top of page

Dimensão na Mídia #20 - Pré-Lampions no DAZN, Luta Livre volta a Band e muito mais!

*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Susana Hernandes, João Hudson e Chris Henrique.



Olá a todos, sejam bem-vindos a primeira edição de 2024 do seu Dimensão na Mídia. Antes de mais nada gostaria de pedir desculpas a todos os leitores desta coluna pois havia prometido na última edição do ano que rolaria uma retrospectiva de tudo o que ocorreu na Mídia Esportiva no agora, ano passado, mas por questões pessoais e profissionais, não foi possível escrevê-la. Mas estou feliz por tudo o que ocorreu nas últimas duas semanas de 2023, enquanto a coluna esteve ausente, e resolvi virar a página. Portanto, a edição 20 trará, como prometido e cumprido, notícias inéditas. Vamos que vamos!


Nesse meio tempo rolou muita coisa, SBT perdendo direitos, DAZN ressurgindo do mundo dos mortos-vivos, Esporte voltando a Band depois de quase 30 anos, rapaz, começamos o ano com tudo, então vem com a gente!



DAZN RETORNA A LAMPIONS LEAGUE


Depois de um tempinho chutando grandes eventos para conter gastos, o DAZN resolveu botar seu cropped e reagir. A plataforma de streaming fechou na última quarta-feira (03) um acordo com a Liga do Nordeste e passará a transmitir em formato Pay-Per-View a fase preliminar da Copa do Nordeste que inicia neste sábado (06). As informações são de Gabriel Vaquer da Folha de São Paulo. A plataforma contará com a parceria do canal Nosso Futebol e terá acesso a todos os jogos da competição. Atualmente, a plataforma possui de relevante apenas a Série C do Brasileirão e a NFL, através da League Pass. Será que o gigante acordou ou tá sonâmbulo? É esperar pra ver!



BOBEOU, DANÇOU!


Após o SBT ter nas mãos os direitos do Pré-Olímpico de Futebol Masculino e não aproveitar, quem adquiriu eles com exclusividade foi a Globo, que terá o campeonato em todas as plataformas. Segundo também Gabriel Vaquer, a emissora de Silvio Santos tinha com a Conmebol, a prioridade de escolha para transmitir a competição, já que deteve os direitos da Copa América de 2021, sediada no Brasil e vencida pela Argentina. O prazo expirou e Daniela Beyruti abriu mão da cobertura, prato cheio para os cariocas que adquiriram e tem um cardápio a mais para a cobertura olímpica do grupo. Inicialmente o torneio será transmitido apenas pelo SporTV (TV Paga) e Globoplay (Streaming), caso a Seleção Brasileira avance para rodadas mais decisivas, os jogos ganham a grade da Globo aberta. O Pré-Olímpico acontecerá nos dias 20 de Janeiro e 11 de Fevereiro na Venezuela. Afinal, o que o SBT realmente quer? 



OS GIGANTES DO RINGUE VOLTAM AS TELINHAS


A notícia mais aleatória do ano novo é essa: Após quase 30 anos fora da TV Aberta, as competições de Telecatch, a Luta Livre artística, voltam a dar as caras nas madrugadas da Band. A emissora paulista fechou com a Brazilian Wrestling Federation (BWF), a maior empresa de luta livre da América Latina, na última terça-feira (02) e o campeonato brasileiro da modalidade terá espaço aos sábados, 1 da manhã, começando a partir de amanhã (06). Pra você ter noção da importância desse retorno, a última vez que a modalidade teve exibição na TV, foi em 1998 com o Ratinho, quando ainda estava na Rede Record. 


Não é a primeira investida no retorno do telecatch em sinal aberto, no ano passado, Michel Serdan, em entrevista a um podcast no ano passado, revelou que o clássico programa “Gigantes do Ringue” estava ensaiando um retorno a TV Gazeta, em horário comprado, porém sem datas de estreia anunciada. Quem sabe agora, o mundo da Luta Livre volte a ter o retorno e a renovação dos fãs que merece, hein?



AFRICANOS TAMBÉM RETORNAM COM POMPA


Ainda no assunto Band, quem também retorna após o sucesso absoluto é a Copa Africana das Nações. A emissora paulista adquiriu a edição 2024 da competição com exclusividade em todas as plataformas, no último dia 28 de Dezembro. Inicialmente, boa parte das 52 partidas, que iniciarão dia 13 de Janeiro e terminarão em 11 de Fevereiro, serão transmitidas no Bandplay, canal “Esporte na Band” no YouTube e Bandsports na TV Paga. A Band aberta entrará nos jogos decisivos. Lembrando que na edição de 2022, que teve como campeão o Senegal, a emissora comprou sem tanta cerimônia, e teve um grande sucesso. Agora com repercussão e reconhecimento, a emissora tem na edição deste ano, sediada na Costa do Marfim, a expectativa de repetir ou superar o sucesso de 2022. Boa sorte à Band e desejamos que o sucesso se repita sim!



PODE ESTOURAR OS BALÕES, CLODOVIL!


Após meses de dúvidas a respeito se o tal projeto esportivo da Rede 21 seria enfim realidade, Flávio Ricco do R7 pôs logo uma pedra nisso, de uma vez por todas, esta semana. Segundo o jornalista, uma fonte dentro da Band afirma que o canal será destinado a arrendamentos de qualquer natureza e que a intenção do grupo é fazer dinheiro com o canal. Então tá, né? Não tá mais aqui quem sonhou. 



