*Esta edição foi realizada em conjunto por Pedro Julião e Daniel Lopes
Bem-vindos a décima-terceira edição do Giro NBA no Dimensão Esportiva. Uma coluna semanal que traz as principais notícias da semana no mundo do basquete americano. Nessa edição vamos trazer sobre as pontuações históricas, NBA na história e os jogadores da semana. Vem com a gente!
RECORDE DE JOEL EMBIID
Dia 22 de janeiro de 2023, esse foi o dia que o pivô Joel Embiid cravou o seu nome na história do Philadelphia 76ers como o primeiro jogador a anotar 70 pontos em uma única partida. Um adendo, Wilt Chamberlain também tem seus recordes em Philadelphia mas na época a franquia tinha o nome de Philadelphia Warriors, com o jogo histórico de 100 pontos.
Embiid anotou 70 pontos, 18 rebotes e 5 assistências na vitória do Philadelphia 76ers contra o San Antonio Spurs na Wells Fargo Center, casa dos Sixers por 133 a 123. Até o intervalo já tinha anotado um duplo-duplo com 34 pontos, 10 rebotes e 2 assistências, era o vigésimo primeiro jogo consecutivo que o pivô anota 30 pontos ou mais. No segundo tempo continuou com o ritmo para bater o recorde da franquia que não é alcançado desde 1967.
PONTOS A TODO VAPOR!
Quem também se deu muito bem na rodada da NBA foi o pivô do Minnesota Timberwolves, Karl Anthony-Towns. O número 32 dos Lobos anotou seu “career high”, a maior pontuação da sua carreira. Diante do Charlotte Hornets, KAT anotou incríveis 62 pontos, 8 rebotes e 2 assistências. Dos seus 62 pontos, 30 foram marcados da linha de três (10/15, 66% de aproveitamento). A marca de KAT também entrou na história do Timberwolves, sendo a maior pontuação em 1 jogo da história da franquia. Apesar disso, o pivô viu seu time perder diante do Hornets por 125x128.
18 ANOS DOS 81 PONTOS DO KOBE! MÍSTICA DO 22/01?
Falando em grandes pontuações, não há como não lembrar da histórica partida de Kobe Bryant no dia 22/01/2006. 18 anos atrás, um dos maiores jogadores da história do Los Angeles Lakers anotou incríveis 81 pontos diante do Toronto Raptors. A partida terminou em 122x104 para o Lakers, com Kobe tendo números de 81 pontos, 6 rebotes, 2 assistências, 3 roubos e 1 toco, sem dúvidas uma das maiores performances individuais da história da Liga. No aniversário dessa conquista, Joel Embiid e Karl Anthony Towns honraram o legado do Mamba na NBA, fortalecendo a “Mística do 22/01”.
JOGADORES DA SEMANA 13
OESTE
Pela Conferência Oeste, o jogador da semana 13 foi o ala americano Kevin Durant que ajudou o Phoenix Suns com uma campanha invicta durante a semana, foram 3 jogos e 3 vitórias com médias de 31 pontos, 6.3 rebotes e 2.3 bloqueios por jogo.
Durant que não conquistava o prêmio desde dezembro de 2022 ocupa a terceira lugar de jogadores que mais conquistaram o prêmio de jogador da semana com 32 prêmios, atrás apenas de Kobe Bryant com 33 e Lebron James com 67.
LESTE
Já na Conferência Leste, o jogador da semana 13 foi nada mais nada menos que o pivô Embiid do Philadelphia 76ers, que colaborou com uma campanha perfeita nessa semana foram 4 jogos e 4 vitórias com médias de 37.8 pontos, 8.5 rebotes e 5 assistências por jogo.
É o décimo quarto prêmio de jogador da semana para o candidato a MVP dessa temporada.
E este foi o Giro NBA desta semana, a gente se vê na próxima edição! Para saber mais sobre basquete e outros esportes americanos, siga @DimensaoMVP no X e @dimensao.mvp no Instagram! Forte abraço!
*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.
Comentarios