top of page
Foto do escritorEwerton Moreira

ANÁLISE: Donte DiVincenzo nessa temporada, está jogando como nos tempos de Villanova

Atualizado: 22 de fev.

Donte DiVincenzo, que também é apelidado de ''Big Ragu'', fez carreira universitária em Villanova Wildcats, onde foi bicampeão nacional. Ele foi selecionado na décima sétima escolha geral do draft de 2018, pelo Milwaukee Bucks, onde foi campeão da NBA, em 2021. Atualmente, DiVincenzo joga no New York Knicks.


REPRODUÇÃO: Getty Images/Sarah Stier



Donte DiVincenzo chegou no College badalado pelo seu último ano no High School, que ele registrou médias de 22.9 pontos, nove rebotes e quatro assistências em sua última temporada, que foi jogada em Salesianum School, que fica em Delaware. Ele também ganhou dois títulos no torneio do estado de Delaware, mas em 2015, que foi quando ele chegou em Villanova, começou discreto, porém, conquistou seu primeiro título na carreira universitária.



A melhor fase em Villanova


Na temporada de 2016/17, o time de Villanova teve uma reformulação no seu elenco, que contou com nomes conhecidos da liga hoje, são eles: Jalen Brunson, Josh Hart e Mikal Bridges, mas então, ''The Big Ragu'' começou a aparecer de forma mais sólida, o jogador sempre foi uma ameaça em bolas de três e consegue oferecer perigo aos adversários, com sua intensidade defensiva, que é uma marca dos times de Villanova, são muito aguerridos e não dão descanso ao adversário para ter chance de arremessos. DiVincenzo terminou a temporada com médias de 8.8 pontos, 3.8 rebotes, 1.7 assistências e 36.5% nos arremessos de três pontos. Na temporada de 2017/18, Donte teve a sua melhor temporada na carreira Universitária, jogando como um sexto homem que vinha do banco para incendiar partidas, portanto, sendo importantíssimo para o título conquistado na temporada, conquistando também o MOP (Jogador Mais Prominente) na final nacional. Ele teve médias de 13.4 pontos, 4.8 rebotes, 3.5 assistências, 1.1 roubos e 40.1% nos arremessos de três.



Chegada na NBA e período no Milwaukee Bucks


Donte DiVincenzo chegou na NBA, em 2018, com fama de vencedor, pelos títulos conquistados em sua carreira pré-NBA, o que era um contraste com a fase do Milwaukee Bucks na época. O time estava se estruturando para competir, mas ainda não estava pronto para chegar até uma final de NBA. A primeira temporada de Big Ragu, foi tímida, ele jogou poucos jogos e com minutagem baixa em todos os 27 jogos que disputou, os Bucks chegaram na final do Leste nessa temporada, mas perderam por quatro a dois para o Toronto Raptors, que foi o campeão da liga, naquela ocasião. Na temporada 2019-20, DiVincenzo foi mais participativo na rotação dos Bucks, chegando a ter 24 jogos de titular, em 66 jogos disputados, certamente a intensidade que o jogador põe nos jogos, foi diferencial para que ganhasse mais oportunidades. Ele terminou a temporada regular com 9.2 pontos, 4.8 rebotes, 2.3 assistências e 1.3 roubos por jogo. O Milwaukee Bucks foi eliminado nas semifinais de conferência para o Miami Heat, por 4 a 1.


Na temporada 2020-21, Donte conquistou titularidade no time dos Bucks, e junto com Jrue Holiday, eles davam muito trabalho para quem arremessasse contra eles. O time dos Bucks estava muito forte nessa temporada, o que se justificou com o título da NBA que foi conquistado por eles. The Big Ragu veio por se machucar nos playoffs e não jogou o restante da temporada, mas durante a temporada regular, ele registrou médias de 10.4 pontos, 5.8 rebotes, 3,1 assistências, 1.1 roubos e 37.9% nos três pontos.



