Napoli encerra Jejum de 30 anos, Barcelona ganha sua primeira La Liga sem Messi, Manchester City conquista a tríplice coroa, Bayern tenta perder, mas acaba campeão alemão, PSG vence Ligue One e perde Messi. Nesse suco de futebol europeu, como ficam os brasileiros?
Sem dúvida alguma o melhor brasileiro do velho continente é Vinícius Júnior. O agora camisa 7 do Real Madrid foi peça fundamental na equipe de Carlo Ancelotti sendo líder de participações em gols na temporada com 23 marcados, além de distribuir 21 assistências em suas 55 partidas. Campeão da Copa do Rei com o time Merengue, Vini Jr teve como seu maior adversário na temporada os casos de racismo que teve de enfrentar ao longo das competições que disputou.
Mesmo com todos os ataques e fatores extracampo, o atacante se firmou como um dos melhores jogadores do mundo, para alguns o melhor, na temporada de 2022/2023.
2º Lugar
O segundo lugar fica com Gabriel Martinelli, do Arsenal. Martinelli foi artilheiro dos Gunners na Premier League com 15 gols anotados além de ter distribuído 6 assistências em toda a temporada. O desempenho de Martinelli foi primordial para que o time de Mikel Arteta ficasse grande parte da Premier League na liderança com uma campanha em que atingiu pontuação superior à dos Invictos de 2004/2005 em que foi campeão.
3º Lugar
Ederson figura na terceira colocação, principalmente em função do que foi a sua final de Champions League. Na partida foram 5 defesas difíceis feitas pelo brasileiro e todas de dentro da área. Além disso, o goleiro foi titular em uma campanha histórica do Manchester City em que além da Premier League, os Citizens conquistaram a Champions League e a Copa da Inglaterra chegando a uma Tríplice Coroa que só havia acontecido uma vez na história, com seu rival United.
4º Lugar
A quarta colocação vai para um companheiro de Vini Jr. no Real, Rodrygo. O Rayo fez sua temporada mais artilheira desde que chegou na Europa, foram 19 tentos anotados para o menino da vila. Além disso, ele também atuou mais do que em qualquer outra temporada: foram 41 partidas como titular.
5º Lugar
Na quinta colocação, Casemiro aparece como o principal pilar da equipe do Manchester United. Sua chegada trouxe solidez defensiva para a equipe de Ten Hag, além de ter conquistado a Copa da Liga inglesa e um vice-campeonato na Copa da Inglaterra.
6º Lugar
Em sexto lugar, Gabriel Jesus. A cria da academia chegou com tudo no Arsenal e foi importante na boa campanha da equipe de Mikel Arteta na Premier League. Anotou 11 gols e distribuiu 8 assistências, todas no Campeonato Inglês. Jesus era subutilizado no Manchester City e quando teve a oportunidade de ser titular não decepcionou jogando pelo setor do campo que mais gosta: iniciando pelo meio e caindo para a direita abrindo espaço para o meia que vem atrás pisar dentro da área.
7º Lugar
Em sétimo temos Joelinton. O jogador do Newcastle atua desde segundo volante até centroavante e foi fundamental na histórica campanha da equipe que chegou a Champions League.
8º Lugar
O oitavo lugar pertence à Arthur Cabral. O brasileiro da Fiorentina, que bateu na trave na final de Conference League viveu uma temporada de excelência no futebol italiano. Foram 16 gols na temporada, e se tornou o maior artilheiro da história da Conference League. Alguns veículos chegaram inclusive a noticiar uma negociação entre o atacante e o todo poderoso Milan, será que vai acontecer?
9º Lugar
Em nono lugar aparece Lucas Paquetá, que viveu boa temporada no West Ham, campeão da Conference League. O meio campista distribuiu 7 assistências e marcou 4 vezes na temporada. 2022/2023 serviu como prova de que o meio campista pode atuar em grande nível no campeonato mais difícil do planeta, já que sua chegada à Europa não foi boa no Milan, até que se transferiu para o Lyon e por lá colocou o futebol francês no bolso.
10º Lugar
Em décimo temos o menino Ney, que passou metade da temporada machucado, mas até o momento da sua lesão era o jogador com mais participações em gols no mundo, com 18 gols e 17 assistências em apenas 29 jogos. Neymar ainda tem futuro incerto em Paris. O PSG já disse que aceita negociar o brasileiro em ofertas a partir de 80 milhões de Euros ou por empréstimo. Umas das equipes interessadas pelo camisa 10 é o Manchester United.
Comments