top of page
Foto do escritorEwerton Moreira

OPINIÃO: Jalen Williams é uma estrela em ascensão


Reprodução: Getty Images


Jalen Williams é um ala-armador de 22 anos, que atualmente joga pelo Oklahoma City Thunder na NBA. Williams foi selecionado na décima segunda escolha, pelo Thunder, no draft de 2022, portanto ele é um segundo anista na liga. Na atual temporada, Williams tem médias de 18.7 pontos, 4.1 rebotes, 4.5 assistências e 1.1 roubos por jogo, além de 54.3% nos arremessos de quadra e 44.4% nos três pontos, Williams é importante para o Thunder e é um dos nomes do time, que briga pela ponta da tabela na Conferência Oeste.



Início da carreira


Jalen Williams nasceu em Denver, Colorado, mas se mudou para Arizona quando tinha sete anos, onde começou sua carreira no High School, jogando por Perry, que é uma escola que fica em Gilbert, no Arizona. Williams, na temporada de 2017/18 por Perry, jogando como armador, teve médias de 21.1 pontos, 4.2 rebotes, 3.1 assistências e 2 roubos por jogo, em 29 partidas jogadas, Portanto, nota-se que Jalen já mostrava um talento natural em pontuar e defender.



Carreira no College


Jalen Williams foi classificado como um prospecto três estrelas, de acordo com a 247Sports, na época em que foi recrutado para jogar pela universidade de Santa Clara. Williams estreou na temporada de 2019/20, fazendo logo em sua estreia, 13 pontos, cinco rebotes, quatro assistências e dois roubos, contra UC Santa Cruz, mas teve uma temporada devagar, com médias de 7.7 pontos, 2.8 rebotes e 1.3 roubos, em 25.5 minutos por jogo, num total de 33 partidas disputadas. Os roubos de bola ainda assim foram uma marca para Williams na sua primeira temporada, ele teve 44 roubos de bola totais, sendo na época, o terceiro da história da universidade, no ranking de jogadores no primeiro ano (chamados normalmente de Freshman).


Na temporada de 2020/21, Jalen Williams foi titular nas 18 partidas que disputou e foi o segundo em média de pontos por jogo do time, com médias de 11.5 pontos, 4.1 rebotes e 1.2 roubos, em 31.6 minutos por jogo, mas na primeira rodada do WCC Tournament, em um jogo onde Santa Clara perdeu para Pepperdine por 70 a 78, Jalen Williams registrou o seu primeiro duplo-duplo no College, com 13 pontos e 10 rebotes na partida.


Na temporada de 2021/22, que viria por ser a última de Jalen Williams, o jogador teve grande desempenho, fazendo com que ganhasse atenção, mesmo jogando por uma universidade que não tem grande visibilidade, mas uma lacuna que aparentava ser necessariamente preenchida no jogo de Williams, durante suas duas primeiras temporadas por Santa Clara, era o seu arremesso, que ainda se mostrava inconsistente, mas na terceira temporada de College, Williams evoluiu muito bem seu arsenal ofensivo, virando um jogador extremamente confiável arremessando a bola, ele marcou 16 ou mais pontos, em 21 dos 33 jogos disputados na temporada, com a sua marca mais alta na temporada e na carreira de College, sendo 30 pontos, contra a universidade do Hawaii, no dia 30 de Novembro de 2021, mas no dia 27 de Janeiro de 2022, num jogo contra BYU, Jalen Williams fez 26 pontos e a cesta da vitória para Santa Clara. A grande temporada de Williams terminou com médias de 18 pontos, 4.4 rebotes, 4.2 assistências e 1.2 roubos, em 34.8 minutos por jogo, além de 51.3% nos arremessos de quadra e 39.6% em arremessos de três.



Draft e trajetória pelo OKC


Jalen Williams foi moldado no College para se tornar um 2-way player e conseguir jogar tanto ala-armador quanto como ala, sendo um jogador que tem a virtude de arremessar bem, tanto em situações de Catch n' Shoot (pegar e chutar), como em situações de arremessos contestados, sendo assim escolhido na décima segunda escolha geral, pelo Oklahoma City Thunder. J-Dub se tornou o primeiro jogador de Santa Clara, desde Steve Nash em 1996, a ser draftado na NBA e também foi o segundo jogador da universidade com a posição mais alta do draft, na história de Santa Clara, ficando atrás apenas de Ken Sears, em 1955.


