Reprodução: Troy Taormina-USA TODAY Sports
Alperen Sengun, que também é conhecido por ''Alpie'', é um pivô turco de 21 anos, que foi draftado na décima sexta escolha, de 2021, pelo Houston Rockets. O jovem é o grande destaque do Rockets, nessa temporada. Na atual temporada, ele tem médias de 21.5 pontos, nove rebotes e cinco assistências por jogo, sendo um bom candidato para uma seleção ao All-Star Game, que ocorrerá em Fevereiro.
Sengun sempre foi badalado, desde antes de virar profissional, em 2018. No sub-14 ele já mostrava talento, e quando jogou pelo sub-16, registrou médias de 24.2 PPG, 14.5 PPG e 2.7 BPG - o que são números impressionantes para um garoto de 16 anos . Com a mesma idade, em 2018, passou a jogar profissionalmente, pelo Bandirma Kirmizi, onde permaneceu até virar profissional.
Até 2020, Alpie passou por um período de adaptação, então não tinha as médias impressionantes, das épocas de sub-16, mas a visibilidade que Sengun ganhou cedo, fez com que fosse notado pelo Besiktas, é um dos maiores times da Turquia. Então, com 18 anos, o pivô jogou a temporada de 2020/21, pelo grande time e teve uma grande temporada, com médias de 18.6 pontos, 8.9 rebotes e 62% de aproveitamento nos arremessos de quadra por jogo, pela Turkish Basketball Super League. A temporada de Sengun, chamou a atenção dos times da NBA, fazendo com que o garoto chegasse ao Draft, em 2021.
Quando havia chegado na NBA, Alpie já tinha três anos de carreira profissional, logo chegou na liga, com um jogo mais refinado e sendo um atleta mais lapidado, mas ainda assim, teve um começo devagar na competição, pois as ligas são diferentes em seu jogo (o basquete FIBA conta com uma série de diferenças pra NBA). Mas desde a Summer League, Alpie já mostrava muito do seu potencial, tendo 15 pts, 15 reb, 3 ast, 4 blk, logo em sua estreia.
Em Março de 2022, Sengun teve dois jogos incríveis, mostrando que ele era sim uma realidade dentro da liga. A primeira partida de destaque dessa época, foi contra o Los Angeles Lakers, quando teve 21 pts e 14 reb, naquela oportunidade, os Rockets venceram na prorrogação por 139 a 130. O outro jogo imponente dessa época, foi contra o Portland Trail Blazers, onde fez 27 pts e sete reb, na vitória dos Rockets por 115 a 98. Sengun terminou a temporada de 21/22, com médias de 9.6 PPG e 5.5 RPG, numa média de 20.7 minutos por jogo.
Na temporada de 22/23, Sengun começou como reserva de Bruno Fernando, mas acabou virando titular, quando Fernando se lesionou. No dia 6 de Dezembro de 2022, Alperen Sengun se tornou o pivô mais jovem (20 anos e 133 dias) a ter 1000 pontos e 200 assistências na NBA. No dia 11 de Janeiro de 2023, Sengun fez o seu primeiro triplo-duplo (10 pts, 10 reb e 10 ast), na derrota para o Sacramento Kings, por 135 a 115. Apesar da iminente evolução, Sengun ainda tinha uma média considerada baixa de minutos, essa média baixa foi alvo de constantes críticas ao então técnico dos Rockets, Stephen Silas, que acabou demitido ao final da temporada. Sengun terminou a temporada com 14.8 PPG, 9 RPG, 3.9 APG, numa média de 28.9 minutos por jogo. Pela boa temporada, Sengun começou a ser apelidado de ''Baby Jokic'', pela técnica apurada e o estilo de jogo semelhante ao do pivô sérvio.
Sengun entrou na atual temporada, já como nome consolidado, desse time dos Rockets. já é considerado peça indispensável, fazendo com que ele tenha a opção de quarto ano de seu contrato, ativada pelos Rockets, para a temporada de 24/25. No dia 20 de Novembro, Sengun virou o jogador mais jovem da história dos Rockets, com 21 anos e 114 dias, a registrar 2000 pontos, 1000 rebotes e 500 assistências. Essa marca é expressiva para representar como Alperen Sengun, é um jogador brilhante e que ainda pode encantar muita gente, que assiste a liga.
A OPINIÃO:
Alperen Sengun, hoje, é definitivamente, a cara desse time dos Rockets. O time de Houston sofreu com a saída de James Harden, mas finalmente tem um jogador, que pode representar o time em prêmios individuais, e protagonizar nos jogos onde for mais exigido, o que era visto como a grande necessidade dos Rockets, nos últimos anos. Vale lembrar que estamos falando de um jogador que ainda tem apenas 21 anos, mas que já mostra uma maturidade em seu jogo, que poucos na liga podem alcançar. O fato dele jogar profissionalmente desde muito novo, certamente foi essencial, para o jogador chegar no nível que chegou, mesmo com a pouca idade. Eu vejo que Sengun chegará num nível mais alto que o de Franchise Player, virando um jogador All-NBA (pra mim ele já pode conseguir isso, nessa temporada) e também um forte nome, para ser MVP da liga, nos próximos anos, e eu particularmente irei torcer pelo progresso do jogador, que é um dos mais divertidos de se ver, nessa liga.
Este foi meu texto de hoje, sou o Ewerton Moreira e toda semana irei escrever algo sobre essa liga amada por tantos. Siga o Dimensão MVP para notícias de NBA, NFL, MLB e muito mais: @DimensaoMVP no X e @dimensao.mvp no Instagram. Até a próxima!
*A opinião aqui emitida, é de total responsabilidade do autor e não necessariamente reflete a opinião do Dimensão Esportiva.
Craqueeeee!