*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Susana Hernandes, Hugo Rocha, João Hudson e Chris Henrique.
Olá a todos, sejam bem-vindos a mais uma edição do seu Dimensão na Mídia. Na coluna de hoje, vamos falar da incerteza que paira no ar sobre a chegada da Rede 21, SBT entrando na competição de direitos da Copa América 2024, Botafogo assinando com a Brax para transmissão do Carioca e com exibição da Band, além de muitos outros assuntos. Fique com a gente que você não vai se arrepender!
TÁTICA DO IRINEU É A TENDÊNCIA DO 21
Desde os primórdios dessa coluna, anunciamos com toda a pompa a chegada da nova Rede 21, canal do Grupo Bandeirantes que terá (ou teria) dedicação total ao conteúdo esportivo. Pois bem, Flávio Ricco veio com mais água pra por no Chopp sobre o canal. Segundo o jornalista do R7, não há novidades, nem datas, nem ao menos confiança na reativação do projeto, tratam o 21 como um assunto “proibido” nos corredores. Tudo leva a crer que a Band desistiu do canal. Todavia, nenhum pronunciamento oficial do grupo confirma tal desistência até agora, o jeito é esperar pra saber. Mas que tá estranho tudo isso, realmente está.
NBA AMPLIADA NO STREAMING
Foram divulgadas as datas e os 123 jogos que o Amazon Prime Video terá direito de transmitir da NBA em sua segunda temporada. Serão rodadas duplas às terças e aos domingos, com direito a final da Conferência Oeste e os Playoffs, exceto o Finals que será exclusivo (por enquanto) dos canais ESPN e Star+. Lembrando que esta temporada ainda está sem TV Aberta para o Brasil, onde a Band ainda está negociando renovação, com a RedeTV! correndo por fora. A lista completa está no portal Jumper Brasil, disponível neste link aqui: https://jumperbrasil.lance.com.br//nba-2023-24-calendario-transmissoes-prime-video/
SILVIO SANTOS VEM AÍ?
Na coluna anterior, falamos que a Copa América 2024 está sob o poder midiático da Agência Brax e que já estava negociando com a Globo a exibição em TV Aberta e outras mídias. Só que o Gabriel Vaquer em sua coluna na Folha informou essa semana que o SBT entrou na briga pelos direitos de transmissão também, só que apenas em sinal aberto, o que pode significar muita coisa, inclusive nada, pois com certeza a proposta da Globo é bem mais ampla e a grana bem mais gorda. Vale lembrar que o SBT transmitiu a última e hipocritamente criticada Copa América 2021, sediada aqui no Brasil e conquistada pela Argentina. O jornalista Allan Simon em seu canal, falou que o SBT tem chances de levar, porém, urge a necessidade de procurar uma emissora de TV Paga para inflar a negociação. Mas é aquilo: Tudo pode acontecer se tratando de negócios e principalmente, da Brax.
Inclusive, aproveitando o tópico, ressaltamos uma fala da Vice-presidente do SBT, Daniela Beyruti, durante um evento para as afiliadas, onde listou os setores prioritários para a emissora paulista em 2024 e um deles, é o esporte. Ou seja, vem bastante sangue nos olhos em breve na briga por direitos e algumas já estão rolando. É sentar e esperar os desdobramentos acontecerem.
DIMENSÃO NA MÍDIA AVALIA
Já que estamos falando de SBT, vamos avaliar aqui a estreia de sua mais nova e importante contratação: O narrador Cléber Machado. Emplacando sua terceira emissora em um ano (além da Globo, narrou o fim do Paulistão pela Record), o ex-global narrou a partida entre Corinthians X Fortaleza, válida pela ida da semifinal da Copa Sul-Americana, terminando em 1 a 1. Cléber mostrou a sua versatilidade (e algumas confusões mentais) de sempre desde os seus tempos de Globo, só que sem as amarras do Padrão Globo. Notou-se um Cléber sem papas na língua e extremamente zueiro, numa química sensacional com Mauro Beting, parecem que já trabalhavam em frente às câmeras há séculos, mesma coisa que digo de seus demais colegas. Aliás, fazia tempo que não via uma transmissão bem alto astral, se tratando de futebol até então, parece que um gelo foi quebrado, algo fora da casinha, até mesmo para os padrões do SBT.
Sobre desempenho, na narração, não posso reclamar, foi dentro do esperado, mas faço um pedido ao Cléber para que se atente mais as zoeiras, para que não fique em demasia, até porque já existe uma transmissão mais zoeira no YouTube do SBT Sports, para a da televisão trabalhar com seriedade. Outra coisa a se reclamar, é que pela questão de ser dois times brasileiros, faltou igualdade de tratamento. Se empenharam tanto na audiência paulista que ignoraram quase solenemente o público cearense, que deu uma audiência explosiva (coisa que inclusive falarei no tópico a seguir), portanto, falem mais do Fortaleza pois também é um time brasileiro e igualmente forte. O futebol e o público nordestino agradecem. No mais, posso dizer que Cléber entrou no espírito e vestiu a camisa da emissora com maestria. Tudo que o telespectador e o mercado esperam. Boa sorte ao Cléber e a toda a equipe do SBT!
TOCA O SINO, SACRISTÃO!
O que não faltou essa semana foi sino tocando nas dependências da Anhanguera e Dionísio Torres. A partida entre Corinthians X Fortaleza deu excelentes números para o SBT nas praças dos dois clubes da semifinal. Começando por Sampa, onde a transmissão ocupou a vice-liderança durante todo o primeiro tempo, e no segundo liderou totalmente, chegando a média geral de 13,3 pontos, superando a partida entre Corinthians X Estudiantes por décimos, sendo a maior audiência do ano na temporada.
