Pela quarta vez consecutiva, a medalha de ouro vai para os Estados Unidos. Eles venceram a França na final, que ficaram com a medalha de prata; Austrália completa o pódio e conquista a medalha de bronze em cima da Eslovênia.
(Instagram: @fiba)
Os norte-americanos conquistaram mais uma medalha para seu país, que dispara cada vez mais em números de conquistas olímpicas no basquete. Depois da amargurada derrota para a Argentina em Atenas nos jogos olímpicos de 2004, são quatro ouros seguidos no basquete masculino: Pequim em 2008, Londres em 2012, Rio em 2016 e Tóquio em 2020/2021.
A final deste ano foi contra a França, um jogo mais duro do que a última final olímpica, que foi contra a Sérvia e os norte-americanos deram um baile. O jogo terminou 87 a 82 para os Estados Unidos, e tiveram sua revanche contra os franceses, que haviam ganhado deles na primeira rodada do torneio.
Apesar de ter sido outra partida difícil, o placar foi bem controlado, no qual os Estados Unidos ficaram praticamente o jogo inteiro na liderança. A França não se rendeu facilmente. Não queriam que tivesse uma revanche e desejavam vencer novamente seus oponentes. Mas com um belo jogo de Kevin Durant e companhia, o ouro permaneceu com os favoritos.
Kevin Durant fez 29 pontos e comandou o ataque, tendo ajuda de Jason Tatum com 19 pontos. Pela França, Rudy Gobert e Evan Fournier fizeram 16 pontos. Com o resultado, a França ficou com a medalha de prata.
Por: Sergio Perez / Reuters
Eslovênia x Austrália
Os australianos surpreenderam vencendo os eslovenos na disputa pelo 3° lugar e medalha de bronze desses jogos olímpicos. A Austrália venceu por 107 a 93, em mais um incrível jogo de Patty Mills.
Com as eliminações nas semi-finais do torneio, as duas equipes entraram no jogo para buscar ao menos uma medalha. O time da oceania se impôs contra a boa equipe adversária e garantiu o pódio para seu país. Venceram todos os quartos do jogo, mantiveram a liderança a quase todo momento e foram melhores nos principais quesitos, como aproveitamento de quadra, assistências, turnovers etc.
E quem estava esperando um grande destaque individual vindo do time esloveno, se enganou. O australiano Patty Mills teve um jogo espetacular e anotou 42 pontos, além de 9 assistências, sendo fundamental para o triunfo. Pela Eslovênia, Luka Doncic anotou 22 pontos. Com o resultado, os eslovenos encerram sua participação sem levar pra casa nenhuma medalha.
Imagem: Brian Snyder / Reuters
O pódio olímpico no basquete masculino em Tóquio ficou assim:
Ouro - Estados Unidos
Prata - França
Bronze - Austrália
As equipes encerram sua participação no torneio, e a hegemonia norte-americana permanece.
Comments