*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Susana Hernandes e Chris Henrique.
Olá a todos! Há um ditado que diz que devemos celebrar as conquistas, por mais que sejam irrelevantes para muitos, porém, escolhi celebrar e compartilhar isso com vocês. O Dimensão na Mídia chegou a sua décima edição, e sinceramente não esperava que a coluna fosse tão bem aceita pelos leitores e compartilhada por muitos. Eu só tenho a agradecer pelo carinho, pelas sugestões de pauta e pelo sucesso que cada edição possui nesse 1 mês e meio juntos! Muito obrigado mesmo!
E nesta edição de Bodas de Estanho, vamos abordar o fim do projeto da Rede 21 que nem chegou a começar, a Rede Transamérica que carimbou sua passagem para as Olimpíadas de Paris, a Libertadores Feminina que também será transmitida por canais de clubes, além de muitos outros assuntos. Fique com a gente que a edição é 10, mas o conteúdo tá 1000!
"TANTA LA PRODUCCIÓN PARA PRATICAMENTE NADA!"
E findou-se o projeto da Rede 21 voltada ao esporte. Quer dizer, nem chegou a começar. O jornalista Flávio Ricco do Portal R7 cantou essa pedra na semana passada e que repercutimos na última edição desta coluna. E agora, Ricco confirma dizendo que o Grupo Bandeirantes "entendeu que, para evitar maiores riscos, o projeto esportivo imaginado para o canal 21, não deveria seguir em frente. E já foi interrompido". E que a ideia é focar sem pressa em novos conteúdos.
Sinceramente, com todo respeito ao Grupo Bandeirantes e sua história, mas, vocês acham que o público brasileiro é palhaço? Se vocês sabiam que não iam entregar um projeto a altura do orçamento do grupo, por que divulgaram com toda pompa? Deixaram milhares de pessoas e a imprensa especializada na expectativa de uma nova alternativa televisiva, e, principalmente um canal esportivo em TV aberta, algo que não existe mais desde o fim do Esporte Interativo em 2018, e tudo isso A TOA. Até parece que dentro do grupo existem pessoas amadoras e não profissionais. O que a Band fez foi uma vergonha, algo digno de demissão em justa causa, por puro despreparo e desrespeito com o seu público. Espero que isto não se repita mais, pois o futuro da Bandeirantes, se continuar dessa forma, será triste e melancólico.
FORA DA TELA
Ainda falando na Band, o multiprofissional José Luiz Datena ficará um tempo fora da TV, e consequentemente das narrações do Campeonato Saudita também. O jornalista passou por duas cirurgias complexas ontem (05), cujos detalhes não foram divulgados pelo apresentador. Devido a essas operações, ele deixou a Rádio Bandeirantes, por onde também trabalhava há 2 anos e meio. “Belhoras”, Datenão!
TRANSA EM PARIS
Não é nada disso que tu tá pensando aí, ô mente poluída, estamos falando da Rede Transamérica que adquiriu os direitos de áudio das Olimpíadas de 2024, sediada em Paris, na França, informação trazida pelo portal Radioamantes. Segundo o diretor executivo da Transamérica, Fábio Faria, serão mais de 30 profissionais envolvidos na cobertura, e com dois grandes experientes narradores em Olimpíadas entre eles, Éder Luiz e Álvaro José, que já cobriram o evento pela Band e pela Record. Uma baita oportunidade de prestigiar essa galera no rádio, que é mágico. Boa sorte a todos!
TOCA O SINO, SACRISTÃO!
Assim como na semana passada, o jogo entre Fortaleza X Corinthians pela volta da semifinal da Copa Sul-americana, que garantiu ao laion a vaga na grande final pela primeira vez com uma vitória por 2 a 0, deu recordes gigantes de audiência e badalou os sinos nas cidades de ambos os times. Começando por São Paulo onde o primeiro tempo vice-liderou contra a novela da Globo e o segundo liderou com o fim da mesma, marcando 15,9 de média, tendo 26% de participação e um crescimento de 20% em relação ao jogo da ida.
