top of page

Giro NBA #06 – Corrida pelo sexto homem, caso Giddey, jogadores da semana e mais

Foto do escritor: Pedro JuliãoPedro Julião


Bem-vindos a da sexta edição do Giro NBA no Dimensão Esportiva. Uma coluna semanal que traz as principais notícias da semana no mundo do basquete americano. Nessa edição vamos trazer a repercussão do caso Giddey, a briga pelo sexto homem, anúncio dos melhores jogadores da semana de cada conferência, recordes da NBA e os destaques da semana 5.


JOGADORES DA SEMANA




Reprodução:Nba.com

OESTE


Na Conferência Oeste, o jogador da semana 5 foi o ala-armador norte-americano Devin Booker, Booker liderou o Phoenix Suns nessa semana invicta de 4 jogos e 4 vitórias com médias de 30,3 pontos, 5,3 rebotes e 7,8 assistências por jogo.

Devin Booker chega a sua oitava conquista como jogador da semana na sua carreira e ultrapassa o até então recordista da franquia Steve Nash com sete, se tornando o recordista pelo time do Arizona.


LESTE


Pela Conferência Leste, o jogador da semana 5 foi o ala ítalo-americano Paolo Banchero, ajudando o Orlando Magic nessa campanha histórica até o momento de 12V-5D. Em 4 jogos dessa semana foram 4 vitórias com médias de 23,5 pontos, 5,5 rebotes e 5 assistências por jogo.

É a primeira conquista de jogador da semana para Banchero, a última vez que um jogador do Orlando Magic foi eleito jogador da semana foi com o pivô Nikola Vucevic na temporada 2019-2020.


CORRIDA PARA O SEXTO HOMEM


O portal especializado na NBA, Hoopshype, fez um ranking de como está a corrida para o prêmio de sexto homem da temporada. Segue a lista elaborada pelo portal:


1º: Austin Reaves – Los Angeles Lakers

2º: Immanuel Quickley – New York Knicks

3º: Tim Hardaway Jr – Dallas Mavericks

4º: Cole Anthony – Orlando Magic

5º: Mo Wagner – Orlando Magic

6º: Duncan Robinson – Miami Heat

7º: Chris Paul – Golden State Warriors

8º: Malik Monk – Sacramento Kings

9º: Bogdan Bogdanovic – Atlanta Hawks

10º: Jaime Jaquez Jr – Miami Heat


NBA na História


Isaiah Jamar Thomas, mais conhecido como Isaiah Thomas armador que impressionava a liga inteira por ter apenas 1,75m de altura, selecionado na 60ª escolha do Draft de 2011 pelo Sacramento Kings. Isaiah fez boas temporadas pelas franquias de Sacramento (2011-2014) sendo nomeado novato do mês duas vezes. Passou pelo Phoenix Suns na temporada 2014–2015 para enfim chegar a franquia que fez história, o Boston Celtics onde ficou de 2015 até 2017.


O ponto em destaque foi o recorde que o baixinho Isaiah quebrou, na temporada 2016-2017 ele chegou a 43 jogos seguidos marcando pelo menos 20 pontos, o recorde era antes pertencente a lenda John Havlicek que defendeu o Celtics nos anos 60 e 70 com 40 jogos com mais de 20 pontos.


O armador está sem time desde a temporada 21-22 quando atuou pelo Charlotte Hornets. Aos 34 anos de idade, Isaiah ainda busca uma oportunidade de voltar a NBA.



Imagem: Brian Babineau/NBAE via Getty Images


A.C. Green Jr., conhecido A.C. Green ou Iron Man como era chamado pelos fãs, hoje com 60 anos AC Green tem uma das marcas mais imbatíveis da NBA. Escolhido pelo Los Angeles Lakers na 23ª escolha do draft de 1985. Foram ao todo 16 ano na NBA, draftado pelo Lakers em 1985 permaneceu até 1993, indo para Phoenix no mesmo ano e ficando até 1996, em Dallas atuou de 1996 até 1999 quando retornou ao Lakers para jogar mais uma temporada, AC se aposentou na temporada 2000-2001 quando jogou pelo Miami Heat.


O recorde que AC Green carrega é o de mais jogos consecutivos, foram 1.192. Ao todo o Iron Man perdeu apenas três partidas desde a sua estreia na liga. Tudo isso começou na vitória dos Lakers sobre o San Antonio Spurs em 19 de novembro de 1986 e se encerrou também com vitória dessa vez do Miami Heat contra o Orlando Magic no dia 18 de abril de 2001. Foram 14 temporadas e meia atuando em todos os jogos.


Entre as principais conquistas da carreira do ala-pivô destacam-se os 3 títulos da NBA - 1987, 1988 e 2000 e uma vez NBA All-Star em 1990, todas pela equipe de Los Angeles.


Imagem: Focus on Sport/Getty Images



CASO JOSH GIDDEY


Infelizmente a bela campanha do Oklahoma City Thunder de 11V-5D não foi o destaque nos noticiários essa semana. Isso porque o ala-armador Josh Giddey está sendo acusado de manter relação inapropriada com uma garota menor de idade.


A denúncia foi feita por um perfil anônimo no Twitter/X, as alegações partem do princípio de que o jogador de 21 anos estaria se envolvendo com a garota de 15 anos e que ainda está no high school, caso confirmado o jogador será processado. Ao ser questionado durante a semana, Giddey preferiu não comentar sobre o caso. Segundo notícia do New York Post, o ala tem um contrato de cerca de 40 milhões de dólares com uma marca de cerais australianos que pode ser encerrada com o passar das investigações.


O australiano foi a 6ª escolha no draft de 2021 e que nessa temporada conta com médias de 12,3 pontos, 5,7 rebotes e 4,5 assistências por jogo.


FIQUE DE OLHO


Alguns jogadores estão surpreendendo e se destacando positivamente nesse início de temporada. Aqui estão alguns, entre novatos e veteranos, que estão tendo uma season bastante proveitosa:


Keyonte George: O rookie do Utah Jazz, que foi draftado na pick 16 com um prospecto de 5 estrelas, começou abaixo das expectativas, mas está conseguindo evoluir e se tornando uma peça crucial da equipe de Salt Lake, sendo inclusive o cestinha da equipe na vitória contra o Pelicans.


Jaime Jaquez: A pick 18 do Draft de 2023 vem fazendo bons jogos pela equipe do Miami Heat, com bons números do perímetro, tendo apenas 7 jogos abaixo de 40% de acertos da linha de 3 pontos. Além disso, vem sendo bastante regular na defesa da equipe da Florida.


Eric Gordon: O veterano da equipe do Suns, que está substituindo o lesionado Bradley Beal, vem contribuindo com a equipe de Phoenix, mesmo sem uma de suas principais estrelas. O ala-armador tem 15 pontos de média e vem dividindo com Booker e Durant o papel ofensivo da franquia.


Goga Bitadze: O pivô da equipe do Orlando Magic vem fazendo uma temporada sólida, ganhando mais protagonismo. O georgiano de 24 anos, draftado pelo Pacers, está sendo peça importante para a surpreendente temporada da equipe da Florida, principalmente no setor defensivo.


*As opiniões aqui emitidas são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.

Comments


bottom of page