*Esta edição foi realizada em conjunto por Daniel Lopes e Pedro Julião.
Bem-vindos a décima-primeira edição do Giro NBA no Dimensão Esportiva. Uma coluna semanal que traz as principais notícias da semana no mundo do basquete americano. Nessa edição vamos trazer a ascensão de Tyrese Haliburton, os jogadores da semana, para onde vai a NBA na expansão e o momento histórico.
TYRESE HALIBURTON: NOVO “POINT GOD”?
Uma das novas estrelas da NBA, o armador do Indiana Pacers está cravando cada dia mais sua vaga como um dos rostos da liga. Haliburton, que foi a principal peça do vice campeonato da NBA In-Season, vem desempenhando grandes atuações também na temporada regular e promete disputar bastante nos playoffs.
Dentro de comparações recentes sobre sua capacidade de armação com as de Chris Paul (chamado carinhosamente de Point God, em referência a sua posição, point guard), Haliburton fez história batendo recordes individuais. O número 0 do Pacers se tornou o primeiro jogados a marcar 20 pontos e 20 assistências em jogos seguidos nos últimos 29 anos, e apenas o terceiro na história (John Stockton, em 1990 e Magic Johnson, em 1994). Não apenas isso, mas o jogador do Pacers foi o que menos cometeu turnovers nos jogos, com apenas 2. Além disso, ele também foi apenas o segundo na história a ter uma partida de 20/20 com nenhum turnover, na vitória por 120x104 contra o Chicago Bulls. O último havia sido Chris Paul. E aí, o que dá para esperar do futuro do armador?
JOGADORES DA SEMANA 10
OESTE
Pela Conferência Oeste, o jogador da semana 10 foi o armador canadense Shai Gilgeous-Alexander, principal liderança do surpreendente OKC, teve na semana 10 um recorde de 4-0 e médias de 33.5 pontos, 5.3 rebotes e 6.5 assistências.
É a segunda vez que o armador ganha o prêmio de jogador da semana.
LESTE
Já na Conferência Leste, o jogador da semana 10 foi o armador Tyrese Haliburton. Na semana que fez história com os jogos de 20/20, Haliburton faturou o título individual com incríveis médias de 25.3 pontos, 4.7 rebotes e 17.7 assistências.
É o segundo prêmio de jogador da semana para o armador.
VAMOS FUGIR, TÔ CANSADO DE ESPERAR...
Esse momento a NBA já está discutindo os próximos passos para a expansão e chegar a 32 times e com isso as especulações e discussões crescem e o The Guardian fez uma reportagem elencando possíveis sedes para novos times e vamos colocar as 4 opões com mais chances segundo a reportagem:
Las Vegas - Virou a cidade queridinha das ligas americanas, após o sucesso do Las Vegas Golden Knights e tem muito apelo por ter turistas o ano todo e isso pode facilitar e muito o processo de mudança para lá. Como falamos o Golden Knights já tem uma Arena e isso também ajuda, pois não precisaria de investimento nenhum para que o time se estabeleça, ou seja, é um ganha-ganha para a liga e o novo dono de franquia.
Seattle - Após a saída do Supersonics em 2007 se sentem orfãos de um time da NBA e tem o novo estadio do Seattle Kraken que poderia ser utilizado para a franquia de basquete. Lembrando que é uma cidade com muita grana por conta das Tech e a principal é a Amazon que tem sede lá.
Cidade do Mexico - Provavelmente vai ser a primeira cidade latina a ter uma franquia da NBA e isso tem um apelo fortissimo, sendo que temos eventuais anuais lá como NBA Global Games e por isso espera-se que uma franquia se estabeleça por lá num segundo movimento de expansão.
Montreal - A cidade conta com os Canadiens que tem uma excelente média de público, tem facilidade de acesso para cidades perto do lago Michigan como Detroit, Cleveland, Chicago, Indiana e até mesmo Nova Iorque e Boston que fica na direção do Atlantico. Mas como a cidade do México tem também o fator tempo para que ela seja um potencial candidato.
NBA NA HISTÓRIA
Ernie DiGregorio foi o terceiro jogador da história a ter 25 assistências e o primeiro rookie a fazer tal feito, que seria apenas repetido por Nate McMillan em 1987.
Um segundo fato interessante é que no dia 4 de janeiro de 2005, Jermaine O'Neal marcou 55 pontos na vitória do Indiana Pacers por 116-99 sobre o Washington Wizards.
E este foi o Giro NBA de hoje, siga o Dimensão MVP para mais notícias de NBA, NFL, MLB e muito mais: @DimensaoMVP no X e @dimensao.mvp no instagram! Até a próxima!
*As opiniões aqui emitidas são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.
Comentários