*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de João Hudson, Hugo Rocha, Susana Hernandes e Vinícius Barboza.
Olá a todos, sejam bem-vindos a mais uma edição do seu Dimensão na Mídia. Na coluna de hoje, falaremos do acordo que a Globo e a LIBRA estão a ponto de fechar para a transmissão do Brasileirão e também quanto os fluminenses pagaram aos times pela edição do ano passado, além da festa da Band que chegou a liderar com Flamengo X Botafogo pelo Cariocão. Antes de ir pra folia, fique com a gente!
BRASILEIRÃO 2025 50% GLOBAL
Em uma reunião feita na última quarta-feira (08), os dirigentes da Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA) aceitaram a proposta de acordo que a Globo fez para renovar o contrato de transmissão do Campeonato Brasileiro da Série A, de 2025 a 2029, em todas as plataformas dela. Segundo Gabriel Vaquer, da Folha, a proposta que os fluminenses fizeram aos clubes da liga, que também engloba alguns da Série B, foi a oferta de R$ 1,3 bilhão, com possibilidade de aumento para 2 bi, contando com as métricas do Premiere, o seu Pay-Per-View. A intenção da Globo era unir a LIBRA e a Forte Futebol para uma proposta robusta a partir de 2 bilhões, mas ambas decidiram negociar separadamente. Com a proposta aceita, os clubes agora vão assinar uma espécie de “pré-contrato”, enquanto o “sim" não é oficializado. Enfim, seguimos de olho vivo e faro fino, pois ao longo desse mês, e do próximo, haverá muita água pra passar nessa ponte!
TÁ, MAS E A FORTE FUTEBOL?
Pois bem, Gabriel Vaquer informou na mesma matéria que a Globo ainda não chegou a fazer proposta a Forte Futebol, porém também está interessada em fechar acordo. A intenção da FF é que haja uma elevação dos números financeiros para os clubes, o que a LIBRA não conseguiu e acabou cedendo nesta última reunião. Talvez esse tropeço da Globo possa beneficiar SBT e Band, além das empresas de plataformas pagas que podem fazer uma armadilha. O que nos resta é acompanhar bem mais de perto, pois o fim dessa novela está bem próximo.
CAIXINHA, LOMBARDI!
Ainda falando em Globo e Brasileirão, Allan Simon trouxe no UOL uma informação importante sobre a edição do ano passado: O grupo fluminense pagou aproximadamente R$ 2,1 bilhões pela temporada, divididos em TV Globo (R$ 869,4 mi), SporTV (R$ 724,5 mi) e Premiere (R$ 302,4 mi), também contando com os mínimos garantidos a Flamengo, Corinthians, Grêmio e Palmeiras, que chega a R$ 541,9 milhões. E, como já era de se esperar, os times que mais lucraram com essa dinheirama toda foram Flamengo (R$ 275,2 mi), Corinthians (R$ 187,2 mi), Grêmio (R$ 170,1 mi) e o atual campeão Palmeiras (R$ 162,6 mi). Para saber outros detalhes, acompanhe a matéria completa no link: https://www.uol.com.br/esporte/colunas/allan-simon/2024/02/06/globo-pagou-r-21-bi-por-brasileirao-2023-saiba-quanto-cada-time-ganhou.htm
BOMBOU GERAL!
A vitória magra do Flamengo sobre o Botafogo por 1 a 0, no Campeonato Carioca, ocorrido na noite de quarta, rendeu à Band números pra lá de excelentes. No Painel Nacional de Televisão, a emissora marcou 5,2 pontos de média, com picos de 6,3 e share de 9,9%, ficando em segundo lugar, atrás da Globo. Mas foi em duas praças onde o clássico se destacou por completo: No próprio Rio de Janeiro, onde marcou 12 pontos de média, chegando a liderar por 20 minutos nos últimos momentos da partida, e em Belém, onde marcou mais de 10 de média e liderou por meia hora. Parabéns a Band pelos números e pela transmissão, que por sinal foi muito legal, ao contrário do jogo que era um baita remédio para insônia…
FOI BEM, MAS…
Saindo de um clássico para outro, com um amargo empate em 0 a 0, Vasco X Flamengo marcou 9.3 pontos de média com pico de 12 para o SBT no Rio de Janeiro no último domingo (04) e recebendo 5 pontos do modorrento programa da Eliana. No mesmo horário, Globo marcou 15 pontos e a Record ficou com 4.7 pontos. Agora convido você a subir novamente pro tópico de Flamengo X Botafogo na Band e compare… Teve colunista dizendo que o Carioca na Band dava bem menos. Olha, Britto, sinceramente…
DO MAIS ABSOLUTO NADA I
A CNN Brasil anunciou mais um reforço para a sua equipe esportiva para este ano de 2024, trata-se do jornalista Maurício Noriega, que foi por mais de 20 anos comentarista do SporTV, sendo demitido em Abril do ano passado. No canal de notícias, Noriega ficará encarregado de fazer comentários esportivos no “Domingol” com Benja, além dos jornais “CNN Novo Dia” e “Brasil Meio-Dia” diariamente, além de escrever três vezes por semana em um blog próprio hospedado no site do canal. Desejamos boa sorte ao Noriega em sua nova empreitada!