HUMILHADOS FINALMENTE EXALTADOS?


No apagar das luzes de 2023, o jornalista Gabriel Botto publicou em seu X que a Rede Paraíba de Comunicação, dona das TVs Cabo Branco e Paraíba, ambas afiliadas Globo, enviou uma proposta a Federação Paraibana de Futebol para que a emissora transmitisse um jogo por rodada do Campeonato Paraibano em sinal aberto. Lembrando que até o ano passado, a própria Rede Paraíba possuía os direitos da competição, só que privavam os jogos em uma espécie de Pay-Per-View próprio do “Jornal da Paraíba”, onde os torcedores tinham que pagar preços exorbitantes para assistir, provocando a ira dos mesmos. Este ano, a Federação fechou com a Empresa Paraibana de Comunicação, dona das rádios Tabajara FM e Parnahyba FM, onde irão transmitir os jogos com imagens e de forma gratuita pelo YouTube. Com a entrada de Cabo Branco e Paraíba, entraria mais uma opção para os torcedores, sem tanta mercenarização do mesmo grupo de comunicação. Será que a troca de redes nas concorrentes deu um calor na líder?



COPINHA COMEÇA COM NOVIDADES


Começou na última terça-feira (02) a Copa São Paulo de Futebol Júnior, o maior campeonato de base do Brasil. E no ramo da mídia esportiva trouxe muitas novidades. A primeira foi a pulverização digital do torneio. Além dos canais do “Paulistão” e do “Futebol Paulista”, o YouTube também terá reforço da CazéTV, que terá em seu poder 36 partidas com exibição gratuita, incluindo a final. No ramo pago e aberto, sem nenhuma novidade, o Grupo Globo conseguiu seu espaço e transmitirá uma frente de jogos no seu SporTV e a grande final na Globo aberta, como sempre faz. Outra novidade, é a Rede Vida, que diferente do ano passado, acompanhará a competição desde o seu início, tendo já 5 jogos confirmados a partir do próximo sábado, mas nenhum dos times grandes, como apurou Allan Simon. Opções não faltam, o que resta é curtir e apreciar nossos garotos que são o futuro da pátria. (espero, porque né…)



RÁPIDAS


  • Ainda falando em Copinha, me chama a atenção a desorganização por parte da Federação Paulista de Futebol em questão de pacote gráfico nas transmissões da competição. É um canal com uma fonte de letras, outro canal com outra, Placar de um jeito em um canal, de um outro jeito em outro, alguns lugares errando escudos dos clubes… Meu jesus amado… Alô, FPF, vocês precisam organizar isso o quanto antes, pois está uma zona! Os nossos olhos agradecem.


  • Falando em agradecimento, durante a transmissão de Santos X Remo pela Copinha na CazéTV, a narradora Letícia Macedo agradeceu a premiação, dada por vocês, de “Revelação do Ano” no ‘Troféu’ Dimensão na Mídia, que ocorreu no último dia 30 nas redes do Dimensão Esportiva. Só achamos mancada não ter citado de onde veio o prêmio, mas tudo bem, ficamos lisonjeados mesmo assim. 


  • Na final do Mundial de Clubes algo me chamou a atenção negativamente: O narrador Bruno Cantarelli enchendo a jornada de Fluminense X Manchester City com indiretinhas a Super Rádio Tupi por ela não transmitir o jogo e pela Transamérica, rádio onde atua, ser exclusiva na competição. Achei uma tremenda falta de compostura, não precisava disso, sinceramente. Aposto que a Tupi foi mais feliz tirando a Kelly Jorge da FM O Dia que ter gastado quase meio milhão pra ver o Fluminense perder de 4 para o time do Haaland… 


  • A repercussão da imprensa paraense sobre o jogo do Flamengo contra o Sampaio Corrêa, pelo Campeonato Carioca, no Mangueirão expõe a síndrome de vira-lata que assola não só a nossa classe, como também um tremendo sistema de aculturação que infelizmente afeta e muito o futebol local. Imprensa, Governo e Federação, fazem de tudo para o Flamengo se instalar na cidade, tratando-os como um “rei”, mas se Remo e Paysandu pedir ou reclamar de alguma coisa, taxam de “amadorismo”, “pedem demais”, haja hipocrisia, viu?


  • Encerramos a primeira coluna do ano destacando a gloriosa entrevista que a galera do “Dimensão MVP” concedeu ao narrador Paulo Mancha, onde contou sua vivência de NFL no tempo que ficou na ESPN e sua paixão pela modalidade que, até hoje, deixam muitos fãs com saudade de suas narrações. Vale a pena assistir: https://www.youtube.com/watch?v=LwpZPHyaf9E.


Aproveito o mesmo tópico para agradecer a todos os 1.335 internautas que votaram e aos indicados, como Allan Simon, Paulo Andrade, entre tantos outros, que engajaram no primeiro ‘Troféu’ Dimensão na Mídia 2023. O nosso objetivo com essa premiação foi aproximar o Dimensão Esportiva desse mercado que é sempre rico de talentos e de tanta novidade a cada minuto, e aos poucos conseguimos. DE e Malino Comunica conseguiram seguidores novos e que puderam conhecer o nosso trabalho pelo esporte de forma independente. Seguimos por mais e Muito, Muito Obrigado!



E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira tem mais! Que 2024 seja um ano santo para todos nós! Tchau!



*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.


Comments


bottom of page