*Escrita por Rui Guilherme Filho, com contribuição de Igor Mendes, Hugo Rocha e Susana Hernandes.
Olá a todos, sejam bem-vindos a mais uma edição do seu Dimensão na Mídia. E essa semana a nossa equipe foi revirada do avesso com tanta bomba. Brax desistindo da Série B do Brasileirão e deixando Band e Globo em apuros, Téo José rescindindo contrato com o SBT, após três anos de serviços prestados, Corinthians e Santos ameaçando sair da LIBRA… Fique com a gente, pois já diria o saudoso Marcelo Rezende: Dá trabalho pra fazer (E falando em dar trabalho, tem exclusiva envolvendo FA hein, então sossegue aí)!
APERTOU O BOTÃO
E o mundo da mídia esportiva foi abalado com a notícia de que a Brax, após uma temporada (de muito sucesso, inclusive) de transmissões no ano passado, pode estar desistindo da geração da Série B do Brasileirão, na qual tem contrato até 2026. Segundo Flávio Ricco, do Portal R7, a empresa já havia avisado aos clubes e a CBF da desistência, alegando que não estava conseguindo pagar os clubes como prometido no contrato, tendo a própria confederação a pagar tudo. Essa situação chegou a ser confirmada pela Folha de São Paulo, que acrescentou que alguns times já estavam deixando de receber o dinheiro da empresa, temendo que o Santos possa aumentar ainda mais o montante para esse ano, um dos motivos para a rescisão. Até agora nem a Brax, muito menos a CBF, confirmaram a informação, mas o burburinho já está deixando as atuais geradoras do campeonato, Band e Globo, numa tensão total, pois a Brax saindo, a confederação será obrigada a abrir uma nova licitação. Enfim, aguardemos os próximos capítulos.
AGORA QUEM DÁ GLOBO É O SANTOS!
Enquanto a situação da Brax está se desenrolando, o Santos aproveitou e assinou com o Grupo Globo para a transmissão de seus jogos como mandante na Série B nas plataformas pagas, segundo o portal Narradores Brasileiros. Isso significa que por mais que a Brax largue mesmo os direitos, pelo menos os jogos do Peixe serão gerados pela TV. Agora resta saber como fica a TV Aberta, já que os fluminenses não querem nem saber, bom, pelo menos por enquanto né…
SALVEM A LIBRA!
A semana também foi nada boa para a Liga do Futebol Brasileiro (LIBRA) que está com ameaças de prejuízo milionário com o anúncio da saída do Corinthians do negócio. Segundo o clube paulista, o modelo de negócios da liga com a Globo, aceito pela gestão anterior, não oferece um pagamento justo à importância que o mesmo possui no país. Com essa ameaça de saída, a diretoria do Corinthians sinalizou ir para a Liga Forte Futebol, onde fechou um modelo de negócios mais variado, o que interessou muito. Apesar da expectativa, segundo o Portal Terra, a Livemode, uma das parceiras da LFF, pediu para que o clube ouvisse uma outra proposta da LIBRA para convencer se realmente vem para a Forte Futebol ou se permanece na LIBRA, como ocorreu com o Santos, que também ameaçou sair, mas se aquietou após conversas com a Globo. Caso o Corinthians saia mesmo da Liga, o prejuízo seria de R$ 300 milhões, e a Globo pagaria menos 10% se tivesse menos de 9 clubes, e menos 11% se clubes como Flamengo, Corinthians, Palmeiras ou São Paulo deixarem a liga. Assim como o caso da Brax, aguardaremos os próximos capítulos.
FIM DE CICLO
Outra bomba que estourou nesta semana foi a saída de Téo José do SBT, encerrando sua segunda passagem pela emissora de Silvio Santos. O anúncio da rescisão foi feito pelo próprio SBT em nota divulgada à imprensa na última terça-feira (27). O narrador foi peça fundamental para o retorno do setor esportivo da emissora, sendo a voz do FLAxFLU que definiu o campeão do Carioca de 2020, e posteriormente nos jogos da Copa Libertadores em todas as três finais brasileiras, Champions League, Copa América 2021, Copa América Feminina 2022, dentre outros eventos. Em entrevista a Allan Simon no UOL, Téo disse que saiu "realizado” da emissora e que a rescisão foi em comum acordo, já que o contrato do narrador iria até maio. Téo também celebrou os três anos em que ficou na casa, se orgulhando de ter sido um dos pilares do retorno do setor. E é pra se orgulhar mesmo, Téo, você fez um ótimo trabalho! Em nome da coluna, desejamos sucesso em sua nova jornada!
