top of page

OPINIÃO: DeMar DeRozan não pode se aposentar sem um título da NBA

DeMar DeRozan é um ala-armador de 34 anos, nascido em Compton, Califórnia, que foi selecionado na nona escolha do draft de 2009, pelo Toronto Raptors. Atualmente, DeRozan joga pelo Chicago Bulls, na NBA.


Foto: David Dow/AFP


DeRozan iniciou sua carreira no High School de Compton, onde ficou até 2008 e saiu como um prospecto badalado. De acordo com a Rivals.com, ele foi o prospecto ranqueado como número três do país, ele recebeu propostas de Arizona State, North Carolina e USC, mas optou por USC, onde foi titular em todas as partidas, atingindo pontuação de dois dígitos em 28 dos 33 jogos pelos Trojans e também fazendo quatro duplos-duplos.



Draft e passagem pelos Raptors


DeRozan se declarou pro draft em 2009, para poder ajudar mais a sua mãe. de forma financeira, a mãe de DeMar, Diane sofre de uma doença chamada lúpus, que é uma doença autoimune, que pode afetar a pele, articulações e órgãos, e que exige um tratamento financeiramente custoso. No seu segundo ano de NBA, DeRozan participou do torneio de enterradas da NBA, no qual foi vice para Nate Robinson, que é uma lenda desse desafio. Em 2011, ele foi novamente chamado, ficando em terceiro lugar. No entanto, o fato de Deebo (como é apelidado) ter sido chamado para este torneio, comprova um fato, DeMar DeRozan tem como grande característica, as jogadas plásticas e o atleticismo, sendo um cara que pode brigar por rebotes até, além de também ter um talento natural em conseguir pontos após contato do defensor.


Mas DeRozan chegou na NBA como reserva e teve produção baixa na temporada de novato, pois ele ainda era um talento para se lapidar. Porém no segundo ano, o jogador assumiu a titularidade e mostrou todo seu talento. No dia 31 de Dezembro de 2010, DeMar fez 37 pontos, contra o Houston Rockets. Ele terminou a temporada de 2010/11, sendo titular nos 82 jogos do Toronto Raptors, na temporada regular e teve médias de 17.2 pontos, 3.8 rebotes e roubo por jogo.


DeRozan manteve sua sequência sem perder jogos, pelas duas temporadas seguintes, temporadas essas que foram dando um pouco mais de confiança ao jogador, para arremessar do perímetro, porém a bola de três não é força destacada do jogador, mas que vem a ser um incremento adicional, que pode ser usado esporadicamente.


DeRozan consolidou sua posição na temporada de 2013/14. No dia 22 de Janeiro de 2014, Deebo fez 40 pontos, convertendo 15 dos 22 arremessos tentados durante o jogo, o que mostra que a eficiência passou a acompanhar DeRozan nessa temporada, que foi a primeira que ele foi selecionado para o All-Star Game, e também foi a primeira temporada que ele chegou aos playoffs da NBA. DeRozan fechou a temporada regular com 22.7 pontos, 4.3 rebotes, 4 assistências e 38.2 minutos (maior média da carreira em minutos) por jogo. Ele também conquistou a distinção de ser o primeiro jogador dos Raptors, desde Vince Carter, a registrar pontuações de 30 pontos em jogos consecutivos nos playoffs e alcançar a marca de 30 pontos em mais de uma ocasião durante os playoffs pela equipe.


Em 2014/15, DeMar DeRozan se tornou o terceiro jogador da história dos Raptors, que ganhou prêmio de jogador do mês na liga, no dia 30 de Março de 2015, DeRozan fez 42 pontos, em uma vitória contra o Houston Rockets. DeRozan chegou aos playoffs por mais um ano, mas assim como na primeira vez que chegou, foi eliminado na primeira rodada dos offs.


Na temporada de 2015/16, DeRozan teve sua temporada de maior sucesso nos playoffs, chegando até as finais de conferência, com os Raptors. Ele foi selecionado ao All-Star Game pela segunda vez na carreira e liderou o time para uma campanha de 56-26 na temporada regular, ele terminou a regular com médias de 23.5 pontos, 4.5 rebotes, quatro assistências e um roubo de bola por jogo, os Raptors ganharam sua primeira série em melhor de sete na história, contra os Pacers, mas foi uma série cansativa, chegando ao jogo sete, assim como a série seguinte, contra o Miami Heat, o time chegou sem descanso para a série contra o Cleveland Cavaliers, mas ainda vendeu caro a derrota, levando até o jogo seis, quando perdeu por 4 a 2.


