top of page
Foto do escritorRui Guilherme Filho

Dimensão na Mídia #04 - Liberta Feminina na Globo, O Povo renova esporte e muito mais!

*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Susana Hernandes e Hugo Rocha.

Foto: Divulgação/Twitter Alessandro Oliveira.

Olá a todos, sejam bem-vindos a mais uma edição do seu Dimensão na Mídia. Na coluna de hoje, vamos falar de Libertadores Feminina expandindo seus horizontes em transmissões, renovação e controvérsias no Grupo O Povo de Fortaleza, explosão de audiência na CazéTV com a US Open Cup e Messi, além de muitos outros assuntos. Fique com a gente que você não vai se arrepender!



DIMENSÃO NA MÍDIA AVALIA I


Esta semana tivemos muitas estreias em rádio e televisão, e como vocês bem sabem, a gente assiste e avalia tudo, só não dou notas pois não sou digno de dar nada, apenas toques e sugestões como telespectador/ouvinte/internauta.


A começar pela transmissão de Santa Rosa X Capitão Poço pelo “Parazão B1”, fruto da parceria da Norte Brasil Televisão (NBT) com o canal Xaréu TV feita no último sábado (19). Estrutura de transmissão impecável da Xaréu, Júnior Moraes e equipe estão de parabéns, de verdade. Sobre a retransmissão da afiliada a NGT, só tenho algo a questionar: entendemos que por ser uma TV iniciante, algumas coisas saem na fé, porém é um pouco feio deixar vazar o cursor e o painel de “carregando” do YouTube, além da marca d’agua que foi mudada de posição no ar. Só um pouco de atenção e cuidado com esses detalhes.


Em questão de transmissão, além da estrutura, a equipe composta por Luizinho Moura e o próprio Júnior deram um show. Além da astúcia do próprio dono da emissora, o comunicador Jefferson Lima, que aproveitou as falhas da Federação Paraense de Futebol em relação à falta de ambulância que atrasou a partida em 45 minutos, para lançar um bolão premiado, dando um “faz-me-rir” pro telespectador que ligasse pro zapzap do narrador e acertasse o placar do jogo. O celular do pobre quase explodiu (rsrsrs). No mais, foi uma ótima transmissão, quem ganha é o admirador da eterna “Segundinha” e a Televisão Paraense que ganha mais um evento local na sua sessentona tela.



DIMENSÃO NA MÍDIA AVALIA II


Também acompanhamos o retorno triunfal do programa “Manchete Esportiva” na Rádio Manchete AM do Rio de Janeiro durante essa semana. Um elogio que eu faço é a condução de Cassiano Carvalho e Wilson Pimentel, que com anos de experiência no rádio fluminense, tocaram o programa como se nunca tivesse saído do ar, e isso é maravilhoso. Para quem é carioca e quer fugir do excesso de músicas e pregação do dial, é uma boa pedida.


Além das notícias, oferecem dicas de ODD no quadro “Bet Manchete” e inserções do jornalismo de meia em meia hora. Além de constantes interações do chat do YouTube, onde ganhamos até abraço na edição de terça-feira (22). Uma crítica que eu faço a respeito das interações é a leitura sem filtro dos comentários durante o programa, alguns deles provocam um climão desnecessário, particularmente não curto. O certo é pular esses tipos de comentários e focar em elogios, perguntas, é até melhor e não saem dos eixos. No mais, o programa é muito bom e recomendo. E “saudações azulinas” ao Wilson Pimentel, que se esquivou de um vascaíno dizendo que torce para o Remo (rsrs).



VAI TER GLÓRIA ETERNA DAS MINAS EM TODAS AS TELAS SIM!


Na coluna passada falamos que a Band iria transmitir boa parte das partidas da Copa Libertadores Feminina que será realizada em Outubro, através do canal pago BandSports. Porém, o portal “Máquina do Esporte” anunciou uma reviravolta na última quarta-feira (23). Além do BandSports, a competição da Conmebol também terá transmissões nos veículos do Grupo Globo em sinal aberto e fechado (Globo e SporTV), no Paramount+ via streaming pago, GOAT via streaming aberto (YouTube), além da Band ter os seus direitos estendidos também para a TV aberta (Band e Canal 21).