Já na capital cearense foi um estouro, a partida liderou durante toda a transmissão, chegando a 29,9 pontos, com picos de inacreditáveis 35,5 (!!!!). É muita coisa, gente. Quando dizemos que as emissoras precisam explorar os públicos de norte e nordeste no futebol, não é brincadeira. Nessas regiões, o futebol é levado muito a sério. Parabéns ao SBT e a Jangadeiro pelos índices!
FESTA TAMBÉM NA VON MARTIUS
Não foi só a emissora do Silvião que teve motivos pra comemorar, a do Dr. Roberto também. Seguindo a tradição em transmitir brasileiros, a partida entre Fluminense X Internacional pelas semis da Liberta, que terminou empatada em 2 a 2, deu excelentes índices para a Globo. Na terra natal da emissora e do Fluzão, o jogo teve média de 29 pontos, deixando a concorrência comendo poeira. Já na Grande São Paulo também não fez feio, a partida marcou 19,7 pontos e num confronto direto com o reality rural da Record. Parabéns a todos da Globo também!
ESTADUAIS ASSEGURADOS
Por falar na Plim Plim, a emissora carioca já assegurou dois campeonatos estaduais para 2024, o Matogrossense e o Catarinense. O Campeonato Matogrossense terá transmissão pela TV Centro América e irá para o seu 15° ano em parceria com a Federação local de Futebol, já o Catarinense será transmitido pela NSCTV, também numa parceria de longa data com a Federação, inclusive, desde os tempos de RBS. Os dias e horários dos jogos seguirão os mesmos: aos sábados à tarde.
Com a renovação dos dois campeonatos, mais o Pernambucano, já noticiado aqui, só faltam dois estaduais em poder da Globo serem renovados: O Mineiro e o Gaúcho, cujas negociações ainda estão em curso. Vamos esperar!
FOGÃO NA BAND EM 2024
Ainda no ramo de direitos de transmissões de estaduais, houve novidades em respeito ao Campeonato Carioca. Após ter seus jogos como mandante restritos a internet, através da CazéTV, na edição deste ano, o Botafogo cedeu e assinou o contrato com a Brax, para ter o modelo de negócio semelhante aos seus rivais, que está em curso desde o início do contrato, leia-se, transmissão nas plataformas assinadas com a empresa, mais BandSports na TV Paga e Band na TV Aberta a partir da edição de 2024. A informação é de Rodrigo Mattos, do UOL Esporte.
O alvinegro só aderiu ao modelo agora, pois tanto ele, quanto o Vasco não foram favoráveis a distribuição de renda que favorecem mais aos times de apelo maior, como o Flamengo. Com a assinatura, o time de John Textor passa a receber o mesmo montante do Fluminense, que será corrigido com a inflação atual. Agora, para oficializar de vez, só falta a anuência da dupla Fla-Flu para seguir o baile. Resta saber se o Vasco seguirá forever alone no boicote ou se cederá também.
RÁPIDAS
Ainda falando em Band, a emissora assinou com a Federação Paulista de Futsal para transmitir em TV Aberta a finalíssima do Paulistão da categoria entre Corinthians X Magnus Futsal, informação do portal MKT Esportivo. O contrato também abrigou o BandSports que transmitiu a ida da final, que ocorreu na última quarta-feira (27), onde o Magnus levou a melhor por 3 a 2. A volta será no domingo (01), ás 11h45, dentro do “Show do Esporte”.
Viralizou na última quarta-feira no X (ou Twitter, como preferirem) um erro da narradora Luciana Mariano, da ESPN, onde durante a transmissão de Real Madrid X Las Palmas, pela “La Liga”, Luciana se equivocou e narrou um replay de um dos gols merengues, como se fosse um terceiro gol. Ok, todo mundo erra e isso é normal, porém, abre um precedente para um debate mais duro a respeito de como o assunto “narração feminina” ainda é muito FLAxFLU e não se coloca na mesa, como ela pode ser ainda melhor e mais próspera. Infelizmente, o sexismo impera, e nessa base, cria-se uma superproteção as profissionais, que acaba prejudicando e mascarando sim alguns erros que podem ser melhorados. Como defensor da causa, defendo que se aparem as arestas, antes que seja tarde.
Chama a atenção a grande quantidade de profissionais que as emissoras cearenses enviaram para São Paulo para cobrir Corinthians X Fortaleza na Neo Química Arena na terça-feira (26): A Jangadeiro mandou Eduardo Trovão, Jussiê Cunha e Anderson Azevedo, a O Povo/CBN mandou Miguel Júnior e o Sistema Verdes Mares mandou Denise Santiago e Lucas Catrib. Os novos tempos do futebol cearense movimentando o mercado local, que continue assim!
Por falar em mercado, a BandNews FM enviou Marcelo do Ó para a Argentina narrar o empate em 0 a 0 de Boca Juniors X Palmeiras na noite de ontem (28). Do Ó, fez um diário de viagem em seu canal no YouTube e ainda angariou uma exclusiva com a presidente do verdão, Leila Pereira, que prometeu novos reforços para o time comandado por Abel Ferreira, vale a audiência: https://www.youtube.com/watch?v=5qv-A6x_K7s
Encerramos a coluna de hoje ainda falando de YouTube. Após o canal da Rádio Verdes Mares ter sido derrubado por um canal de futebol estrangeiro, o SVM aos poucos foi voltando a fazer lives em novos canais, um desses canais criados foi o do programa “Jogada”, onde o programa passou a ser retransmitido novamente pela plataforma, além do canal da TV Diário, onde a rádio retransmite seus programas em vídeo. Vale a inscrição! Canal do Jogada: https://www.youtube.com/@jogadasvm. Canal da TV Diário: https://www.youtube.com/@tvdiario
E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira tem mais! Tchau!
*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.