top of page
gabrielbelaparte

Estados Unidos e França decidem o ouro olímpico no basquete masculino em Tóquio

As equipes se encontram pela segunda vez nessas Olimpíadas, no primeiro confronto os franceses levaram a melhor sobre os norte-americanos, aumentando a expectativa da final.

(Instagram: @usabasketball)


As semi-finais do torneio foram cheias de emoção, e definiram os finalistas das Olimpíadas deste ano. O primeiro jogo foi mais tranquilo para os vencedores, enquanto o segundo foi extremamente apertado, definido apenas no último segundo.


Estados Unidos x Austrália


A Austrália foi derrotada pelos Estados Unidos por 97 a 78, em um jogo controlado pelos norte-americanos. Os australianos, que haviam vencido bem a Argentina nas quartas de final, deixaram seus oponentes avançarem no placar e não conseguiram se recuperar no jogo. Já os Estados Unidos estão mantendo seu favoritismo e vencendo bem todos os seus oponentes, principalmente depois da derrota na estreia contra a França.


O jogo começou bem para a Austrália, que abriu uma boa vantagem no primeiro quarto, e terminaram o primeiro tempo do jogo na frente. Mas o terceiro período a bola não caiu e os Estados Unidos fizeram um quarto arrasador, 32-10, e o placar terminou 74-57 para os atuais campeões. Depois, o resultado foi apenas administrado. Com isso, os australianos encerram sua particiação no torneio depois de chegarem longe e encontrarem uma equipe mais forte e com altas ambições.


Pelos Estados Unidos, Kevin Durant novamente foi o cestinha, com 23 pontos e 9 rebotes. Além de Devin Booker, que anotou 20 pontos. Pela Austrália, Patty Mills foi o maior pontuador de novo, com 15 pontos.

(Instagram: @fiba)


Eslovênia x França


Esse foi o jogo mais emocionante do torneio. Eslovenos e franceses fizeram um belíssimo jogo de basquete, digno de semi-final de Olimpíadas. A França venceu a partida por 90 a 89 e avançou para a final. A Eslovênia ficou pelo caminho na semi-final em sua primeira participação no basquete na história das Olimpíadas. Dessa forma, Luka Doncic tem sua primeira derrota no comando da equipe, no qual estava invicto, com 17-0. Apesar da desclassificação, o futuro é brilhante para o jogador e de seu país na modalidade.


Durante o jogo inteiro, as equipes ficaram coladas no placar, sendo que a maior vantagem foi de 10 pontos. As estatísticas foram parecidas, com uma leve vantagem para os eslovenos. O jogo foi decidido nos detalhes e, principalmente, na última bola. Faltando 30 segundos para o final, Doncic dá uma assistência para Prepelic, que faz uma bola de 3, deixando o placar em 90-89 para os franceses. Depois de um erro francês, os eslovenos tiveram a chance de virar o jogo novamente com Prepelic, que infiltrou no garrafão e tentou a bandeja, mas contou com um incrível toco de Batum, que definiu a vitória francesa faltando 1 segundo para acabar.


Pela França, Nando de Colo fez 25 pontos e Evan Fournier fez 23 pontos, combinando para mais da metade da pontuação francesa. Pela Eslovênia, Luka Doncic se despediu do torneio anotando um triplo-duplo de 16 pontos, 18 assistências e 10 rebotes, além de Mike Tobey, que anotou 23 pontos.

(Instagram: @fiba)


A grande final


Estados Unidos e França irão definir quem será o grande campeão das Olimpíadas de Tóquio no basquete masculino. Há muita expectativa para um ótimo jogo, já que as duas equipes já se enfrentaram nessa mesma competição. Foi na estreia, no qual as equipes eram do mesmo grupo e jogaram entre si.


Na ocasião, a França venceu os Estados Unidos por 83 a 76, em um jogo onde a defesa francesa prevaleceu. Portanto, podemos ter uma revanche nessa final, com os norte-americanos tentando apenas uma e a mais importante vitória sobre os franceses, já que no último confronto eliminatório, quem levou a melhor foram os europeus novamente. O confronto foi na Copa do Mundo de Basquete em 2019, em que a França venceu por 89 a 79.


A final será dia 06 de Agosto, às 23h30 (horário de Brasília).

17 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page