Williams jogou apenas seis minutos em sua estreia, fazendo cinco pontos no jogo contra o Minnesota Timberwolves, ele teve essa baixa minutagem por conta de uma lesão, que o tirou precocemente de quadra, depois de quatro jogos, ele retornou ao time. O jogador silenciosamente foi conquistando seu espaço no time titular e no dia 30 de Novembro de 2022, num jogo onde Shai Gilgeous-Alexander era desfalque, Jalen Williams fez 27 pontos e ajudou o Thunder a reverter 20 pontos de diferença, contra o San Antonio Spurs, O jogador viria a ser o novato do mês de Novembro, sendo o terceiro jogador da franquia que conseguiu o feito, sendo Russell Westbrook e Josh Giddey, os primeiros a conseguir o prêmio por OKC. No dia 31 de Janeiro de 2023, Williams foi selecionado para o Rising Stars Challenge, que é o jogo que conta novatos e segundo anistas da NBA. No dia 5 de Março de 2023, O novato fez 32 pontos, em 12/15 nos arremessos, além de ter cinco rebotes e cinco assistências, em vitória contra o Utah Jazz, sendo mais uma partida onde Williams afirma o seu talento em pontuar. Jalen Williams teve dois jogos para 30 ou mais pontos na temporada e fechou com médias de 14.1 pontos, 4.5 rebotes, 3.3 assistências e 1.4 roubos, em 30.3 minutos por jogo, ele foi titular em 62 dos 75 jogos que disputou, além de ser selecionado para o primeiro time All-Rookie da NBA, ao fim da temporada.


Na atual temporada, Jalen Williams está se afirmando como um dos melhores arremessadores da temporada, combinando a eficiência com a produtividade, pois ele tem 54.3% de aproveitamento dos arremessos, numa média de 13.4 arremessos tentados por jogo, J-Dub também tem 18 jogos de 20 ou mais pontos, sendo dois jogos de 30 ou mais pontos, em 41 jogos disputados na temporada, um dos jogos de +30, foi a maior marca da carreira de J-Dub, em um jogo contra o New York Knicks, no dia 27 de Dezembro de 2023, foram 36 pontos em 76% de aproveitamento dos arremessos, mas Williams também converte seus pontos em vitórias para o Thunder, de acordo com o site StatMuse, nos 18 jogos de 20 ou mais pontos que ele teve, o Thunder venceu 13 vezes, além de ter feito dígitos duplos na pontuação, em 40 dos 41 jogos disputados e estar numa sequência de 21 jogos seguidos com jogos de duplos dígitos, nos últimos 12 jogos, J-Dub teve médias de 20.5 pontos, 5.5 assistências e 4.2 rebotes por jogo, mas na temporada, Williams é 27° (vigésimo sétimo) da liga em aproveitamento dos três pontos e 23° (vigésimo terceiro) na média de Plus-Minus por jogo, o Plus/Minus serve pra medir o saldo de pontos que o time fez e sofreu, enquanto o jogador esteve em quadra.


Opinião


Jalen Williams foi lapidado para ser um jogador ativo na defesa e que arremessa com consistência, também está aprimorando suas virtudes para atingir ainda mais eficiência. A defesa do jogador, que busca não dar espaço ao adversário pra arremessar, além de também contribuir com mãos ativas para gerar turnovers do adversário e o alto aproveitamento do perímetro, são características semelhantes as de Klay Thompson, tetracampeão da NBA pelo Golden State Warriors. Além disso, a situação que ambos chegaram na liga também é semelhante, visto que ambos vieram do College com boa média de roubos de bola e também apresentaram um arremesso mais lapidado do perímetro, no último ano na NCAA. O florescer de Jalen ainda está por vir, e ele dá mostras de que pode ser um grande nome da liga e que pode até um dia, quem sabe, estar presente em times All-NBA ou times de defesa da liga.



Este foi meu texto de hoje, sou o Ewerton Moreira e toda semana irei escrever algo sobre essa liga amada por tantos. Siga o Dimensão MVP para notícias de NBA, NFL, MLB e muito mais: @DimensaoMVP no X e @dimensao.mvp no Instagram. Até a próxima!



*A opinião aqui emitida, é de total responsabilidade do autor e não necessariamente reflete a opinião do Dimensão Esportiva.

145 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page