top of page
iancasa1234

Finais da NBA: Uma batalha de boa defesa e bolas de três

Os jogos das Finais demonstram uma disputa parelha, com ambos jogando em um estilo parecido.

(Jaylen Brown enterrando nas Finais; Reprdoução: Instagram/@celtics)


As finais da NBA já começaram com muito fervor e uma disputa muito parelha entre duas franquias consagradas. Golden State Warriors e Boston Celtics estão empatados nesses dois primeiros jogos, e demonstram um confronto empolgante, com ambos apresentando um jogo semelhante em muitos aspectos, com uma defesa fechada e bolas de três.


Os dois times estão com "sangue nos olhos" para recuperarem sua grandeza por esse título de campeão. Os Warriors buscam reerguer sua dinastia, interrompida pela derrota aos Raptors em 2019, que sucedeu em duas temporadas longe dos playoffs, marcada por lesões e péssimas campanhas. Já, o Boston Celtics, que há mais de 10 anos não ganha um título, querem finalmente conquistar o 18º anel e se tornar a franquia mais vitoriosa da NBA- pois atualmente se encontram empatados com o Los Angeles Lakers.


No primeiro jogo, os Celtics superaram Golden State, naquilo que é considerado a especialidade deles: as bolas de três. A partida começou com Golden State levando a melhor, até o terceiro quarto a equipe de São Francisco relaxava com uma vantagem de 10 pontos. No outro lado, o treinador Ime Udoka preparava uma reação do seu time, que arrancou uma virada espetacular e ganhou de 120 a 108. A chave crucial foi o desempenho inesperado nesses arremessos na linha de três, com aproveitamento de 50%, com ao todo 21 arremessos convertidos. Jaylen Brown e de outros jogadores coadjuvantes, como Al Horford e Derrick White, foram os principais responsáveis pela essa guinada.


(Stephen Curry de volta às Finais; Reprdoução: Instagram/@warriors)

No jogo 2, ambos os times tiveram números equivalentes na bola de 3, covertendo 42%, com 15 acertos para cada lado. Golden State chegou mais atento para partida, não querendo sair de casa em uma desvantagem de 2 a 0. Stephen Curry foi quem chegou para arrematar o jogo. Com 29 pontos e uma marcação defensiva discreta, porém, eficiente. Aspecto de seu jogo, que sempre foi muito criticado e subestimado, agora recebeu o seu devido destaque. Boston, por outro lado, sofreu, especialmente com a defesa dos adversários, que dificultavam a infiltração à cesta e respondiam rápido no contra-ataque. Muitos jogadores ficaram pendurados por faltas, como Brown, estrela da série pelos celtas, que contava já com três faltas no primeiro período. E a outra estrela da franquia, Jayson Tatum, parece ainda não ter ainda realmente aparecido para a final. Não deu outra, o resultado foi de 107 a 88.


Nas próximas duas partidas, jogo 3 e 4, seguiu quase o mesmo roteiro. Muitos arremessos de três- apesar de uma conversão menor, tendo cada equipe com menos que 40%-, uma defesa muito pesada e com Golden State ressurgindo no terceiro quarto. Cada jogo, um time levou a melhor, deixando a decisão da final ainda mais tenso, com a série empatada no 2 a 2. E esse "fogo" entre as equipes não dá sinal de cessar tão cedo, com Golden State retornando com tudo igual para casa, para o jogo 5, que irá ocorrer nesta segunda-feira (13/06), às 22h (Horário de Brasília), que promete dar sequência a esse duelo acirrado com muito suor na defesa e arremessos de três.



(Texto escrito por: Ian Casalecchi)



21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page