DeRozan renovou seu contrato antes da temporada 2016/17, que foi quando quebrou marcas históricas da franquia e atingiu recordes da liga. No dia 16 de Novembro de 2016, DeMar se tornou o primeiro jogador, desde Michael Jordan em 1987/88, a fazer 30 ou mais pontos em nove, dos 11 primeiros jogos da temporada regular.


No dia 2 de Dezembro de 2016, DeRozan passou Vince Carter e se tornou o segundo maior cestinha da história dos Raptors e, no dia 28 do mesmo mês, ele passou Chris Bosh e se tornou o maior cestinha da história da franquia, abrindo muitas discussões sobre qual o tamanho de DeMar DeRozan para a história dos Raptors.


DeRozan teve 32 jogos com 30 ou mais pontos na temporada, quebrando outro recorde de Vince Carter na franquia. No dia 9 de Abril de 2017, Deebo se tornou o segundo jogador da história dos Raptors a fazer 2000 pontos numa temporada só, DeRozan terminou a temporada regular com média de 27.3 pontos por jogo, sendo a segunda maior média de pontos, já registrada por um jogador do Toronto Raptors, além dele se tornar um jogador All-NBA (que monta a seleção da temporada na liga), pela primeira vez na carreira. Os Raptors terminaram em terceiro na regular e enfrentaram o Milwaukee Bucks na primeira rodada dos playoffs, série vencida pelos Raptors por 4 a 2, na rodada seguinte, os Raptors enfrentaram os Cavaliers novamente e dessa vez não foi nada equilibrada essa série, vitória de 4 a 0 para os Cavs e os Raptors foram eliminados novamente nos offs.


A temporada de 2017/18, viria a ser a última de DeMar DeRozan pelos Raptors, mas o jogador ainda era a maior força do time, junto com Kyle Lowry. No dia 21 de Dezembro de 2017, DeRozan fez 45 pontos e seis bolas de três, em vitória contra os 76ers, por 114 a 109, no dia 1 de Janeiro de 2018, Deebo fez 52 pontos em vitória na prorrogação, contra os Bucks, por 131 a 127, com a marca, DeRozan estabeleceu o recorde de pontuação da franquia, passando Vince Carter e Terrence Ross, que fizeram 51 pontos, além de DeMar também se tornar o terceiro jogador dos Raptors que chegou aos 50 pontos em um jogo, ele também se juntou a Vince Carter e Kyle Lowry, como os únicos jogadores dos Raptors, que foram vezes consecutivas para o All-Star Game, além de ter sido indicado para a seleção All-NBA por outra vez, agora sendo chamado para o segundo time, mas nos playoffs, o time chegou novamente nas semifinais de conferência, mas perdeu por 4 a 0 para os Cavaliers novamente, assim botando um ponto final na história de DeRozan com Toronto.


DeRozan veio por ser trocado, no dia 18 de Julho de 2018, na troca que levou Kawhi Leonard aos Raptors, as seguidas derrotas duas para os Cavaliers, fizeram os Raptors entenderem que o time não estava bom o suficiente para ser campeão um dia, a janela pra troca que o time tinha, era Kawhi Leonard, que viria pro seu último ano de contrato e não jogaria mais pelos Spurs, portanto, DeRozan acabou sendo negociado, já que Kawhi era uma estrela de renome e que já tinha sido campeão da NBA, que era a maior ambição do time. DeRozan ficou como bode expiatório quando foi trocado e o time conseguiu ser campeão sem ele, mas ele ainda é, discutivelmente, o maior jogador da história da franquia.


Período após saída dos Raptors e atualidade


DeRozan ficou as últimas três temporadas de seu contrato assinado em Toronto, jogando pelos Spurs, onde chegou aos playoffs uma vez e não venceu nenhuma série nessa ocasião, DeRozan não ficava fora dos playoffs desde 2013 e ficou duas temporadas seguidas sem offs, nas suas duas últimas temporada nos Spurs.


