Primeiro jogo da final da CONCACAF Champions League será nesta quarta-feira e terá o surpreendente clube mexicano confrontando a sensação do EUA.
Na última edição do atual formato da competição, o León receberá nesta quarta-feira (31), no Estádio León (Nou Camp), o Los Angeles FC, do Estados Unidos, para o primeiro jogo da grande final da “Concachampions”. A partida terá início às 23h (horário de Brasília) e terá transmissão do Dimensão Esportiva.
Este será o segundo confronto entre as equipes na competição, mas a primeira pela final, já que os clubes se enfrentaram em 2020 pelas oitavas da final e teve o LAFC classificado após reverter a derrota de 2x0 no México com um 3x0 no Estados Unidos e caminhar até a final. Na ocasião, foram derrotados por 2X1 para o Tigres UANL.
Para o clube mexicano, esta será a primeira final na era Champions League e a segunda na história da competição. Para este ano, superaram o Tauro, do Panamá, vencendo as duas partidas e não deram chances para o clube haitiano Violette de aprontar novamente e venceu o jogo de ida em casa, já por 5 a 0. Na semifinal, em duelo nacional, eliminaram o Tigres UANL, ao vencerem o jogo da volta por 3x1 e classificar no agregado por 4x3.
O LAFC, vice em 2020 na sua estreia, chegaram na final desta edição superando o Alajuelense, da Costa Rica, com agregado de 4x2 e eliminou dois clubes da MLS, primeiro o Vancuver Whitecaps com duas vitorias de 3x0 e na semifinal o Philadelphia Union, em uma reedição da final da MLS, venceram à volta, em casa, por 3x0 depois de empate na ida.
Esta final de 2023 será a sexta final entre os clubes dos dois países e o León tem a oportunidade de abrir vantagem aos mexicanos, já o LAFC, por sua vez, pode empatar os confrontos em 3 a 3.
COMO VEM O LEÓN?
O León vive duas situações bem diferentes nesta temporada e por isso, é criado grande expectativa para essa final. Porém, a falta de ritmo pode ser um problema ao defrontar o LAFC, visto que a última partida da equipe foi no dia 07 de maio, na derrota em casa para o Atlético San Luis, pelo playoff do Clausura.
Essa derrota para o San Luis fechou a temporada nacional do León, que ficou marcada por desempenhos bem abaixo do esperado pelo clube e pelos torcedores, porém, com uma clara evolução entre os semestres.
No Apertura, a equipe não obteve um desempenho tão convincente e solido, mas conseguiu a classificação à fase eliminatória ocupando o meio da tabela. Entretanto, foi eliminada na primeira fase eliminatória, também um playoff, para o Cruz Azul, fora de casa.
Pela Concachampions, o León tentará mais uma vez provar sua força jogando em casa e conquistar a 4ª vitória em quatro jogos, para quem sabe, encaminhar o inédito título.
Larcamón não terá problemas com ausências.
COMO VEM LOS ANGELES FC?
O atual campeão da MLS teve um bom e forte início pela competição nacional e que certamente brigará ao longo da temporada pela liderança, e posteriormente, o título da conferência. No momento ocupam o terceiro lugar, com apenas um ponto atrás do líder, porém, com três partidas a menos.
Pela Concachampions, estão invictos jogando fora de casa (2v e 1e), e este pode ser o triunfo para o jovem clube estadunidense buscar o seu primeiro título continental. Outro fator importante para este jogo passa pela dupla de ataque: Bouanga e Vela.
Bouanga é o artilheiro da competição com seis gols e Vela, com três, foi o algoz do León na segunda partida de 2020, marcando dois gols na vitória por 3x0.
Cherundolo não poderá contar com Maxime Crépeau, Giorgio Chiellini, Aaron Long, Jesús Murillo, Tony Leone e Kellyn Acosta, todos machucados.
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES:
León: Cota; Iván Moreno, Frías, Barreiro e Osvaldo Rodríguez; Ambríz, Romero, Elías Hernández e Mena; Dávila e Alvarado.
Técnico: Nicolás Larcamón
LAFC: McCarthy; Hollingshead, Palencia, Maldonado e Palacios ;Sánchez, Cifuentes e Tillman; Bouanga, Opuku e Vela.
Técnico: Steven Cherundolo
*As escalações podem ser alteradas e as oficiais são anunciadas até 1h antes do jogo.
ARBITRAGEM:
Árbitro: Walter López (GUA) Assistentes: Luis Ventura (GUA) e Humberto Panjoj (GUA) 4º árbitro: Mario Escobar (GUA) VAR: Drew Fischer (CAN) e Guilhermo Pacheco (MEX)
TRANSMISSÃO:
Dimensão Esportiva:
Narração: Gabriel Tuma
Comentários: Lucas Mariano e Percel Macedo
OUTROS MEIOS:
TV Fechada: ESPN4
Streaming: Star+
Comments