Neste texto irei falar sobre o coreano Kim Jeong-min, mais conhecido como Life, que tem 23 anos de idade e joga na posição de suporte, atualmente pela FunPlus Phoenix, que pertence a LPL (League of Legends Professional League), campeonato da China.
Life chegou na LPL, após 5 anos na LCK (League of Legends Champions Korea), campeonato da Coréia do Sul. Ele saiu da Coréia em baixa, pois ele é um jogador com passagens por palcos de torneios internacionais, chegando ao Worlds (que é o maior torneio internacional da Riot Games) por duas vezes, em 2020 e 2021. Ele jogava ao lado de Ruler (que atualmente joga pela JDG na LPL), na Gen.G, quando chegou ao Worlds. Em 2022 ele jogou pela KT Rolster, se mantendo junto com seu parceiro dos tempos de Gen.G, o top laner Rascal. Na KT, Life não chegou ao Worlds, mesmo com o time chegando ao regional, que dá direito a mais duas vagas para o torneio. Em 2023, Life jogou pela Hanwha Life Esports, em time que contava com os, até aquela época pelo menos, campeões do Worlds, Kingen e Zeka, e também o campeão do Worlds 2021, Viper. Apesar do time renomado, a HLE não foi para o Worlds, batendo na trave ao chegar no regional, mas novamente Life amargaria uma ausência do torneio.
Chegada na FPX
No dia 13 de Dezembro de 2023, a chegada de Life e deokdam na equipe foi confirmada. Os dois chegavam da LCK com a tentativa de virar a ''chavinha'' na carreira, enquanto a FPX planejou um elenco de baixo custo, inclusive trazendo o jogador Milkyway, por empréstimo da Royal Never Give Up. Mas o núcleo de jogadores correspondeu muito bem o investimento feito, com o time inclusive garantindo vaga antecipada para os playoffs do primeiro split da LPL, e ganhando partidas de times como: Top Esports (TES), Jingdong Gaming (JDG), Ninjas in Pyjamas (NIP) e Invictus Gaming (IG). Todos os times estão entre os seis primeiros da liga, com o novato Milkyway sendo cotado para MVP do split, em um desempenho histórico para a liga. Mas Life tem seu dedo no bom desempenho de seu time, sendo peça importante para as lutas do time e também sendo um jogador com escolhas diferentes do comum. Life é o terceiro da liga em sua posição, na estatística Kill Share, que mede a porcentagem do jogador nos abates totais do time. Ele também é o sétimo da liga em sua posição, no total de assistências em abates e o primeiro da sua posição em abates conquistados.
Champion Pool de Life é uma virtude dele
O jogador durante sua carreira sempre teve escolhas de campeões que não são convencionais de sua posição. No meta da Season 9, que tinha Yasuo como boneco viável para a rota inferior, ele jogou algumas vezes com bonecos como Gragas e Galio, que interagem com a ultimate do Yasuo. Na Season 10 ele teve o boneco Sett como terceiro mais jogado no ano, com 10 vitórias em 11 jogos. Os jogos dele com o boneco fizeram com que outros jogadores fossem influenciados a jogar com Sett de suporte, na época. Nessa mesma temporada, ele teve um jogo de Rumble, que daqui a pouco será citado novamente.
Na Season 11 ele teve quatro jogos com o boneco Jarvan IV, que também não é um boneco convencional para suporte, ele venceu três dos quatro jogos. Na mesma temporada ele teve três jogos de Taric, que é um boneco usado de suporte, mas pouco escolhido, mostrando que ele não precisa necessariamente seguir o meta para vencer jogos. Na Season 12, assim como em outros anos, o boneco Tahm Kench foi uma escolhida da qual ele fez bastante uso, sendo junto com Renata Glasc, o boneco mais usado por ele no ano de 2022. No mesmo ano ele fez três jogos com o Jarvan novamente, mas não foi tão efetivo como antes. Ele também fez um jogo com Ornn, Sejuani e Gragas, mostrando que ele ainda tentava tirar ''coelhos da cartola''.
Na Season 13, Life encontrou muitas dificuldades em girar a vantagem do seu time, junto com o jungler da equipe. Mas ele ainda teve um jogo memorável de Jarvan (contra seu ex-time, KT) nesse ano de 2023, mesmo que tenha sido o único do jogador com o campeão. Ele teve um jogo com Maokai, que nesse ano não teve foco para ser jogado de suporte e outro jogo com Jhin. Além de oito partidas com Heimerdinger, que foi uma tendência desse ano, após o boneco aparecer em meio ao Worlds 2022, sendo uma escolha forte para suporte. Na atual temporada, Life mesclou escolhas usadas por ele, para dar forma ao jeito de jogar que a FPX tem, e foi assim que seu boneco mais jogado virou o Rumble (lembram que eu avisei que ele ia aparecer de novo?), com oito partidas e sete vitórias, e ele também teve seis jogos de Maokai, com quatro vitórias. Life está vivendo uma redenção em sua carreira, com a melhor chance dos últimos três anos, para chegar ao palco internacional, seja indo ao MSI pela primeira vez na carreira, seja retornando ao Worlds.
*A opinião aqui emitida é de total responsabilidade do autor e não necessariamente reflete a opinião do Dimensão Esportiva.
Comments