*Esta edição foi realizada em conjunto por Pedro Julião e Daniel Lopes
Bem-vindos a décima-quarta edição do Giro NBA no Dimensão Esportiva. Uma coluna semanal que traz as principais notícias da semana no mundo do basquete americano. Nessa edição vamos trazer a prisão de Rajon Rondo, pontuação histórica de Luka Doncic, regra que pode acirrar ainda mais a disputa pelo MVP e os jogadores da semana. Vem com a gente!
RAJON RONDO PRESO EM INDIANA
No último domingo (28/01), foi divulgada uma notícia que pegou muitos fãs da NBA de surpresa: O armador bicampeão e quatro vezes All Star, Rajon Rondo havia sido preso na cidade de Indiana, por porte ilegal de arma de fogo e de drogas. Vale lembrar que Rondo não pode portar arma de fogo por uma decisão judicial contra ele, porém, foram encontrados com ele além do armamento, pacotes de maconha e cachimbo. O ex-jogador foi conduzido para a cadeia do Condado de Jackson, mas solto mediante pagamento de fiança.
Rajon se aposentou em 2022, após rápida passagem pelo Cleveland Cavaliers. O jogador ficou marcado principalmente por suas passagens em Celtics e Lakers, sendo o único jogador na história a ganhar título da NBA pelos dois rivais. Rondo foi draftado pela franquia de Boston com a escolha número 21 do Draft de 2006. Lá, passou 9 anos e ganhou o título da NBA de 2008. Após isso, passou por Dallas Mavericks, Sacramento Kings, Chicago Bulls, New Orleans Pelicans, Los Angeles Lakers (onde conquistou o título de 2020), Atlanta Hawks, Los Angeles Clippers e Cleveland Cavaliers.
73 PONTOS PARA LUKA DONCIC
Draftado em 2018, o ala-armador esloveno Luka Doncic vem fazendo a melhor temporada da sua carreira com médias de 34.7 pontos, 9.6 assistências e 8.6 rebotes por jogo. Luka que na rodada de natal teve uma atuação de gala marcando 50 pontos, 15 assistências e 6 rebotes na vitória por 128-114 contra o Phoenix Suns.
Mas na última sexta-feira (26), contra o Atlanta Hawks em Atlanta, Luka Doncic liderou o Dallas Mavericks na vitória por 148-142, o esloveno chegou ao seu career high. Já no início do 3º quarto Luka estava quase batendo o triplo-duplo, a noite mágica para o ala-armador do Dallas terminou com 73 pontos, 7 assistências e 10 rebotes batendo também o recorde da franquia.
Foi a maior pontuação de um atleta da NBA desde os 81 pontos de Kobe Bryant em 2006 contra o Toronto Raptors, detalhe curioso é que esse recorde foi quebrado na mesma semana quando Joel Embiid anotou 70 pontos contra o San Antonio Spurs na segunda-feira (22/01).
ESTRELAS DA NBA FORA DA BRIGA POR TÍTULOS INDIVIDUAIS?
A NBA implantou uma regra para os títulos individuais que vem sendo uma pedra no sapato pra algumas estrelas. A liga, no fim da temporada passada, anunciou que para se manter na disputa, os jogadores tem que participar de, no mínimo, em 65 dos 82 jogos da temporada regular. Essa medida foi tomada para combater a ausência de grandes jogadores nesse momento da temporada. Um jogador que vem tendo dores de cabeça com relação a isso é o atual MVP da liga.
O pivô do Philadelphia 76ers, Joel Embiid participou de 34 dos 46 jogos da equipe até agora, mas está com status indisponível por lesão. O jogador é o atual líder da corrida para MVP, mas se ficar mais 5 jogos fora entre os 39 a serem jogados, ficará inelegível para o prêmio. Além dele, Cade Cunningham, Devin Booker, Donovan Mitchell e Zion Williamson são alguns que também podem ser citados como jogadores que podem não conseguir sequer vaga no time de All-NBA.
JOGADORES DA SEMANA
OESTE
Pela Conferência Oeste, o jogador da semana 14 foi o ala-armador americano Devin Booker que ajudou o Phoenix Suns com uma campanha equilibrada durante a semana, foram 4 jogos, 2 vitórias e 2 derrotas com médias de 42 pontos, 5 rebotes e um aproveitamento de arremesso de 63.9%. Booker chega ao nono prêmio de jogador da semana na NBA.
LESTE
Já na Conferência Leste, o jogador da semana 14 foi o ala-pivô grego Giannis Antetokounmpo do Milwaukee Bucks, que nessa semana teve uma campanha de 4 jogos com 3 vitórias e 1 derrota com médias de 29.5 pontos, 14.5 rebotes e 8.3 assistências por jogo. É o vigésimo terceiro prêmio de jogador da semana para o também candidato a MVP dessa temporada.
E este foi o Giro NBA desta semana, a gente se vê na próxima edição! Para saber mais sobre basquete e outros esportes americanos, siga @DimensaoMVP no X/Twitter e @dimensao.mvp no Instagram! Forte abraço!
*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.
Comments