DO MAIS ABSOLUTO NADA II
Quem também se aventurará em novas áreas é Cristiane Dias, que agora será comentarista da World Surf League (WSL) no Brasil ao lado de Ian Cossenza e Edinho Leite. É o reencontro da jornalista com a modalidade, após declarar ao UOL que pegou traumas após cair na água diversas vezes nos treinos. A formação da nova equipe prevê um projeto que fure a bolha e chegue a todos os públicos, falando de surfe de maneira mais simples e prática. Também desejamos boa sorte a toda nova equipe da WSL nessa nova empreitada!
EM MANUTENÇÃO
O maquinista do “Trem Bala”, Alan Neto, está se recuperando de um acidente doméstico que sofreu no final do mês passado, em Fortaleza. Neto fraturou o colo do fêmur e se submeteu a uma cirurgia, sendo liberado dias depois. Enquanto se recupera, o irmão de Neto, e também jornalista Sérgio Pontes, assumiu o comando do programa veiculado no canal do Jornal O Povo no YouTube e na Rádio O Povo/CBN. Em nome da equipe do Dimensão na Mídia, desejamos que a recuperação de Alan Neto seja breve e que logo menos volte a comandar com maestria o seu trem bala!
RÁPIDAS
Ainda falando do “Trem Bala”, Sérgio Pontes esta semana ficou cheio de indiretinhas, afirmando que há emissoras que estão copiando o formato do programa e que apenas aquele era o original. Tudo consta que ele esteja se referindo ao “TVC Esporte Clube”, onde estão os ex-trem bala, Evaristo Nogueira (Homem Mau) e Renilson Sousa (Teimosão) na TV Ceará, antiga casa do formato. Agora, me diga, pra quê isso? Parece adolescente de Facebook, coisa infantil…
Atenção você assinante ou futuro assinante da Amazon Prime Video: A partir de 8 de março para os novatos e 8 de abril para os remanescentes, o preço da assinatura da plataforma muda, agora o serviço custará R$ 19,90 ao mês e R$ 168,80 ao ano. Segundo a líder de divisão da Amazon no Brasil, Mariana Roth, a mudança é para continuar oferecendo mais melhorias à plataforma futuramente. Então, se você tá pensando em assinar para ver a Copa do Brasil, analisa aí pra ver se tá pesado ou não para o seu bolso.
Ainda sobre os streamings, uma notícia relevante da gringa: Disney, Fox e Warner podem unir forças para lançar um streaming totalmente esportivo nos Estados Unidos. Segundo o The New York Times, a medida visa uma questão importante para as empresas de mídia, à medida que os telespectadores abandonam a TV a cabo e os preços disparam pelos direitos de transmissão de eventos esportivos. Já pensou se isso dá certo e chega por aqui? Só que aí o CADE vai infartar com essa possibilidade…
Apesar da bagunça que se encontra, o Paulistão na Record, pasmem, conseguiu mais um patrocinador. O Bradesco se junta ao McDonalds, Eno e Novibet para acompanhar a emissora dos bispos nesta temporada. Coragem, viu…
Encerramos o DNM de hoje com duas notícias bem legais: A Supercopa Rei, conquistada pelo São Paulo, no último domingo teve a presença maciça de toda a equipe do Dimensão Esportiva no Mineirão, sendo a única webrádio a estar com a equipe completa in loco. E, como sempre, foi um estouro de audiência! E por falar em estouro, o canal do DE no YouTube chegou ontem a marca de 4 mil inscritos! Fruto de um trabalho árduo de todos os membros em fazer sempre um jeito novo de falar de esporte! Parabéns a todos nós e que venham mais conquistas!
E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira tem mais! Tchau e um bom Carnaval pra vocês! Curtam com responsabilidade!
*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.
Comments