Por um lado, a competição terá uma enorme visibilidade em várias mídias como nunca se viu na história, por outro, virou um carnaval de direitos iguais aos da Bundesliga. Resta saber como ficará organizada essa situação, como sempre, fiquemos de olho!



GOAT PAPA TUDO


Ainda no assunto competições Conmebol, o Canal GOAT aumentou o leque de competições da confederação na plataforma. Além da Libertadores Feminina, que falamos no tópico anterior, também foram anunciados nesta quinta-feira (24) pelas redes sociais do canal, a aquisição dos direitos das Libertadores de Futsal Masculino e Feminino, Sub-20, Beach Soccer e E-Libertadores por duas temporadas: 2023 e 2024. As primeiras Libertadores a pintar no canal serão a Feminina, em Outubro, e a de Beach Soccer em Dezembro.



GUERRA É GUERRA!


O jornalista Gabriel Vaquer soltou duas informações importantes no seu Twitter (ou X como preferirem) sobre audiência dos streamings essa semana: No mesmo horário, GOAT e CazéTV estavam exibindo a Liga Saudita e a Bundesliga, respectivamente. No momento do post, 241 mil simultâneos assistiram ao GOAT e 100 mil à Cazé TV. Números bastante expressivos com jogos compartilhados com a TV Paga.


E anteontem, tivemos as semis da US Open Cup entre Inter Miami X Cincinatti, e no momento dos pênaltis que classificou o time de Lionel Messi para a final, 431 mil simultâneos estavam acompanhando na CazéTV. Como disse o próprio Vaquer: “É impressionante a força de Messi”.



BALANÇO GLOBAL


O portal “MKT Esportivo” divulgou um balanço dos números da Copa do Mundo Feminina nos veículos do Grupo Globo após o fim da competição, que teve a seleção espanhola campeã. Ao todo, 63,2 milhões de brasileiros assistiram a competição na Globo (TV aberta) e no SporTV (TV fechada). Na TV Aberta, conseguiu bater alguns recordes de maior audiência do dia, com ou sem Brasil em campo, com um crescimento de 657% em relação ao segundo colocado.


Na TV Fechada, o SporTV cresceu 365% nas faixas em que os jogos foram transmitidos, tendo uma audiência 117% superior ao do segundo colocado, o Canal Viva, também da Globo. No Globoplay, o número de usuários aumentou em relação à primeira copa transmitida pelo grupo, em 2019. O consumo médio da plataforma cresceu 20% em relação ao mesmo período. Só a final do mundial, alcançou seis vezes mais horas assistidas do que a decisão de 2019. Como dizem os pernambucanos, É O FRACO??



RENOVADO COM SUCESSO


Por falar em Globo e Pernambucano, a TV Globo Nordeste e a Federação Pernambucana de Futebol renovaram sua parceria para a exibição da edição 2024 do campeonato estadual. A renovação faz parte do novo plano de negócios do grupo, que faz acordos anuais ao invés de quadrienais com as federações, não correndo risco de rompimentos repentinos. A informação é do jornalista Cássio Zirpoli. A exibição da final deste ano, onde o Sport foi o grande campeão, teve média de 45 pontos na Região Metropolitana do Recife, uma das maiores audiências da emissora no ano. Tá bom ou quer mais?



MANDE NOTÍCIAS DO MUNDO DE LÁ….


O quadro dessa semana tem gosto de Baião de Dois e as notícias tem que ser empurradas na goela com uma Cajuína São Geraldo bem gelada (Paga nós aê!):


Evaristo Nogueira, o Homem MAAAAAAAAAAAU, e Renilson Souza, o Teimosão, pediram para sair dos veículos do Grupo O Povo de Fortaleza. Segundo algumas fontes ligadas a mídia esportiva do Ceará, os profissionais deixaram o conglomerado pois negaram a exclusividade deles ao mesmo, coisa que o seu colega de “Trem Bala”, Alan Neto, aceitou. Com isso, o programa que leva o meio de transporte como título, será exclusivo da Rádio O Povo/CBN com Alan e novos integrantes, fazendo com que a TV Ceará faça um novo formato para a hora do almoço com Evaristo e Renilson.


