*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Susana Hernandes, Chris Henrique, Hugo Rocha e Renan Camargo.
Olá a todos, sejam bem-vindos a mais uma edição do seu Dimensão na Mídia! Na coluna de hoje, vamos falar da NBB que virou a versão brazuca da Bundesliga e distribuiu direitos pra todo mundo, Casimiro que bateu recordes com transmissão da Copa ACERJ, confirmou Paulistão e preparou mega estrutura para o Pan, treta nos bastidores da Rádio Gaúcha e muitos outros assuntos. Fique com a gente!
CARNAVAL DA CESTA
Nas primeiras edições desta coluna, noticiei e critiquei a exacerbada distribuição de direitos de transmissão da Bundesliga no mercado brasileiro de mídia. Mas aqui no Brasil quem adotou o mesmo método foi o Novo Basquete Brasil (NBB) que não satisfeito apenas com a TV Cultura (Aberta) e ESPN (Paga), também distribuiu direitos para o SporTV (Paga), Canal GOAT, UOL, Jumper Brasil (YouTube) e Tik Tok para a temporada 2023/2024 da competição que inicia amanhã (21). Bom, nunca concordei com essa bagunça de direitos, mas nesse caso, irei passar levemente um pano, pois competições OFF-Futebol, na maior parte das vezes são inacessíveis ao grande público, e teve temporada que alguns jogos da mesma NBB foram no escuro, algo realmente inaceitável nos dias de hoje. É acompanhar a organização dessas transmissões e verificar se dará samba ou não.
METEU ESSA MESMO I
Já está tudo pronto para os Jogos Pan-Americanos, que começam hoje em Santiago, no Chile. Este será o primeiro Pan não televisionado da história do Brasil, por isso, a CazéTV preparou uma mega estrutura para tratar o evento com a relevância merecida, de acordo com o jornalista Regys Silva, do portal Surto Olímpico.
Uma das novidades que a Rede Gordo preparou foi o “Multiverso do Pan”, uma live que funcionará 24 horas por dia, onde o público, de qualquer lugar do planeta, escolherá quais as modalidades que quer assistir ao vivo. Além dessa, lives com outros esportes serão abertos e com transmissões na íntegra para o público geral. Além disso, o canal terá três bases distintas de transmissão: os estúdios da Livemode em São Paulo e no Rio de Janeiro, além da Casa Brasil do COB, em Santiago, onde terão narradores e apresentadores da casa, além da presença dos atletas brasileiros para bate-papos.
O Dimensão na Mídia irá acompanhar de perto e deseja boa sorte a toda a equipe da CazéTV nessa empreitada.
METEU ESSA MESMO II
Por falar em Cazé e sorte, essa semana foi de muita festa para a turma do Casimiro Miguel na final da Copa ACERJ, campeonato de futebol society que reuniu profissionais de imprensa que atuam no Rio de Janeiro. A CazéTV (time que teve o próprio Casimiro como treinador) venceu a equipe da Web Rádio Sintonia Esportiva na disputa de shootout (uma espécie de “pênaltis” dessa modalidade) por 2 a 1 e se sagrou campeã da competição, e não só dela, foi de audiência também. Segundo o jornalista Allan Simon, do UOL Esporte, a live que transmitiu a partida, teve no momento da última cobrança, 170 mil simultâneos no YouTube e 58 mil na Twitch. Ao todo, a live teve 820 mil visualizações. Um estouro total! Parabéns ao time pelas conquistas!
METEU ESSA MESMO III
Para encerrar de vez o assunto Casimiro nesta edição, nas colunas anteriores eu falei que as transmissões do Paulistão no YouTube a partir da edição do ano que vem, seriam de responsabilidade da CazéTV. Pois bem, em uma chamada publicada na última quarta-feira (18), o canal confirmou a cobertura do estadual, prometendo fazer o mesmo modelo de cobertura clássico feita em outros campeonatos, com transmissões, irreverência e reacts. É promessa de ser imperdível!
MUDANÇA DE CASA
Após ser destaque no esporte da Bandeirantes, a jornalista Larissa Erthal, que nos últimos anos foi co-apresentadora do “Terceiro Tempo” de Milton Neves, assinou contrato com a RecordTV, informação de Gabriel Vaquer, da Folha. Diferente do que fazia na antiga casa, Larissa atuará no jornalismo factual da emissora dos bispos no Rio de Janeiro, sua terra natal, onde voltou a morar após ser demitida da Band. Bom, nome para o próximo paulistão tem hein, Record? fica a dica!
