top of page

OPINIÃO: Por que o Brasil não vai bem internacionalmente?

Você lendo o título deve pensar: O que esse cara está falando? Até porque o Brasil desde o Counter Strike 1.6 já foi campeão algumas vezes e em algumas modalidades diferentes, mas porque no League of Legends os times brasileiros não conseguem atuar como deveria lá fora?


ree
MIBR Campeã do torneio mais importante do ano de 2006 Foto: Divulgação/ESWC- 2006

O jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) foi usado como exemplo pois foi um dos primórdios dos e-sports mais bem sucedidos que temos até hoje, e claro, naquela época era normal jogarmos Counter Strike em todas as Lan Houses espalhadas pelo Brasil. Não podemos esquecer também do tão aclamado GTA San Andreas e o PES/Bomba Patch.


Acredito que ficou mais do que claro, que o CS e os jogos de FPS com o passar dos anos foram se tornando algum cultural, arrisco a dizer que é igualmente o futebol por exemplo. Claro que é muito mais fácil uma criança, adolescente jogar bola do que jogar um jogo de computador/video game até pelos preços que encontramos hoje, mas em relação aos jogos de "tiro" foi se tornando algo comum e cultural como citei.


Starcraft e a cultura coreana nos jogos de RTS e estratégia:


Assim como falei da cultura brasileira envolvendo os jogos FPS, falarei um pouco sobre os jogos de Real-Time Strategy em uma tradução literal seria estratégia em tempo real. Os jogos RTS como o Starcraft, são de domínio total asiático, principalmente, jogadores coreanos.



ree
Life campeão da Blizzcon 2014 Foto: Reprodução/Blizzard

Os coreanos sempre dominaram o cenário de RTS e o MOBA, eles nasceram jogando esse tipo de jogo e para eles esse domínio, dinastia ou qualquer outra coisa relacionada a invencibilidade é normal para uma cultura tão disciplinada como é a cultura asiática. Pois o mínimo que eles fazem e levam a sério, eles se cobram ao máximo, imagina nos campeonatos de Esports onde a estratégia é algo que eles respiram diariamente nos jogos.


Por isso eu sempre digo, muito do Brasil ir mal nos campeonatos de League of Legends e alguns de DotA 2, é pela cultura disciplinada dos jogadores lá fora, claro que entra outras muitas questões. Uma delas são questões sociais, disciplinares e também questões de oportunidades internacionais. Ou seja, falta oportunidades em torneios internacionais para o League of Legends exclusivamente, pois, os times brasileiros pelo fato de não conseguirem treinar com os melhores do mundo e estarem sempre em constante mudanças de times, não performam como deveriam.


A performance das organizações brasileiras, por mais difícil que seja de aceitar que seja patética internacionalmente, acredito muito que melhora 20% se tivermos mais oportunidades de jogar internacionalmente. Como falado anteriormente essa é só uma das variadas questões.


O League of Legends:


O MOBA é imenso aqui no Brasil até porque nosso conteúdo envolvendo o jogo é muito forte e sempre trás um engajamento gigante para a Riot Games, com isso o faturamento dela vai crescendo mais, apesar da Riot Games mundial falar que os Esports dão prejuízo para ela, o que sinceramente não acredito, principalmente porque o público brasileiro é mais engajado que por exemplo a LCS, o famoso campeonato norte americano do jogo.

E pensar que em questão de qualidade da gameplay dos jogadores profissionais brasileiros está abaixo dos coreanos, somos a região que mais sabe fazer bagunça boa.


Enfim, refletindo sobre tudo isso, só me faz lembrar que o Brasil levantou mais um troféu e foi na modalidade que já estamos acostumados, que é o famoso FPS.

No dia 25 de Fevereiro de 2024, a equipe brasileira W7M ganhou o campeonato mundial de Rainbow Six Siege. E eu lhes pergunto, o que falta para o Brasil finalmente engrenar no cenário mundial e quem sabe um dia ganhar um mundial?



ree
W7M campeã do SIX Invitational 2024 Foto: Divulgação/Ubisoft

O primeiro Six Invitational fora do Canadá foi um sucesso e foi em solo brasileiro contando com mais de 9 mil pessoas presentes na final do torneio realizado em São Paulo, sendo duas equipes compostas por 100% brasileiros nos dois times e com isso fazendo uma final digna de um torneio de FPS.


Parabéns w7m pelo título do Six Invitational 2024, trazendo o Brasil mais uma vez no podium dos Esports.



*As opiniões aqui emitidas são de total responsabilidade de seus autores e não necessariamente refletem a opinião do Dimensão Esportiva.


Comentários


bottom of page