top of page
Foto do escritorGabriel Araújo

Palmeiras x Cruzeiro: Tudo o que você precisa saber sobre o jogo deste sábado (20)!

Atualizado: 24 de jul.

Em jogo na parte de cima da tabela, Verdão busca se recuperar após derrota para Botafogo. Já a Raposa quer vencer e se consolidar na briga pelo título.

No embate de palestras, Palmeiras e Cruzeiro se enfretam neste sábado (20), brigando pelas primeiras posições do Brasileirão. A equipe paulista está na vice-liderança com 33 pontos, enquanto os mineiros ocupam em 6º lugar com 29 pontos. A bola rola às 21h, no Allianz Parque, em São Paulo, válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Dimensão Esportiva transmite a narração do jogo, a partir das 20h30 (horário de Brasília), o link da transmissão do confronto estará no final desta edição.


DESTAQUES DO JOGO


PALMEIRAS


Após quatro vitórias seguidas, Palmeiras foi derrotado pelo Botafogo por 1 a 0 na última quarta-feira (17), jogando no Nilton Santos. O gol da partida foi marcado por Tiquinho Soares.


Embora o jogo tenha sido equilibrado e ambas as equipes lutaram minuto a minuto pela liderança da competição, o placar ficou "barato" para o Verdão devido às muitas oportunidades perdidas pelos cariocas, que pararam no goleiro Weverton.

Com o resultado, o Alviverde perdeu a oportunidade de liderar o Brasileirão, permanecendo na vice-liderança com 33 pontos, três a menos que o Glorioso (36 pontos).


Agora, jogando no Allianz Parque, os comandados de Abel Ferreira vão tentar buscar os três pontos, aproveitando o retrospecto recente contra a Raposa, com quatro vitórias nos últimos cinco duelos entre as equipes.


Flaco López é o artilheiro alviverde com 15 gols na temporada e pode ser decisivo no embate. Pelo Campeonato Brasileiro, o atacante divide a artilharia do time com Estevão, ambos com 5 gols.


ESTREIAS NO VERDÃO


Apesar da derrota para o Botafogo, um dos destaque do jogo foi a entrada de Felipe Anderson no lugar de Gabriel Menino aos 24 minutos da etapa complementar. Ele teve boa movimentação durante o período de mais de 20 minutos que houve em campo.


O jogador liderou os dribles certos, acertando todas as quatro tentativas, além de ganhar sete de nove duelos na partida. O técnico Abel Ferreira terá uma "dor de cabeça boa" para montar a equipe que enfrentará o Cruzeiro.

Outra estreia foi do atacante Maurício, que entrou no lugar de Estêvão, que saiu com dores no tornozelo aos 35 minutos do segundo tempo.


DESFALQUES E RETORNOS

Abel Ferreira tem desfalques importantes para o jogo deste sábado. O atacante Estevão sofreu um entorse no joelho e tornozelo esquerdos contra o Botafogo e foi entregue ao departamento médico. Outra baixa por lesão é o atacante Bruno Rodrigues, que se recupera de uma lesão no joelho esquerdo.


Lázaro treinou com o elenco após se recuperar de uma lesão na coxa esquerda, mas ainda é dúvida por estar fora de ritmo.


Richard Ríos, que disputou a final da Copa América com a seleção colombiana, recebeu folga e não participou dos treinamentos ao longo da semana. O atleta deve iniciar no banco de reservas. O lateral-direito argentino Giay, recém-contratado, foi regularizado e pode fazer sua estreia.


Durante os treinamentos desta sexta-feira (19), o lateral-esquerdo Piquerez apresentou lesão no menisco do joelho esquerdo e não enfrenta o Cruzeiro. O atleta passará por cirurgia nos próximos dias.


CRUZEIRO


O Cruzeiro quer engatar a quinta vitória consecutiva diante do Palmeiras e entrarde vez na briga pelo título. No domingo (14), eles venceram o RB Bragantino por 2 a 1 e ficaram cada vez mais próximos do G4 da competição. Os gols da partida foram marcados por Gabriel Verón e Matheus Pereira.