Saída dos Bucks, passagem pelos Kings e Warriors


Donte DiVincenzo acabou perdendo o começo da temporada, pela lesão que ele teve, retornou no dia 25 de Dezembro de 2021. No dia 22 de Janeiro de 2022, Donte fez 20 pontos, em vitória contra o Sacramento Kings, que viria a ser o seu time, 19 dias depois. Em Sacramento teve minutagem expressiva até, mas acabou saindo do time ao fim da temporada.


No dia 8 de Julho de 2022, Donte DiVincenzo foi anunciado no Golden State Warriors. Ele chegaria para ser um reserva, tanto para Stephen Curry, quanto para Klay Thompson, mas também chegaria para reforçar a defesa de perímetro do time, na temporada. DiVincenzo jogou 36 jogos como titular, em 72 disputados, conseguindo registrar dois duplos-duplos na temporada e tendo o que seria o melhor aproveitamento em bolas de três da carreira. As médias na regular foram de 9.4 pontos, 4.5 rebotes, 3.5 assistências, 1.3 roubos e 39.7% nas bolas de três pontos.



Chegada ao New York Knicks e temporada atual


Donte DiVincenzo chegou ao New York Knicks no dia 8 de Julho de 2023, se juntando novamente com Josh Hart e Jalen Brunson, para também disputar uma vaga no time com Quentin Grimes. Inicialmente, DiVincenzo foi um reserva que entrava bastante na rotação do time, mas aos poucos foi ganhando seu espaço. No dia 18 de Novembro de 2023, DiVincenzo registrou 25 pontos, três rebotes, três assistências, três roubos, um toco e acertou nove de 12 arremessos tentados, em 28 minutos jogados. O mês de Dezembro reafirmou a qualidade de Donte DiVincenzo, com ele fazendo dígitos duplos na pontuação em sete, de 14 jogos disputados no mês, com um desses jogos, sendo o de melhor marca da carreira em pontos para o jogador, contra o Indiana Pacers, no dia 30 de Dezembro de 2023. Ele fez 38 pontos, seis rebotes, quatro roubos, duas assistências, um toco e 15 arremessos convertidos, em 21 tentados.


No mês de Janeiro, os Knicks foram castigados por lesões, que fizeram com que o time tivesse que dar mais minutos para aqueles que são originalmente reservas no time. Mas os Knicks suportaram muito bem o momento, somando 14 vitórias em 16 possíveis no mês e com DiVincenzo sendo muito importante nessas vitórias. O jogador registrou dígitos duplos na pontuação em 15 dos 16 jogos disputados, fechando o mês com médias de 15.6 pontos, 3.8 rebotes, 3.3 assistências, 1.1 roubos e 40% nos três pontos, sendo nesse período entre o fim de Dezembro e o mês de Janeiro, o período que ele esteve em melhor forma na NBA e lembrou o jogador que foi decisivo para o título de Villanova em 2018, que era fatal arremessando e incomodava muito na defesa, mas não só DiVincenzo lembra os tempos de Villanova, mas o time dos Knicks também se assemelha ao que Villanova fazia na época de DiVincenzo, muita intensidade defensiva, muita garra pra jogar e um time perigoso no ataque, que conta com uma bola de três que vence jogos. Nos últimos oito jogos dos Knicks, DiVincenzo teve que assumir a titularidade e jogar por muitos minutos já que o time está castigado em lesões, nestes oito jogos, ele teve médias de 26.5 pontos, 4.3 rebotes, quatro assistências, 1.5 roubos, 39.6% nos três pontos, em 40.3 minutos por jogo, a vontade de DiVincenzo pode irradiar seu time numa noite difícil, o que pode ajudar bastante em momentos chave, situação que Big Ragu já se provou bastante antes de entrar na NBA, mas vem mostrando nessa temporada, que ele pode sim repetir tudo novamente.



Este foi meu texto de hoje, sou o Ewerton Moreira e toda semana irei escrever algo sobre essa liga amada por tantos. Siga o Dimensão MVP para notícias de NBA, NFL, MLB e muito mais: @DimensaoMVP no X e @dimensao.mvp no Instagram. Até a próxima!



*A opinião aqui emitida, é de total responsabilidade do autor e não necessariamente reflete a opinião do Dimensão Esportiva.

Comentarios


bottom of page