tiago Lima e Hugo Rocha.
Olá a todos, o fim de semana foi tão intenso no noticiário da mídia esportiva, que resolvi antecipar a segunda edição do Dimensão na Mídia para esta segunda-feira, mas fica tranquilo que a edição de sexta está de pé, beleza? Na coluna de hoje, vamos falar da nova equipe esportiva da Rádio Manchete que ganha um reforço de peso, Onefootball renovando com a Bundesliga, Bandsports finalmente transmitindo Série D e muitos outros assuntos. Fique com a gente!
ACONTECEU, VIROU MANCHETE I
Depois de um mês no ar, a nova Rádio Manchete AM do Rio de Janeiro reinicia as suas transmissões de jornadas esportivas na próxima quarta-feira (16) com Flamengo X Grêmio, volta das semifinais da Copa do Brasil, direto do Maracanã, com a narração de nada mais, nada menos que Fernando Bonan, o “Juventude da Serra”.
Natural de Nova Friburgo, Bonan iniciou sua carreira na Rádio Friburgo AM, quando foi descoberto por comunicadores da capital, que o levaram para ser uma das principais vozes da Rádio Globo. Além da Globo, Bonan também narrou pela filial carioca da Rede Transamérica, até que depois, voltou para a região serrana, para cuidar da família. A contratação de Bonan foi anunciada pela Manchete na última quinta-feira (10).
ACONTECEU, VIROU MANCHETE II
Durante uma entrevista de Bonan ao programa “Conexão no ar”, o titular da atração e CEO da Manchete, Raphael de França, anunciou algumas novidades acerca da primeira jornada esportiva da nova fase da rádio dos Bloch. A primeira delas é que a narração de Flamengo X Grêmio será in loco do Maraca e o pré-jogo iniciará às 20h.
Além da narração de Fernando Bonan, a equipe também é composta por Bruno Torelli e Luciana Campos nos comentários e Cassiano Carvalho e André Luís nas reportagens, além de Wilson Pimentel como mestre de cerimônias. Em nome de toda a equipe do DE, nosso desejo de boa sorte e sucesso a equipe “Apaixonados por Futebol”, que seja a primeira de muitas jornadas! Quanto mais equipes, mais empregos gerados e mais opções para o público! Viva a comunicação esportiva!
RENOVAÇÃO
Na primeira edição desta humilde coluna, informei sobre a chegada da CazéTV a transmissão da Bundesliga 2023/2024. Pois bem, segundo o jornalista Gabriel Vaquer, da Folha, O Onefootball, que transmitiu o campeonato até a temporada passada, renovou com os alemães até 2026. E não é só isso, a Série B alemã também terá transmissão do portal e está inclusa no contrato.
“SUA ELIMINAÇÃO É A NOSSA ALEGRIA”
Enquanto os flamenguistas lamentam a eliminação vergonhosa da Copa Libertadores, a primeira do retorno da “mamãe globo”, quem tem o que comemorar é a ESPN, pois o jogo que sacramentou o insucesso do urubu carioca, sacramentou também a maior audiência da TV Paga de 2023. Segundo Gabriel Vaquer, a disputa contra o Olimpia, no Paraguai, deu ao canal do Mickey 13.5 pontos no Painel Nacional de Televisão, deixando as concorrentes do segmento no chinelo. Parabéns a todos!
RESPEITA AS MINA (DE PASSE)!
E por falar em festa na ESPN, o programa “Mina de Passe” comemorou nesta sexta-feira (11) 1 ano no ar. Baseado no “Linha de Passe”, tradicionalíssimo programa da casa, o “Mina” foi criado para debater as notícias do Futebol Feminino com as jornalistas e comentaristas do canal, tendo como titular, a primeira narradora da TV Brasileira, Luciana Mariano. Só nesse meio tempo na programação, a mesa redonda já faturou 2 prêmios e já alcançou mais de 1 milhão de pessoas somente esse ano, segundo o portal Torcedores.com. Parabéns às meninas e vida longa!
NOVIDADES NA BAND I
Aproveitando que falamos de Fut Fem, a Band fechou com a Conmebol e vai transmitir novamente esse ano a Copa Libertadores Feminina através do seu canal pago, o BandSports. A versão feminina do campeonato da “Glória Eterna” tem como atual campeão, o Palmeiras, e acontecerá entre os dias 5 e 21 de Outubro.
NOVIDADES NA BAND II
Depois de tanta confusão com a EBC, dona da TV Brasil, finalmente o BandSports entrará na Série D do Brasileirão de 2023. O canal esportivo dos Saad passará a transmitir as semifinais e a final da competição. As informações dos dois tópicos foram do jornalista Flávio Ricco, do Portal R7.
E a melhor parte do bolo que é o recheio (As definições de quem vai subir para a Série C) a Band não pegará, como diria o nosso narrador, Igor Mendes: “Intankável”....
RÁPIDAS
Em sua primeira transmissão da Liga Saudita, o Canal GOAT conseguiu um número bem expressivo. A partida entre Al Ahli Saudi X Al Hazm, deu ao canal 353 Mil visualizações em sua live. O jogo terminou em 3 a 1 para os saudis. Nada mal…
Depois de um longo e tenebroso inverno, a Band transmitiu um jogo do Botafogo para a região de Ribeirão Preto. A partida foi com a Ponte Preta que terminou em 0 a 0. Falta a TV Clube agregar um pouco o valor da contribuição histórica a rede e transmitir mais para a macrorregião…
Estive ouvindo as últimas transmissões feitas pela Rádio Liberal FM, de Belém do Pará, e pude entender o sucesso que estão fazendo nos últimos meses. Uma equipe jovem e competente, escolhida a dedo pelo jornalista Abner Luiz, com bons narradores e comentaristas bem pontuais. Parabéns a equipe! Honrando com louvor a história da eterna “Equipe Legal”.
Você, querido leitor, fique de olho em 3 narradores: André Araújo e Luizinho Moura, da Rádio Liberal, e Luciana Zogaib, da Rádio Roquette Pinto e Canal GOAT. Pelos últimos jogos que ouvi deles, esse trio tem tudo pra voar ainda! Garanto isso.
Uma reclamação a fazer: Série A tem TV (Globo), Série B tem TV (Band), Série D tem TV (TV Brasil e emissoras públicas) e a Série C, hein? Com todo o respeito aos colegas da Nosso Futebol e DAZN, mas é uma injustiça das brabas a terceira divisão brasileira estar fora da TV aberta nacional. Bora corrigir isso pro ano que vem, CBF?
Desde os meus tempos de Rádio Metró, eu sempre falei pros meus colegas para cada um ter a sua marca na comunicação e tá tudo bem, porém tenho que contestar algumas marcas, como a de Bruno Cantarelli, da Rádio Transamérica RJ e CazéTV. Bater na mesa gritando gol é original? Muito! Mas a ponto de machucar a mão e tirar a transmissão do ar é um pouco demais né? Vamos maneirar nisso? Já diria o twitteiro: “Se forçar demais…”
E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Sexta-feira tem mais! Tchau!
*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.
Kommentare