FALANDO EM NOVA JORNADA…
A semana também foi marcada pela movimentação no mercado midiático entre jornalistas, a começar por Ivan Moré, que assinou com a RedeTV! para fazer um programa esportivo na hora do almoço. Sob o título “Qual é, Moré?”, o programa abordará as notícias do dia, bate-papos, reportagens especiais e dicas de apostas esportivas. O programa estreia no dia 11 de março e será exibido de segunda a sexta, às 11h50.
Quem também respira novos ares é a jornalista Vitória Leite, que assinou com a ESPN e será correspondente do canal em Belo Horizonte, no lugar de Duda Gonçalves, que vai reforçar o time de São Paulo. Vitória estava até o mês passado como repórter do Canal GOAT, tendo passado também pela Globo e SporTV.
E pra encerrar, lembram que na edição passada noticiei sobre a demissão de Gustavo Castelucci da Rede Bahia? Pois é, o jornalista já tem nova casa, ou melhor dizendo, retorna a uma casa conhecida, a TVE Bahia, onde irá atuar na cobertura do Baianão na emissora pública como comentarista. Ele fará a sua reestreia no canal em Bahia X Jacuipense, neste domingo (03), em jogo válido pela última rodada da primeira fase do estadual. Em nome de toda a equipe do DNM, desejamos boa sorte aos três em suas novas casas!
SENTA QUE LÁ VEM EXCLUSIVA!
Um carapanã me contou que o Canal GOLIM Sports está negociando com a European League of Football para exibir jogos da competição europeia de Futebol Americano nas suas redes sociais em língua portuguesa. Será a primeira vez que a liga terá visibilidade no Brasil, uma vez que a febre da bola oval está vindo para ficar em solo tupiniquim! Estamos na torcida para que dê tudo certo!
RÁPIDAS
Ainda falando da GOLIM, o canal também adquiriu os direitos da Liga Paulista de Futebol Americano, a SPFL, onde transmitirá três jogos da temporada 2024 no YouTube. São eles: Rio Preto Weilers X Ocelots FA, Corinthians Steamrollers X Caraguá Ghostship e a final do campeonato, que é denominado de SampaBowl. As transmissões começam no dia 09 de Março. Boa sorte ao GOLIM Sports nesta nova empreitada!
A ESPN adquiriu os direitos da United Football League (UFL), uma liga alternativa da NFL no Brasil, algumas informações dão conta de que todos os jogos serão exibidos no Star+ e alguns também na ESPN. Pra quem gosta de ver a bola oval (lá ele), uma boa pedida!
Arredondando a bola, uma novidade para quem curte futebol de continente alternativo: A partir de agora, a Confederação de Futebol da Oceania passará a ter todas as suas competições de clubes e seleções transmitidas ao vivo para o mundo todo através do FIFA+ por dois anos. O acordo foi feito pelas entidades para que a visibilidade desse continente seja aumentada no esporte. A primeira competição a ser exibida será a Liga dos Campeões da Oceania, que chega ao fim da fase de Playoffs. E o melhor: É de graça!
O ex-jogador Denilson renovou seu contrato com a Band até 2027 e vai assinar a papelada ainda esta semana, segundo Gabriel Vaquer. Informou também o jornalista da Folha, que além do “Jogo Aberto”, o pentacampeão do mundo terá um programa só seu na casa. O formato e o horário do programa ainda não foram definidos, mas já estão correndo atrás de viabilidade financeira para tal. Boa sorte e sucesso ao grande Denilson Show em sua nova empreitada!
Encerramos o DNM deixando um convite especial: Hoje, a partir das 20h, o narrador esportivo e jornalista especializado em Mídia Esportiva, Alessandro Oliveira, é o convidado de mais uma edição do “Dimensão Entrevista” nas plataformas do Dimensão Esportiva. O programa terá a apresentação de Igor Mendes, e compõem a bancada os narradores Ivan Pignatari Jr, Chris Henrique e Lucas Assis, o comentarista João Bosco Neto e, este quem vos escreve, Rui Guilherme Filho. Se eu fosse você, já deixava salvo na sua agenda e deixava logo um like maroto no link a seguir. Você não irá se arrepender: https://www.youtube.com/watch?v=RpkHOMqfFUc
E é isso, turma, obrigado a todos que leram até aqui! Próxima sexta-feira tem mais! Tchau!
*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.
Kommentare