Em contrapartida, para o lugar dos dois, foram contratados os narradores Liuê Góis e Alessandro Oliveira para dar prosseguimento ao projeto. Liuê Góis já trabalhou para diversas emissoras no interior do Ceará, como a TV Sinal de Aracati e a webrádio Torcida K e atuará pela Rádio O Povo/CBN Cariri, de Juazeiro do Norte. Já Alessandro Oliveira passou pela Rádio Jangadeiro/Band News FM e ultimamente se dividia em narrações pela Torcida K e um canal no YouTube que leva seu nome, onde comentava sobre Mídia Esportiva. O dono do bordão “Tem Festa” atuará pela capital, Fortaleza.


Desejamos boa sorte e sucesso aos quatro profissionais em seus novos projetos!



RÁPIDAS:


  • Ainda no assunto das movimentações do Grupo O Povo, me permita dar uma de Toguro: Em pleno ano de 2023, era da multiplataformização, um grupo de comunicação local exigir exclusividade de profissionais é um pouco macabro né? Os tempos na comunicação mudaram, pra que regredir dessa forma? Mas quem sou eu pra questionar, né…


  • O radialista Ian José Silva, em sua excelente coluna “Ao Pé da Antena” (que inclusive recomendo a leitura: http://ianjosesilva.com.br/ao-pe-da-antena-19-a-21-8-2023/) disse a respeito da exclusividade do “Trem Bala” que a saída do programa da TV Ceará, onde a trupe ficou famosa, e a demissão de Renilson e Homem Mau deixarão o programa sem graça. E super concordo, um tiro no pé feito pelo O Povo.


  • O que dizer daquela polêmica envolvendo o humorista Eros Prado durante a transmissão de Corinthians X Estudiantes no SBT Sports? É lamentável alguém ainda achar que fazer piada com tragédias pessoais alheias seja liberdade de expressão. Além de sem graça, é um desrespeito gigante zombar da morte de quem quer que seja. Não é um bate-papo entre amigos, é uma transmissão midiática e para isso, tem que reinar a boa e velha empatia. Ainda bem que pelo menos, no SBT, ele não pisa mais, e, em nome desta coluna, desejamos força ao Gustavo Mosquito nesse momento difícil.


  • O Grupo Globo anunciou no site ge.globo que firmou uma parceria com o “Flow Sport Club” (sim, daquele famigerado podcast) para compartilhamento de conteúdos do canal no portal esportivo da líder de audiência. Resta saber como ficarão as transmissões esportivas que esse braço do Flow costuma fazer, como o Campeonato Carioca. Será que a Globo vai deixar?


  • Segundo Gabriel Vaquer, o Canal GOAT e o portal OneFootball vão compartilhar equipes nas transmissões da Bundesliga. Ou seja, jogos na GOAT e na OF terão a mesma narração e comentários para ambos os públicos.


  • Flávio Ricco disse na sua coluna que o Canal 21 já tem data para ressuscitar: 04 de Setembro. O canal que será esportivo a partir de agora terá programas com Paloma Tocci, Lívia Nepomuceno e Fernando Fernandes na sua grade. Ainda segundo Ricco, o diretor Denis Gavazzi quer chegar na manha, sem muita fome de direitos para o canal. O que der, deu e tá tudo bem… Beleza, então.


  • E para fechar, queremos parabenizar o nosso colega Chris Henrique e o nosso patrão, Ivan Pignatari Jr. pelas narrações feitas no Paulistão de Fut7 e Taça das Favelas 2023. É o trabalho do Dimensão sendo reconhecido em todos os lugares e cada conquista de nossos membros, é nossa também! Voem meninos!



E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira (ou segunda-feira, caso o noticiário esteja quente) tem mais! Tchau!



*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.





Comments


bottom of page