top of page
Foto do escritorGabriel de Campos

Dois pódios em duas corridas, entenda as mudanças no carro da Mercedes

Sabemos que os resultados desta temporada da Mercedes estão longe do esperado. A equipe - assim como nenhuma outra - não conseguiu superar a Red Bull e continua buscando melhorias para atingir o topo do pódio em pelo menos uma vez este ano. Para o GP de Mônaco, eles trouxeram atualizações em seu design que renderam bons resultados nas últimas duas provas. Entenda quais foram as mudanças implementadas e seus efeitos.


Mercedes GP Canadá

Novo design nos sidepods da Mercedes

A construtora alemã trouxe um conceito de “sidepod-zero” para o final da temporada 2022 e persistiu neste ano com a ideia. Para o GP de Mônaco em diante, a equipe percebeu que o design não estava funcionando da forma que imaginavam e com isso redesenharam os sidepods da Silver Arrows. Agora, aplicou-se um canal que permite uma passagem de ar direcionada para baixo criando um efeito solo mais eficiente.


Quando o ar é forçado através de um espaço mais estreito, a pressão embaixo do carro é reduzida, fazendo com que o ar circule mais rápido. Isso cria uma grande força que empurra o carro contra o solo, fazendo com que ele permaneça “preso” na pista aumentando sua velocidade.


Assoalho e inclinação

A Mercedes tradicionalmente possui uma inclinação menor de seu carro em comparação com a Red Bull, por exemplo. A equipe notou que não basta criar os canais de passagem de ar para aumentar o efeito solo, a inclinação - também conhecida como “rake” - do carro também é importante.


Veja a diferença entre o carro da Red Bull e o que era o da Mercedes.

Mercedes e Red Bull F1

As montadoras perceberam que quando há uma inclinação maior na parte traseira do carro, o fluxo de ar por baixo é maior. Lembre-se da explicação anterior, quanto mais ar circulando, menor a pressão. A inclinação implementada pela Mercedes em seu assoalho e suspensão, permite esse efeito de maior circulação de ar.


A equipe que possuía uma grande dificuldade em atingir altas velocidades em reta, agora mostrou que as melhorias surtiram efeito. Os GPs da Espanha e Canadá, que são pistas mais largas e que contém grandes retas, mostraram a diferença.


Toto Wolff, chefe da Mercedes, disse que eles trarão mais upgrades para o carro e que miram o GP da Inglaterra, em Silverstone.


Atualmente, a equipe está na segunda colocação do campeonato de construtores, 154 pontos atrás da Red Bull e 13 pontos à frente da Aston Martin.


17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page