top of page
iancasa1234

Fora dos playoffs: O fracasso dos Lakers

Sem se classificar para a pós-temporada, Los Angeles Lakers tem uma temporada frustrada.

(Los Angeles Lakers eliminados dos playoffs 2021-2022;  Reprodução: Instagram/@lakers)
(Los Angeles Lakers eliminados dos playoffs 2021-2022; Reprodução: Instagram/@lakers)

Sob a derrota ao Phoenix Suns, por 121 a 110, junto com a recente vitória do San Antonio Spurs contra o Denver Nuggets, o Los Angeles Lakers tem sua temporada encerrada precocemente, com nenhuma chance de jogar nos playoffs, e nem sequer mesmo no play-in da Conferência Oeste, mostram terem sido um dos times mais decepcionantes da história da NBA.


No começo da temporada, Lebron James rodeado por um elenco estrelado na equipe foi considerado um dos favoritos candidatos ao título de campeão. A troca pelo ex-MVP Russell Westbrook para criar um trio avassalador com Lebron e Anthony Davis gerou muita empolgação e pequenos receios aos torcedores para o que poderia ocorrer em quadra. Para completar, a diretoria procurou reformular o time colocando uma mistura de jogadores jovens, como Malik Monk e Kendrick Nunn, e muitos veteranos, com Carmelo Anthony, Ariza, Howard, Bazemore e outros experientes jogadores, com a média de 31.2 anos de idade tornaram-se o time mais velho da história.


Logo, não haveria como dar errado a junção de jogadores desse calibre, comandados pelo técnico campeão Frank Vogel. Infelizmente, sim. Mas o que explica o péssimo desempenho do time de Los Angeles:


Os erros

Nos últimos anos, o astro Lebron James vem atuando mais na armação, exercendo bastante a função de play-maker, isso levou muitos problemas com a chegada de Westbrook, também conhecido por jogar da mesma forma. Ambos não conseguiram desenvolver a química em quadra, gerando muitos impasses no ataque. Mesmo, sendo conhecido por ter uma dificuldade em se adaptar a novas equipes, demorando meses para trazer seu jogo à tona com triplo-duplos e boas performances. No entanto, esse não foi o caso com os Lakers, Russ não conseguiu se encontrar no jogo, e observando as suas estatísticas nota-se a ineficiência de seu desempenho, com poucos pontos e assistências e muitos turnovers.


Mas não é justo colocar toda a culpa em Westbrook, pois o time inteiro é uma bagunça. Os veteranos que um dia fizeram história na liga estão distante de seus auges, enquanto os mais novos não tem a experiência o suficiente. Além disso, a diretoria parece ter errado também ao contratar muitos jogadores que possuem estilos semelhantes, deixando o esquema tático um tanto previsível. E Frank Vogel, campeão na bolha, parece não ter encontrado uma forma de organizar esse elenco, nem mesmo na defesa, considerado seu ponto forte como treinador, e agora está com a quarta pior defesa- mostrando como faz falta o Alex Caruso, depois de ter sido deixado de lado. E nem mesmo, o ataque compensou com 111.59 PPG (Pontos por jogo) e a incapacidade de resolver no Clutch time.


Para somar há essa experiência horrível, houve uma porção de lesões que impediram o andamento da franquia. Já na pré-temporada, colocaram dois jogadores em questão, Trevor Ariza e Kendrick Nunn, que perdeu a temporada. Mas a mais importante de todas foi Anthony Davis. Mesmo não atuando com a mesma qualidade e vontade que tinha antes de conquistar o anel de campeão, ainda quando tem seus lapsos de All-Star continua uma peça imprescindível, no entanto as lesões impossibilitaram, deixando-o a maior parte fora de quadra.


De outro lado, só restou Lebron James para carregar os Lakers. Aos 37 anos, manteve números impressionantes, sendo um dos líderes de pontuação da temporada, com 30.3 pontos de média. Isso não foi o suficiente para salvar o fracasso do time californiano, o que podemos ver a sua clara insatisfação ao faltar o jogo decisivo contra o Phoenix. Ao longo das 18 temporadas de Lebron, está é a quarta vez em sua carreira que não participa dos playoffs, sendo a segunda por Los Angeles.


Com ainda três jogos até o fim da temporada regular, só resta aos Lakers pensar quais serão seus passos para o futuro.

20 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page