Outro destaque da partida foram as estreias do Goleiro Cássio, o volante Matheus Henrique e o atacante Lautaro Díaz. Cássio foi ovacionado pela torcida cruzeirense em vários momentos da partida sendo seguro embaixo das traves.


Com os resultados do meio de semana, a equipe celeste entra em campo na 6ª colocação com 29 pontos e com um jogo a menos em relação à maioria de seus concorrentes.


JOGADORES EM ALTA NO CRUZEIRO


Matheus Pereira vem se destacando no Cruzeiro, tanto pelos gols quanto pelas assistências, e é considerado o trunfo para que os mineiros voltem com os três pontos de São Paulo. Segundo o Sofascore, o camisa 10 celeste tem 8 participações em gols no Campeonato Brasileiro, com 6 gols e 2 assistências, além de 4 grandes chances criadas.

O confronto contra o Palmeiras marca o reencontro de Gabriel Verón com o Verdão após sua saída em 2022 para o Porto. Revelado pelas categorias de base palmeirense em 2019, Verón, que foi cotado como uma grande promessa, sofreu com um grande número de lesões na sua curta carreira.


Com a camisa cruzeirense, o jogador de 21 anos vem reencontrando seu futebol e, até agora, marcou 4 gols e fez 1 assistência em 15 jogos. O jogador está emprestado ao Cruzeiro até o fim desta temporada e tem contrato com o Porto até junho de 2027.


DESFALQUES E RETORNOS

O técnico Fernando Seabra tem baixas importantes contra o Palmeiras. O atacante Dinenno está se recuperando de uma cirurgia no púbis, o lateral-esquerdo Marlon está com dores no ombro, e Rafa Silva está lesionado na coxa direita. Peralta, Kaio Jorge e Walace, que estão regularizados, continuam aprimorando a parte física e são dúvidas para o confronto.


HISTÓRICO DO CONFRONTO


Segundo o site ogol.com.br, Palmeiras e Cruzeiro já se enfrentaram em 94 oportunidades. A equipe mineira tem pequena vantagem, triunfando 33 vezes, enquanto os paulistas venceram 32 partidas. O confronto ainda soma 29 empates. O último encontro entre as equipes foi no Campeonato Brasileiro passado, com um empate por 1 a 1.


Desde 2018, o Porco não perde para a Raposa; são 7 jogos, com 5 vitórias e 2 empates a favor do Palmeiras. A última derrota do Verdão para o Cruzeiro foi no primeiro duelo da semifinal da Copa do Brasil de 2018, onde os mineiros venceram por 1 a 0.


PROVÁVEIS ESCALAÇÕES


Palmeiras: Weverton; Mayke (Marcos Rocha), Gustavo Gómez, Murilo (Vitor Reis) e Piquerez; Aníbal Moreno, Gabriel Menino (Zé Rafael) e Raphael Veiga; Felipe Anderson (Dudu), Rony e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira


Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Matheus Henrique (Lucas Silva), Lucas Romero (Walace) e Ramiro (Barreal); Gabriel Verón, Arthur Gomes e Matheus Pereira. Técnico: Fernando Seabra


*As escalações podem ser alteradas e a oficial deve ser anunciada uma hora antes do jogo


ARBITRAGEM:


  • Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)

  • Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)

  • Quarto árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano (RJ)

  • VAR: Rodrigo Nunes de Sa (VAR-FIFA/RJ)


TRANSMISSÃO:


Dimensão Esportiva



Narração: Anderson Moraes.

Técnica e apresentação: Lucas Assis.

Comentários: João Neves e Lucas Assis.

Reportagem Palmeiras: Thiago Henrique.

Reportagem Cruzeiro: Gabrielle Botário.


OUTROS MEIOS:


TV Fechada: SporTV e Premiere

Streaming: Globoplay+



Comments


bottom of page