O garoto de 20 anos vem causando espanto por conta de seus números no início dessa temporada na NBA
Luka Doncic em ação pelo Real Madrid. Foto: Alejandro Muñoz Crespo
Em 1999 na Eslovênia nascia Luka Doncic, um jovem com o dom de jogar basquete. É verdade que seu início de carreira não foi assim tão glorioso, começou a jogar no seu país em 2010 pelo Union Olimpija onde permaneceu até 2012 quando se transferiu à Espanha para jogar pelo poderoso -não só no futebol, mas também no basquete europeu- Real Madrid onde foi o jogador mais jovem a atuar pelo clube, e ganhou todos os títulos possíveis.
Entretanto, foi em 2018 que as portas da grandiosa NBA foram abertas para o garoto, quando foi selecionado no Draft pelo Atlanta Hawks e trocado imediatamente pela franquia para o Dallas Mavericks, troca essa que deve estar doendo muito nos torcedores dos Hawks, apesar de receberem Trae Young é evidente quem saiu perdendo nessa negociação.
Mas porque um jovem de apenas 20 anos merece tanto destaque assim? E se eu te falar que nessa temporada esse garoto tem médias de 30.6 pontos, 10.1 rebotes e 9.8 assistências e que ele é o jogador mais novo da história a atingir esses números.
Luka é apenas o quinto jogador na história a ter média de triplo-duplo de 30 pontos por 10 jogos seguidos. Os “outros” quatro são: Westbrook, Oscar Robertson, Lebron James e Michael Jordan, fraca a companhia do menino de Dallas.
O curioso é que em Dallas ele carrega o legado do alemão Dirk Nowitzki outro europeu que é uma lenda por lá, mostrando que esse time sabe como cuidar de uma joia europeia, e é provável que Nowitzki esteja bem orgulhoso do seu substituto. O garoto vem arrebentando marcas e levando seus companheiros de equipe a jogar o melhor basquete de cada, e por esse motivo os Mavericks se tornam mais um forte candidato a dar trabalho no oeste, onde tem a quarta melhor campanha da conferência.
O jovem vem se destacando tanto que fez com que Lebron James após um jogo contra Doncic o chamasse de “um malvado filho da p...” em tom de elogio é claro, no jogo em questão Luka anotou 31 pontos, 15 assistências e teve 13 rebotes, porém isso não foi suficiente para impedir a derrota contra o time de James.
Pois bem caros leitores eu apresento a vocês o mundo de Doncic e a nova era da NBA, onde um jovem de apenas 20 anos é capaz de fazer algo que assusta a todos do universo do basquete.
Comments