top of page
Foto do escritorRui Guilherme Filho

Dimensão na Mídia #10 - 21 engavetada de vez, Transamérica em Paris 2024 e muito mais!

*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Susana Hernandes e Chris Henrique.


Álvaro José será uma das vozes da Transamérica nas Olimpíadas de Paris. Foto: Reprodução/Transamérica.

Olá a todos! Há um ditado que diz que devemos celebrar as conquistas, por mais que sejam irrelevantes para muitos, porém, escolhi celebrar e compartilhar isso com vocês. O Dimensão na Mídia chegou a sua décima edição, e sinceramente não esperava que a coluna fosse tão bem aceita pelos leitores e compartilhada por muitos. Eu só tenho a agradecer pelo carinho, pelas sugestões de pauta e pelo sucesso que cada edição possui nesse 1 mês e meio juntos! Muito obrigado mesmo!


E nesta edição de Bodas de Estanho, vamos abordar o fim do projeto da Rede 21 que nem chegou a começar, a Rede Transamérica que carimbou sua passagem para as Olimpíadas de Paris, a Libertadores Feminina que também será transmitida por canais de clubes, além de muitos outros assuntos. Fique com a gente que a edição é 10, mas o conteúdo tá 1000!



"TANTA LA PRODUCCIÓN PARA PRATICAMENTE NADA!"


E findou-se o projeto da Rede 21 voltada ao esporte. Quer dizer, nem chegou a começar. O jornalista Flávio Ricco do Portal R7 cantou essa pedra na semana passada e que repercutimos na última edição desta coluna. E agora, Ricco confirma dizendo que o Grupo Bandeirantes "entendeu que, para evitar maiores riscos, o projeto esportivo imaginado para o canal 21, não deveria seguir em frente. E já foi interrompido". E que a ideia é focar sem pressa em novos conteúdos.


Sinceramente, com todo respeito ao Grupo Bandeirantes e sua história, mas, vocês acham que o público brasileiro é palhaço? Se vocês sabiam que não iam entregar um projeto a altura do orçamento do grupo, por que divulgaram com toda pompa? Deixaram milhares de pessoas e a imprensa especializada na expectativa de uma nova alternativa televisiva, e, principalmente um canal esportivo em TV aberta, algo que não existe mais desde o fim do Esporte Interativo em 2018, e tudo isso A TOA. Até parece que dentro do grupo existem pessoas amadoras e não profissionais. O que a Band fez foi uma vergonha, algo digno de demissão em justa causa, por puro despreparo e desrespeito com o seu público. Espero que isto não se repita mais, pois o futuro da Bandeirantes, se continuar dessa forma, será triste e melancólico.



FORA DA TELA


Ainda falando na Band, o multiprofissional José Luiz Datena ficará um tempo fora da TV, e consequentemente das narrações do Campeonato Saudita também. O jornalista passou por duas cirurgias complexas ontem (05), cujos detalhes não foram divulgados pelo apresentador. Devido a essas operações, ele deixou a Rádio Bandeirantes, por onde também trabalhava há 2 anos e meio. “Belhoras”, Datenão!



TRANSA EM PARIS


Não é nada disso que tu tá pensando aí, ô mente poluída, estamos falando da Rede Transamérica que adquiriu os direitos de áudio das Olimpíadas de 2024, sediada em Paris, na França, informação trazida pelo portal Radioamantes. Segundo o diretor executivo da Transamérica, Fábio Faria, serão mais de 30 profissionais envolvidos na cobertura, e com dois grandes experientes narradores em Olimpíadas entre eles, Éder Luiz e Álvaro José, que já cobriram o evento pela Band e pela Record. Uma baita oportunidade de prestigiar essa galera no rádio, que é mágico. Boa sorte a todos!



TOCA O SINO, SACRISTÃO!


