top of page
Foto do escritorAlex Yamasaki

Precisamos falar sobre Erling Haaland

Atualizado: 5 de fev. de 2020

Agora no Borussia Dortmund, a curta carreira do atacante norueguês segue a tendência dos tempos de Red Bull Salzburg: balançar as redes do adversário


Haaland chegou à Bundesliga na janela de inverno. Foto: Reprodução / Instagram


Haaland? Håland? Quem é? Mas, ele é da Noruega? É destro ou canhoto? Será que é tudo isso mesmo? Gol pelo Red Bull Salzburg até os jogadores do Barça B fazem. Será que vai jogar bem em uma liga grande?


Erling Braut Haaland, senhoras e senhores. O prazer é nosso. Aos 19 anos, a promessa norueguesa chegou na janela do inverno europeu ao Borussia Dortmund, da Alemanha — especificamente no dia 29 de dezembro de 2019 —, por "apenas" 20 milhões de euros, vencendo a disputa para contar com o jogador contra os melhores e mais abastados clubes da atualidade.


O atacante só pode ter seus direitos adquiridos junto ao Dortmund ao final da temporada 2020/2021 — em junho/julho/agosto de 2021 —, em uma cláusula contratual no valor de 75 milhões de euros.


O atual camisa 17 dos aurinegros chamou a atenção do mundo na fase de grupos da atual edição da UEFA Champions League, quando marcou 8 gols em 6 jogos — enfrentou Liverpool-ING, Napoli-ITA e Genk-BEL —, ou seja, 50% dos 16 gols do RB Salzburg na competição, mostrando potência e precisão na sua perna esquerda — e muito mais, dando indícios de ser um atacante completo.


O que realmente importa é o que Haaland vem fazendo neste início no Borussia Dortmund: ele começou como titular apenas 1 de suas 4 aparições — contra o Union Berlin, na goleada por 5 a 0 pela Bundesliga —, vindo do banco nos demais jogos.


No entanto, os números são assombrosos: um hat-trick em 34 minutos contra o Augsburg. Um doblete em 25 minutos contra o Colonia. Outro doblete em 77 minutos contra Union Berlin (única partida como titular). 1 gol em 45 minutos contra o Werder Bremen — na primeira derrota do jovem com a camisa aurinegra, pela Copa da Alemanha.


São 8 gols em 181 minutos em campo. Uma média de 1 gol a cada 22 minutos.


Vale destacar um destes jogos: no hat-trick da partida contra o Augsburg, sua primeira pela nova equipe, Haaland entrou em campo aos 12' do segundo tempo, com o placar adverso de 3 a 1. Com seus 3 tentos e 1 do também muito talentoso Sancho, o jogo acabou 5 a 3.


Não é possível criar expectativas ou projetar até onde Haaland vai, quantos gols vai fazer na carreira ou se será ídolo de algum clube. O norueguês precisará se provar jogo a jogo para conquistar — além do mundo, abismado com seu talento — títulos e idolatria.


Mas, o fato é: aos 19 anos, seu início de carreira é promissor. Muito promissor.


Aproveite e veja alguns dos lances do norueguês pelo Campeonato Alemão:


20 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page