Cheio de desfalques, Grenal 442 marca primeiro clássico gaúcho após as enchentes no Rio Grande do Sul. O Imortal está a seis jogos sem vencer, enquanto o Colorado visa o pelotão de elite da competição.
Neste sábado (22), Grêmio e Internacional entram em campo em momentos opostos na tabela de classificação. A bola rola às 17h30, no Couto Pereira, em Curitiba, válido pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Dimensão Esportiva transmite a narração do jogo, a partir das 17h (horário de Brasília), o link da transmissão do confronto estará no final desta edição.
O Grenal 442 será o primeiro encontro marcado entre as equipes depois das enchentes no Rio Grande do Sul. Em fevereiro, rolou o duelo 441, que terminou 3 a 2 para o Inter. Devido à tragédia, a dupla gaúcha ficou semanas sem local para jogar e treinar e chega a esta rodada com dois jogos a menos em relação a maioria dos adversários.
DESTAQUES DA DUPLA GRENAL
GRÊMIO
O Grêmio chega em crise para o clássico após seis derrotas seguidas e cerca de dois meses sem saber o que é vencer na Série A. Na última partida, eles foram derrotados para o Fortaleza por 1 a 0 fora de casa. O embate ficou marcado pela expulsão do volante Pepê, que deu uma entrada forte no joelho de Martinez. O jogador foi multado, pois a instituição considerou um erro infantil que prejudicou o time.
O elenco de Renato Gaúcho está no Z4, na penúltima colocação com 6 pontos, possuindo uma vitória a mais que o Fluminense, que também tem 6 pontos e está em 20º lugar. O Tricolor Gaúcho possui apenas 2 vitórias, além de 6 derrotas no campeonato. Ainda, o ataque gremista é o menos goleador da competição, com 6 gols em 8 jogos.
Agora, com as atenções voltadas para o Inter, o palco do duelo será o Couto Pereira, que vem recebendo ótimos públicos da torcida tricolor. A previsão é de casa cheia novamente. Uma vitória no clássico renova os ânimos da equipe na luta para sair da zona de rebaixamento.
INTERNACIONAL
O Internacional se recuperou diante do Corinthians na quarta (19), jogando em Caxias do Sul, o Colorado superou os paulistas por 1 a 0 com gol do atacante Wesley. Antes, foram derrotados pelo Vitória por 2 a 1 de virada. Essa foi a primeira vitória da equipe baiana na Série A depois de nove jogos disputados.
O Inter chega melhor posicionado na tabela, em 9º lugar, com 14 pontos conquistados, somando 4 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Em caso de vitória, a equipe de Eduardo Coudet pode colar de vez no grupo de acesso à Libertadores.
MAURÍCIO NO PALMEIRAS
Após encarar o Corinthians, Coudet deixou escapar em entrevista coletiva que o atacante Maurício foi vendido ao Palmeiras. O clube ainda não confirmou oficialmente a venda do atleta, mas a princípio o jogador não será relacionado para o clássico diante do Grêmio.
O treinador ainda destacou que não gostaria que o atacante fosse vendido, mas entende que o clube "precisa sobreviver" para a continuidade da temporada. Com a camisa colorada, Maurício disputou 101 jogos, marcando 14 gols e realizando 15 assistências.
COMO VEM O GRÊMIO?
Renato Portaluppi terá muitos desfalques para o Grenal. O treinador não conta com Diego Costa, Mila, Jhonata Robert e André Henrique por lesão. Pepê está suspenso por cartão vermelho diante do Fortaleza, além de Villasanti (PAR) e Soteldo (VEN) que foram convocados para disputa da Copa América.
COMO VEM O INTERNACIONAL?
Eduardo Coudet também chega com dúvidas para a partida. A presença de Alan Patrick ainda é incerta; o camisa 10 se recupera de um estiramento na coxa esquerda. Também são baixas Rochet (URU), Valência (EQU) e Borré (COL), que foram convocados para jogar a Copa América. Já o goleiro Ivan, está fora por lesão.
HISTÓRICO DO CONFRONTO
Segundo o site Goal, o Grenal ocorreu em 441 oportunidades. O Colorado triunfou 162 vezes, enquanto o Tricolor das Gaúcho venceu 141 partidas. Os embates ainda somam 138 empates. O Inter marcou 602 gols, enquanto o Imortal balançou as redes 575 vezes. Nos últimos cinco encontros, foram 3 vitórias coloradas, enquanto o tricolor ganhou outras 2.
Em 115 anos de história do maior clássico do Rio Grande do Sul, essa é apenas a segunda vez que as equipes jogam fora do estado. Em 2011, o Grenal 384, válido pelo Campeonato Gaúcho, foi disputado no Estádio Atílio Paiva, em Rivera, no Uruguai, cidade que faz fronteira com Santana do Livramento (RS). Na época, o Grêmio era comandado por Roger Machado e o duelo foi vencido por 2 a 1 pelos tricolores. Agora, é a vez do Couto Pereira, estádio do Coritiba, a receber a dupla gaúcha.
Outro dado curioso do confronto é a existência de dois Gre-nais 435. A primeira partida foi adiada devido a um ataque de torcedores colorados ao ônibus do Grêmio, no Gauchão de 2022. A duelo que ocorreu posteriormente foi vencida pelo Internacional por 1 a 0.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Grêmio: Marchesin; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Du Queiroz, Carballo, Edenilson, Gustavo Nunes e Pavon; Nathan Fernandes. Técnico: Renato Portaluppi
Internacional: Fabricio; Bustos, Igor Gomes, Mercado, Renê; Fernando, Bruno Henrique, Bruno Gomes, Wanderson; Wesley, Alario. Técnico: Eduardo Coudet
*As escalações podem ser alteradas e a oficial deve ser anunciada uma hora antes do jogo
ARBITRAGEM:
Árbitro: Ramon Abatti Abel (FIFA/SC)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Alex dos Santos (SC)
Quarto árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (SC)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (VAR-FIFA/MG)
TRANSMISSÃO:
Dimensão Esportiva
Narração: Wendel Martins (no Couto Pereira)
Comentários: Gabriel Rossi e Fernanda Weber
Técnica: Fernanda Weber
OUTROS MEIOS:
TV Aberta: TV Globo
TV Fechada: Premiere 2
Comments