AUDIÊNCIA DEMAIS PARA UM FUTEBOL DE MENOS
A Seleção Brasileira masculina tropeçou para o Uruguai e deixou seus torcedores no veneno na noite da última terça-feira (17), mas quem ficou estilo aquele meme do Bart Simpson, “Feliz e p#t*”, foi a Globo, que marcou suas maiores audiências em jogos de seleção em São Paulo e no Rio em Eliminatórias. No Rio de Janeiro, a lambança brasileira marcou 32 pontos, com 51% de participação, a maior desde Brasil X Chile em 2017. Já em São Paulo, a partida marcou 27 pontos com 46% de participação, a maior desde Brasil X Bolívia em 2020. Com informações do Kantar Ibope Media e do UOL Esporte. Parabéns a Globo pelos números, o mesmo não digo para a seleção de Fernando Diniz…
ESSA NÃO FOI DEMAAAAAIS…
Uma cena lamentável ocorreu na última quarta (18) durante a jornada esportiva da Rádio Gaúcha de Porto Alegre em sua live no YouTube. O narrador Pedro Ernesto Denardin se revoltou após ter seu áudio cortado durante o pós-jogo de Grêmio X Athletico-PR, pelo Brasileirão, para entrar com a cobertura de Corinthians X Internacional pela semifinal da Libertadores Feminina. Após perceber que o áudio do narrador Marcelo de Bona entrou em cima do pós-jogo, Pedro não entendeu nada, perguntou para o operador o que houve, e após a explicação, jogou o microfone na mesa e levantou proferindo xingamentos à equipe. Por “sorte”, o áudio estava cortado. Torcemos para que cabeças não tenham rolado no Grupo RBS. Mas que foi uma cena constrangedora para quem acompanhou, foi.
RÁPIDAS:
Ainda no assunto fatos lamentáveis, me permita criticar o comportamento de alguns componentes da Sintonia Esportiva nos bastidores da final da Copa ACERJ. Primeiro, um dos integrantes da rádio fazendo, em um post no X, uma comparação debochada do time da CazéTV com o Vasco, e o da Sintonia ao Flamengo, demonstrando “superioridade”, algo sem cabimento algum. E depois da derrota, o perfil oficial da rádio no instagram ao invés de fazer uma postagem agradecendo a quem torceu e parabenizando o adversário pela vitória, apenas fizeram um “X” no banner de campeão, falando que “não foi dessa vez”. Olha, faltou “sintonia” com o espírito esportivo, o bom senso e com a humildade, viu?
A Netflix promoverá o primeiro evento esportivo ao vivo em sua plataforma, o “The Netflix Cup”, uma competição de corrida que reunirá atletas de Fórmula 1 e Golfe em Las Vegas, nos Estados Unidos, no dia 14 de Novembro. A competição teve origem de dois realitys shows da mesma plataforma que contam os bastidores dos dois esportes. Os pilotos Pierre Gasly e Carlos Sainz confirmaram presença.
A Disney tornou pública essa semana os números de arrecadação dos canais ESPN em todo mundo. Segundo o portal MKT Esportivo, a empresa informou que no setor esportivo, lucrou 13 bilhões de dólares em receitas gerais. Só a marca ESPN arrecadou em nove meses mais de 12,5 bilhões de dólares. Essa divulgação faz parte de uma reestruturação na empresa, em busca de investidores para uma ampliação estratégica do setor. É dinheiro ou não é?
A lesão que deixou Neymar de molho até o ano que vem, aparentemente apagou o fogo das detentoras brasileiras pelos jogos do Al-Hilal no Campeonato Saudita. O jogo da equipe de Jorge Jesus contra o Al-Khaleej que ocorre hoje não foi confirmado pela Band, nem pelo BandSports, nem pelo GOAT. Ê, Laiá…
Para encerrar o DNM de hoje, trazemos mais uma boa nova do Dimensão Esportiva: A partida entre Corinthians X Internacional pela semifinal da Libertadores Feminina alcançou um recorde de mais de 500 simultâneos na live do DE no Facebook. Os bons números foram motivos de festa para a equipe, que foi bastante elogiada pelo público que acompanhou até as penalidades máximas. E amanhã, o DE faz uma grande cobertura da final entre Corinthians X Palmeiras a partir das 19h30, em todas as plataformas. Aproveita que a Globo descumpriu a promessa e venha para a verdadeira casa do Futebol Feminino no Brasil! Parabéns a toda equipe!
E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira tem mais! Tchau!
*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.
Kommentare