No dia 11 de Agosto de 2021, DeMar DeRozan chegou ao Chicago Bulls, onde seguiria sendo protagonista do time, assim como foi em Toronto e San Antonio, a temporada de 2021/22, foi mágica para DeRozan, que já era um veterano na liga, mas jogava como um menino. Nessa temporada, DeRozan se tornou o primeiro jogador da história da NBA, a fazer 35 ou mais pontos e chutou pra 50% ou mais, em sete jogos seguidos, Deebo também foi chamado para o All-Star Game pela quinta vez em sua carreira, além de terminar a temporada regular como líder de pontos no último quarto, fazendo 612 pontos e ser indicado para a seleção All-NBA pela terceira vez na carreira, ele terminou a temporada com 27.9 pontos, 5.2 rebotes e 4.9 assistências, mas os Bulls foram eliminados por 4 a 1 pelo Bucks, na primeira rodada dos playoffs.


A temporada de 2022/23 não foi estrelada como a primeira temporada nos Bulls, mas o jogador ainda era a maior força do time, no dia 19 de Outubro de 2022, DeRozan fez 37 pontos, seis rebotes, nove assistências e dois roubos, contra o Miami Heat, com essas marcas, Deebo se tornou o primeiro jogador dos Bulls, desde Michael Jordan, a fazer pelo menos 35 pontos, cinco rebotes e cinco assistências, em jogo de abertura pelos Bulls, no dia 28 de Outubro de 2022, em jogo contra o San Antonio Spurs, DeMar DeRozan chegou aos 20 mil pontos na NBA, no dia 4 de Novembro de 2022, DeRozan fez 46 pontos, em derrota para o Boston Celtics, no dia 28 de Dezembro de 2022, ele fez 42 pontos e 10 rebotes, na vitória contra os Bucks, no dia 2 de Janeiro de 2023, DeRozan fez 44 pontos em derrota para o Cleveland Cavaliers, e no dia 17 de Março de 2023, Deebo fez 49 pontos e 14 rebotes, além dos 39 pontos de Zach LaVine, nesse mesmo dia, que teve vitória dos Bulls em cima do Minnesota Timberwolves, LaVine e DeRozan combinaram pra 88 pontos do time, batendo o recorde de pontos feito por uma dupla dos Bulls, em um jogo. DeRozan foi chamado para o All-star Game pela sexta vez em sua carreira, mas os Bulls tiveram um fim de temporada melancólico, perdendo no último jogo do play-in para o Heat e ficando de fora dos playoffs.


Na atual temporada, DeRozan se tornou o 36° (trigésimo sexto) maior pontuador da história da NBA, passando Larry Bird e Gary Payton nesse ranking, além de ser o atual 24° (vigésimo quarto) jogador com mais lances livres convertidos na história da liga, esses dois quesitos são grandes forças do jogo de DeMar DeRozan, ele é um jogador muito talentoso para pontuar próxima a cesta e em arremessos de média distância, além de ser muito bom em conseguir jogadas com cesta e falta, o que faz ele ir bastante para a linha de lance livre, DeRozan atualmente tem médias de 22 pontos, quatro rebotes e 5.3 assistências por jogo, sendo ainda uma estrela de peso para os Bulls, que almejam ao menos chegar aos playoffs, nessa temporada.



Opinião:


DeMar DeRozan é um jogador de grande talento e que já foi capaz de liderar times por várias vezes na sua carreira, mas nunca contou com a sorte, pois a sua grande fase nos Raptors, coincidiu com o super time dos Cavaliers. Quando os Raptors foram campeões, ele não estava mais no time e agora por duas vezes na sua carreira, jogou por dois times que se encontravam/encontram no limbo, pois nenhum consegue competir de fato e nenhum consegue remontar o time, portanto, eu vejo que a saída para DeRozan realmente é sair de Chicago agora, para o time seguir o processo natural de reconstrução e também para que ele possa buscar um time competitivo o suficiente para ser campeão. DeRozan já é um jogador icônico para quem o acompanhou na carreira, mas o título espantaria o estigma de ''azarado'' que ele tem e também seria a ''cereja da bolo'', para o jogador fincar seu legado na liga e um dia ser induzido ao Hall da Fama da NBA.



Este foi meu texto de hoje, sou o Ewerton Moreira e toda semana irei escrever algo sobre essa liga amada por tantos. Siga o Dimensão MVP para notícias de NBA, NFL, MLB e muito mais: @DimensaoMVP no X e @dimensao.mvp no Instagram. Até a próxima!



*A opinião aqui emitida, é de total responsabilidade do autor e não necessariamente reflete a opinião do Dimensão Esportiva.

Comments


bottom of page