Assim como na semana passada, o jogo entre Fortaleza X Corinthians pela volta da semifinal da Copa Sul-americana, que garantiu ao laion a vaga na grande final pela primeira vez com uma vitória por 2 a 0, deu recordes gigantes de audiência e badalou os sinos nas cidades de ambos os times. Começando por São Paulo onde o primeiro tempo vice-liderou contra a novela da Globo e o segundo liderou com o fim da mesma, marcando 15,9 de média, tendo 26% de participação e um crescimento de 20% em relação ao jogo da ida.


Já em Fortaleza também não foi muito diferente da ida, a TV Jangadeiro liderou o jogo inteiro, tendo 33,1 de média, com picos de 38. Todas as informações são da Kantar Ibope Media. Novamente, parabéns ao SBT e a Jangadeiro pelos explosivos índices!



FESTA NO MARCO


Ainda falando de índices explosivos, apesar da desventura bicolor de deixar escapar o acesso a segundona dentro de casa contra o Amazonas no quadrangular da Série C, a Rádio Liberal teve motivos para comemorar. A Live da partida que teve a narração de André Júnior e grande elenco rendeu a emissora dos Maiorana 335 mil visualizações no YouTube, vencendo a Rádio Clube do Pará (193 mil) e a Super Marajoara (62 mil), além de outros projetos web como XaréuTV (257 mil) e RSLive Sports (227 mil). Parabéns a todos do Sistema Liberal de Rádio!



CLUBISMO NA LIBERTA


Nas colunas passadas eu falei que este ano, a Libertadores Feminina teve uma pulverização geral de emissoras e plataformas de streaming, algo inédito para a competição no Brasil. E agora, em informação divulgada pela própria Conmebol, a pulverização não parou por aí. Os canais ‘“Meu Timão” e “Nosso Palestra”, irão transmitir os jogos do Corinthians e Palmeiras, respectivamente, na competição através do YouTube. Inclusive o “Nosso Palestra” estreou ontem na goleada do Palmeiras sobre o Barcelona de Guayaquil por 5 a 0. Os canais clubistas são a nova tendência, senhoras e senhores, e parafraseando a Sandy: “Nós temos que aceitar”!



RÁPIDAS


  • Ainda falando de YouTube, pintou surpresa em solo gaúcho: O fiasco do Internacional na semifinal da Libertadores, contra o Fluminense, fez ser antecipada a primeira edição do novo “Debate Raiz” com Leonardo Meneghetti, Fabiano Baldasso e João Batista Filho, gerando 167 mil visualizações em plena hora do almoço. Lembrando que a estreia seria no dia 09/10. Muito bom!


  • Ainda na terra do chimas, a base do futebol é a zoeira na desgraça do outro, principalmente quando um influencer é muito fanático pelo time e fica pistolaço com a derrota e vira meme. Foi o que aconteceu na transmissão de Inter X Flu no canal de Fabiano Baldasso, que gerou 970 mil visualizações, quase batendo 1 milhão em alguns momentos. Números excelentes! Pena que…


  • Depois de umas semanas, voltei a fazer o M, isso porque alguém lá na Glória leu esta coluna e atendeu um pedido meu: A Rádio Manchete padronizou a trilha sonora de gol de João Guilherme para todas as narrações. Fica aqui os meus parabéns! Bem mais democrático para com todos os colegas de emissora.



  • O Dimensão Esportiva vem com uma programação especialíssima para esse fim de semana com 17 transmissões em três dias! Tem Premier League, a Séries A, B e C do Brasileirão, a última define os novos integrantes da segundona, Libertadores Feminina, Fórmula 1 e NFL. Se inscreva no canal do DE no YouTube, seja membro e contribua com apenas 2 reais e prestigie o trabalho dessa turma que tá sensacional: https://www.youtube.com/@DimensaoEsportiva E aqui no site você acompanha as preleções e as coberturas de tudo! Não perca!



E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira tem mais! Tchau, e para aqueles, que como eu, são devotos de Nazinha, um Feliz e Abençoado Círio!




*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.






Comments


bottom of page