top of page
Foto do escritorHugo Rocha

OPINIÃO: Vamos arregaçar as mangas, senhor presidente?

Há 25 dias mandatário do Timão, Augusto Melo que tanto prometeu, segue falando mais do que deve sobre o que fará pelo clube, mas assim como o time em campo, ainda não aponta soluções.



Eleito presidente de um dos clubes de maior torcida do país no ano passado com votação recorde entre os sócios, Augusto Melo assumiu o Sport Club Corinthians Paulista em 2 de janeiro de 2024 prometendo desfazer tudo o que houve de ruim na gestão passada, e imprimir um novo modelo de administração no Parque São Jorge. Porém, em apenas vinte e cinco dias à frente do Timão, têm tido vários abacaxis expostos a serem descascados sob seu comando e o auxílio de seus comandados da nova diretoria alvinegra. Negociações frustradas, promessas que aos olhos do torcedor iludem e enchem os ouvidos da imprensa, além do desempenho do time profissional em campo nos últimos dois jogos do Paulistão, têm apresentado no atual momento, questionamentos à tudo aquilo que se comprometeu durante a campanha eleitoral de 2023.


Apesar do título da Copinha na última quinta-feira, dia 25, na Neo Química Arena, conquista que não vinha há sete anos, e de anunciar um patrocínio master considerado ousado para ajudar a equilibrar as finanças do clube e montar um elenco capaz de bater de frente com as atuais potências, Augusto e sua equipe ainda têm muito a mostrar para o torcedor, e mais do que nunca, tem de esquecer um pouco que a mídia existe e deixar de aparecer muito só pra dizer o que fará, e não aparecer agindo, como o corintiano espera.

Como citei acima, o time profissional começou 2024 perdendo dois jogos importantes fora de casa para Ituano e São Bernardo, e terá na sequência nada menos que um São Paulo embalado e motivado a fazer bonito para chegar com moral à decisão da Supercopa contra o Palmeiras no domingo, dia 4 de fevereiro. Já estamos ouvindo a frase: "Terça-Feira é guerra", e a guerra é nada mais nada menos que, buscar se recuperar no Campeonato Paulista e acima de tudo, manter um tabu que perdura há 10 anos na NQA.


O Corinthians atual, têm um elenco acima de tudo, na média do que pode se considerar competitivo no meio da tabela de um eventual Brasileiro, porém, isso tem ficado muito na teoria, pois na prática, vem sendo muito mal executada por seu comando técnico, que no momento, apesar de se esforçar, não tem gerado o resultado esperado pelo torcedor. Nos dois últimos jogos, Mano Menezes se atrapalhou com declarações, como por exemplo, ao dar bronca no recém-contratado Raniele em Itu e gerar polêmica com seu ex-time, o Cuiabá, e com alterações inesperadas ainda no primeiro tempo da partida em São Bernardo. Sendo uma delas até chamada a atenção pelo fato do jogador substituído, não ter nem conversado na hora com o treinador, e somente falado com ele minutos depois, no banco de reservas. Além disso, repreendeu o atacante Yuri Alberto pela quantidade de jogadas que o time teve durante o jogo e este desperdiçou em várias ocasiões. A última gestão colocou como cláusula para a administração seguinte, 'PASMEM', vinte e dois milhões de reais em caso de quebra de contrato do clube com o treinador, e jogou uma verdadeira bomba-relógio no colo de Augusto e seu grupo político.


Na próxima semana, além desse clássico que literalmente pode ser o "Jogo da Vida" do Corinthians no Paulistão, Augusto Melo embarca para a Europa com a intenção de negociar reforços para engrossar o elenco e torná-lo competitivo na prática, porém, terá mais do que nunca de se atentar ao que recebeu de seus antecessores se quiser realmente fazer do Timão grande novamente, e deixar seu nome na história do clube. É a hora crucial do mandatário pôr os pés no chão, descer do palanque eleitoral, e praticar o seguinte: "Pouco papo, mais resultados", cobrar seus subordinados a ajudá-lo a reconstruir o que se encontra em cacos nos últimos anos, e ignorar a terra arrasada que encontrou. Além de tudo, é preciso alinhar com Mano Menezes o que precisa realmente ser feito para reorganizar o time dentro de campo, aproveitando as peças já disponíveis no elenco, trazendo caras novas, quer da base campeã da Copa São Paulo, quer do mercado da bola e que podem ajudar o alvinegro a evoluir de patamar, e trazer novamente ao corintiano, o orgulho de falar com gosto que torce para o Corinthians.


Senhor presidente, sabemos que seu mandato está apenas começando, porém, que sua gestão consiga fazer o que o mais pobre dos corintianos espera ver de seu time em campo. Não deixe de conceder entrevista, é claro, só deixe de se expor com excessividade como estamos vendo ultimamente na imprensa, e arregace mais as mangas para levar o Timão novamente às glórias. A próxima terça é uma barreira a ser rompida, e a partir dali, o torcedor espera uma virada de chave em campo, pra que a prática, realmente ocupe o lugar da teoria, e o time ocupe lugar de destaque entre seus principais adversários no Brasil. Mano Menezes é mais um que necessita de "Pouco papo, mais resultados", pois se quer encerrar sua terceira passagem pelo Corinthians de cabeça erguida, e saindo pela porta da frente, precisa mais do que nunca, encontrar um caminho a seguir pra colocar a equipe nos eixos.



*As opiniões aqui emitidas, são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.

48 visualizações0 comentário

Kommentarer


bottom of page