A desativação dos servidores ocorrerá na próxima sexta-feira (06), e a Sony irá reembolsar todos os usuários da PlayStation Network, Epic Games Store e Steam que adquiriram o jogo.
Foto: Divulgação/PlayStation
Desenvolvido pela Firewalk Studios e publicado pela Sony, Concord, que lançou no último dia 23 de agosto, terá servidores desativados antes de completar um mês de lançamento. Em uma publicação feita nesta terça-feira (3), a companhia afirmou que analisou o feedback do público e decidiu retirar o live-service do ar na próxima sexta-feira (06).
De acordo com a gigante japonesa, a decisão foi tomada para que ela possa “explorar opções, incluindo aquelas que vão alcançar melhor nossos jogadores”. A companhia também afirmou que vai iniciar o processo de reembolso para todos os jogadores que adquiriram as versões digitais do Concord.
A Sony também afirmou que aqueles que adquiriram uma versão em mídia física de Concord devem procurar os lojistas responsáveis para saber como devem prosseguir com o reembolso.
Além disso, ela afirmou que, no caso das cópias vendidas pela loja digital da própria PlayStation, o dinheiro dos consumidores pode demorar entre 30 e 60 dias para ser reembolsado. Caso o meio de pagamento original não esteja mais disponível, o valor investido no jogo de tiro com elementos cooperativos vai ser convertido em créditos da PSN, possibilitando os jogadores adquirirem um outro jogo ou conteúdo na loja do console.
Qual o motivo do fracasso de Concord?
A decisão radical envolvendo o futuro de Concord foi tomada depois que os números de vendas vieram à tona, provando o fracasso comercial do jogo. Através de um relatório compartilhado pela IGN norte-americana, foi mostrado que somente 25 mil cópias foram vendidas ao tod — sendo 10 mil na Steam, e outras 15 mil na versão para PlayStation 5. Vale lembrar que o jogo demorou 8 anos para ser produzido, tendo um custo de US$100 milhões para ser desenvolvido.
No anúncio, já vimos que o jogo não foi bem recebido. A principal reclamação do público é que Concord aparentava ser um jogo extremamente genérico e mal feito, além das reclamações sobre um jogo do gênero 'hero-shooter' custar US$40, enquanto o principal jogo da categoria (Overwatch) é gratuito. Inclusive, o game vinha sendo chamado por alguns apelidos como "overwatch genérico" e "overwatch da shopee", na internet.
Reembolso na PlayStation Store promovida pela Sony, não é novidade
Não é a primeira vez que a Sony promove o reembolso de algum jogo que teve lançamento problemático, porém, é a primeira vez que isso acontece com um first-party da companhia.
Vale lembrar que no ano de 2020, o Cyberpunk 2077 teve um lançamento problemático, que ocasionou a retirada do versão digital da PSN, que só retornaria em junho de 2021, e fez com que a Sony lançasse uma página de reembolso para o jogo da CD Projekt Red.
Comments