Já em Fortaleza também não foi muito diferente da ida, a TV Jangadeiro liderou o jogo inteiro, tendo 33,1 de média, com picos de 38. Todas as informações são da Kantar Ibope Media. Novamente, parabéns ao SBT e a Jangadeiro pelos explosivos índices!
FESTA NO MARCO
Ainda falando de índices explosivos, apesar da desventura bicolor de deixar escapar o acesso a segundona dentro de casa contra o Amazonas no quadrangular da Série C, a Rádio Liberal teve motivos para comemorar. A Live da partida que teve a narração de André Júnior e grande elenco rendeu a emissora dos Maiorana 335 mil visualizações no YouTube, vencendo a Rádio Clube do Pará (193 mil) e a Super Marajoara (62 mil), além de outros projetos web como XaréuTV (257 mil) e RSLive Sports (227 mil). Parabéns a todos do Sistema Liberal de Rádio!
CLUBISMO NA LIBERTA
Nas colunas passadas eu falei que este ano, a Libertadores Feminina teve uma pulverização geral de emissoras e plataformas de streaming, algo inédito para a competição no Brasil. E agora, em informação divulgada pela própria Conmebol, a pulverização não parou por aí. Os canais ‘“Meu Timão” e “Nosso Palestra”, irão transmitir os jogos do Corinthians e Palmeiras, respectivamente, na competição através do YouTube. Inclusive o “Nosso Palestra” estreou ontem na goleada do Palmeiras sobre o Barcelona de Guayaquil por 5 a 0. Os canais clubistas são a nova tendência, senhoras e senhores, e parafraseando a Sandy: “Nós temos que aceitar”!
RÁPIDAS
Ainda falando de YouTube, pintou surpresa em solo gaúcho: O fiasco do Internacional na semifinal da Libertadores, contra o Fluminense, fez ser antecipada a primeira edição do novo “Debate Raiz” com Leonardo Meneghetti, Fabiano Baldasso e João Batista Filho, gerando 167 mil visualizações em plena hora do almoço. Lembrando que a estreia seria no dia 09/10. Muito bom!
Ainda na terra do chimas, a base do futebol é a zoeira na desgraça do outro, principalmente quando um influencer é muito fanático pelo time e fica pistolaço com a derrota e vira meme. Foi o que aconteceu na transmissão de Inter X Flu no canal de Fabiano Baldasso, que gerou 970 mil visualizações, quase batendo 1 milhão em alguns momentos. Números excelentes! Pena que…
Depois de umas semanas, voltei a fazer o M, isso porque alguém lá na Glória leu esta coluna e atendeu um pedido meu: A Rádio Manchete padronizou a trilha sonora de gol de João Guilherme para todas as narrações. Fica aqui os meus parabéns! Bem mais democrático para com todos os colegas de emissora.
Falando em ouvir preces, alguém na Fórmula 1 deve manjar dos paranauês e marcou o Grande Prêmio do Catar em um horário bem acessível aos fãs paraenses da categoria, 13h. Com isso, corrida ao vivaço para todo o Brasil na Band, sem ser “prejudicado” pela transmissão do Círio de Nazaré na sua afiliada RBATV. Aproveitando o gancho, falei sobre essa cultura de não-transmissão e muito mais em uma matéria especial sobre o Círio e o futebol em meu blog, vale a leitura: https://www.dimensaoesportiva.com/post/círio-de-nazaré-3-provas-de-como-a-fé-e-o-futebol-andam-juntos-em-belém-do-pará
O Dimensão Esportiva vem com uma programação especialíssima para esse fim de semana com 17 transmissões em três dias! Tem Premier League, a Séries A, B e C do Brasileirão, a última define os novos integrantes da segundona, Libertadores Feminina, Fórmula 1 e NFL. Se inscreva no canal do DE no YouTube, seja membro e contribua com apenas 2 reais e prestigie o trabalho dessa turma que tá sensacional: https://www.youtube.com/@DimensaoEsportiva E aqui no site você acompanha as preleções e as coberturas de tudo! Não perca!
E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira tem mais! Tchau, e para aqueles, que como eu, são devotos de Nazinha, um Feliz e Abençoado Círio!
*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.
Comments