top of page
Foto do escritorEwerton Moreira

OPINIÃO: A LPL é a liga mais espetacular do Mundo

League of Legends Pro League, a LPL, é o campeonato de LoL disputado na China, que é o maior campeonato nacional do cenário profissional, são 17 times que disputam o campeonato e 10 vão aos playoffs. São dois splits disputados por ano, com 16 séries disputadas em melhor de três na temporada regular e com as partidas de cada série somando o saldo das equipes para critério de desempate. Os playoffs são com todas as séries sendo disputadas em melhor de cinco.


FOTO: DIVULGAÇÃO/Ninjas in Pyjamas.

A LPL em 2024, começou no dia 22 de Janeiro, com 5 semanas passadas, muita coisa mudou entre os times, pois alguns estão surpreendendo positivamente e outros negativamente, mas uma coisa é fato, o campeonato está mais equilibrado por cima, do que por baixo, mesmo com a temporada estando ainda na metade, podemos tirar de exemplo a distância entre a líder da competição, Bilibili Gaming, que está com sete vitórias e uma derrota no saldo das MD3 e a décima colocada, Oh My God, que tem quatro vitórias e quatro derrotas, é de apenas 3 vitórias. Agora iremos ver a tabela geral da LPL, no momento em que este texto foi publicado:


1° - Bilibili Gaming (BLG), com 7-1 em MD3, 14-4 em MD1 e +10 de saldo;

2° - Ninjas in Pyjamas (NiP), com 7-1 em MD3, 14-5 em MD1 e +9 de saldo;

3° - Invictus Gaming (IG), com 6-2 em MD3, 13-7 em MD1 e +6 de saldo;

4° - JD Gaming (JDG), com 5-1 em MD3, 11-5 em MD1 e +6 de saldo;

5° - TOP Esports (TES), com 5-2 em MD3, 14-4 em MD1 e +8 de saldo;

6° - Team WE (WE), com 5-3 em MD3, 12-9 em MD1 e +3 de saldo;

7° - FunPlus Phoenix (FPX), com 5-3 em MD3, 12-10 em MD1 e +2 de saldo;

8° - Anyone's Legend (AL), com 5-3 em MD3, 10-9 em MD1 e +1 de saldo;

9° - Weibo Gaming (WBG), com 4-3 em MD3, 10-6 em MD1 e +4 de saldo;

10° - Oh My God (OMG), com 4-4 em MD3, 9-9 em MD1 e 0 de saldo;

11° - Royal Never Give Up (RNG), com 2-5 em MD3, 6-11 em MD1 e -5 de saldo;

12° - Rare Atom (RA), com 2-5 em MD3, 4-12 em MD1 e -8 de saldo;

13° - LGD Gaming (LGD), com 2-6 em MD3, 9-13 em MD1 e -4 de saldo;

14° - LNG Esports (LNG), com 2-6 em MD3, 8-13 em MD1 e -5 de saldo;

15° - ThunderTalk Gaming (TT), com 2-6 em MD3, 6-14 em MD1 e -8 de saldo;

16° - Ultra Prime (UP), com 1-7 em MD3, 6-15 em MD1 e -9 de saldo;

17° - EDward Gaming (EDG), com 1-7 em MD1, 4-14 em MD1 e -10 de saldo.


BLG, JDG e TES são cotados entre os favoritos ao título desde o começo da temporada, então não há alguma surpresa neles presentes entre os três primeiros, mas times como NiP, IG, WE e FPX, vem sendo gratas surpresas, com desempenho acima do esperado, no caso da NiP, o time era creditado como competitivo, mas está disputando a liderança do campeonato no momento, o que merece ser enaltecido, nomes como o mid laner Rookie e o jungler Aki, estão sendo grandes destaques desse time. WE era cotada para as últimas vagas aos playoffs, caso fosse, mas o sexto lugar é um pouco acima do esperado para eles, o top laner Wayward vem mostrando grandes performances e sendo um destaque desse time. IG só fez uma aquisição para seu time, que foi o jungler Leyan, que teve ótima série contra a BLG, mas eles não eram creditados para ser um time competitivo, no máximo um 10° lugar, então estar na terceira posição, é algo muito além do esperado para eles. A FPX começou o campeonato devagar, chegando a perder série para a UP na temporada, mas o time fez uma arrancada de quatro vitórias seguidas, com a última sendo em cima da TES, de forma épica, com grande destaque para o jungler Milkyway. A redenção desse time seria uma história incrível para essa temporada.



OPINIÃO:


Eu vejo a LPL como a liga mais espetacular do planeta, pois simplesmente é o único campeonato onde você consegue apontar até cinco favoritos para vencer, além de sempre contar com algumas boas zebras, o que aumenta a imprevisibilidade da liga. Em nenhum outro campeonato de LoL, é possível ter tantos times bem balanceados (aqui eu foquei nas Majors, mas as ligas Minors tem um equilíbrio por baixo, onde quem é bom, se sobressai muito mais), claro que isso também se favorece pela quantidade, mas não tem como ficar sem apreciar um campeonato onde a chance do pequeno vencer o grande realmente existe, onde a desigualdade de projetos pode ser desprezada, pois a marca dos times chineses é a ousadia, o que faz com que eles consigam se sair muito bem em situações adversas e os jogos se tornem mais emocionantes.



*A opinião aqui emitida, é de total responsabilidade do autor e não necessariamente reflete a opinião do Dimensão Esportiva.

60 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page