São Paulo recebe o Cruzeiro no Morumbis, às 18:30 (horário de Brasília), com o retorno do Campeonato Brasileiro.
A partida entre São Paulo x Cruzeiro será nesse domingo (3), às 18h30 (de Brasília). O retorno será realizado após paralisação da CBF em prol das vítimas do alagamento no Rio Grande do Sul.
Como vem o São Paulo?
Após se classificar em primeiro do grupo B na Libertadores, o São Paulo vira a chave e foca no adversário da tarde de Domingo. O Brasileirão pode não ser o foco do time tricolor, mas a equipe pretende realizar um equilibro na temporada e concorrer ao título do campeonato.
Na temporada:
Campeonato paulista: O tricolor começou bem a competição, chegando a quebrar o tabu no clássico Majestoso em Itaquera, no qual durava quase 10 anos, porém, após se sagrar campeão da Supercopa do Brasil, o time caiu de produção. No Paulistão, ainda com o técnico Thiago Carpini, se classificou para as quartas de finais na última rodada e foi eliminado precocemente para o Novorizontino nos pênaltis.
Supercopa do Brasil: Por vencer a Copa do Brasil 2023, o tricolor se classificou para a Supercopa do Brasil, onde se sagrou campeão pela primeira vez ao vencer nos pênaltis o rival Palmeiras - atual campeão brasileiro.
Copa do Brasil: O São Paulo encarou o modesto Águia de Marabá na terceira fase do torneio nacional, e passou para a próxima fase com vitória no jogos de ida e volta. A equipe já está confirmada para as oitavas de final.
Campeonato brasileiro: Com 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, o tricolor somou até aqui 10 pontos e está até o momento ocupando a quinta colocação do campeonato Brasileiro, uma casa acima do adversário deste domingo.
Copa libertadores: Classificado em primeiro lugar do grupo B, o São Paulo espera o adversário que irá encarar nas oitavas da competição internacional. Até aqui foram: 6 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota.
Destaque tricolor: O destaque do tricolor fica por conta do camisa 10, Luciano, com 9 gols em 27 jogos, o atacante tricolor desencantou de vez e vem decidindo os jogos para a equipe.
O técnico Zubeldía: Sem perder desde sua chegada, o comandante argentino Luís Zubeldia, vem chamando a atenção no tricolor e vive um grande início de trabalho. Sob o comando do São Paulo, o técnico acumula o total de 10 jogos, 8 vitória e 2 empates, deixando o soberano com 10 jogos de invencibilidade nas oitavas da Copa do Brasil e nas oitavas da Copa Libertadores.
Como vem o Cruzeiro?
Com a classificação direta para as oitavas de finais da Copa Sul-Americana assegurada, o Cruzeiro vira a chave para a volta do Campeonato Brasileiro. O time mineiro ocupa, no momento, a sexta colocação do campeonato nacional, uma posição abaixo do adversário de hoje.
Após perder o título mineiro para o Atlético-MG, o cabuloso deu uma grande reviravolta na temporada com a chegada do seu novo técnico.
Na temporada:
Campeonato Mineiro: O Cruzeiro começou bem o campeonato estadual chegando até a grande final e sendo derrotado no Mineirão para o rival Atlético-MG. Foram: 12 jogos, 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas no campeonato estadual.
Campeonato Brasileiro: Na maior competição nacional, a Raposa Mineira deu uma boa arrancada no inicio, e nas primeiras 5 rodadas conquistou: 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota, deixando a equipe na sexta colocação.
Copa do Brasil: Um dos maiores vencedores da Copa do Brasil não teve muita sorte na competição. Em jogo único, o Cruzeiro perdeu para o Sousa, no placar de 2 a 0 e foi eliminado na primeira fase da competição.
Copa Sul Americana: Em busca do título inédito, o Cruzeiro garantiu a classificação em primeiro colocado do grupo B. Foram: 6 jogos, 3 vitórias e 3 empates.
Destaques: Os destaques da raposa fica por conta do meio-campo, Matheus Pereira, e do atacante, Juan Dineno. Com 5 gols em 23 jogos na temporada, Matheus vem se destacando na equipe de minas e se tornando uma referência dentro do elenco. Já o atacante Dineno chegou mostrando bastante intimidade com as redes, e já realizou 5 gols em 14 jogos, sendo então, o artilheiro da equipe no ano junto ao seu companheiro.
O técnico Fernando Seabra: Desde que o técnico chegou ao Cruzeiro no mês de Abril, o elenco se encontrou na temporada e aumentou o desempenho. Até o momento são: 7 jogos, 3 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota.
Extracampo do Cruzeiro:
Nova SAF: O Cruzeiro agitou os bastidores nos últimos meses. O ídolo Ronaldo, até então dono da equipe, vendeu sua parte para o empresário e dono de uma franquia de supermercados, Pedrinho. A venda gerou um forte debate entre a torcida cruzeirense chegando ao ponto até da filha do ex-jogador vir a público para sair em defesa de seu pai.
Cássio, o início da nova era: De começo, o empresário nomeou Alexandre Matos para fazer parte da sua equipe, e a primeira contratação veio. De saída do Corinthians, Cássio chegou no cruzeiro para se tornar a cara e a referência de como será as contratações do Cruzeiro de Pedrinho e Alexandre Matos.
Além disso, nomes como: Roni (Palmeiras), Gabriel Barbosa (Flamengo) e Kaio Jorge (Juventus), também ganham força nos bastidores.
Clássico nacional
Por serem dois dos grandes times do país, Cruzeiro e São Paulo carregam uma rivalidade histórica, com eliminações na Libertadores e título vencido no final da partida. Sem contar com os grandes jogos que as equipes costuma fazer.
Dados:
Brasileirão: Pelo campeonato brasileiro as equipes já se encaram 62 vezes, com o tricolor tento uma certa vantagem sobre a raposa.
Ao todo foram: 62 jogos,12 vitórias do Cruzeiro, 34 vitórias do São Paulo e 16 empates.
Cruzeiro mandante: 33 jogos, 9 vitórias, 8 empates e 16 derrotas.
São Paulo mandante: 29 jogos, 18 vitórias, 8 empates e 3 derrotas.
Libertadores: Na Copa Libertadores, as equipes já se enfrentaram 6 vezes, e mantém um confronto bem equilibrado.
Ao total foram: 6 jogos com 3 vitórias do São Paulo e 3 vitórias do cruzeiro.
Cruzeiro em casa: 3 jogos, 2 vitórias e 1 derrota
São Paulo em casa: 3 jogos, 2 vitórias e 1 derrota
Mata-mata: pela Copa Libertadores, ocorreram 3 mata-mata, com 2 vezes o Cruzeiro eliminando o São Paulo e o São Paulo tirando o Cruzeiro em 1 oportunidade.
Copa do Brasil: Pela copa nacional, o Cruzeiro mantém uma considerável vantagem sobre o São Paulo nos 6 jogos que disputaram.
Ao total foram: 6 jogos com 3 vitórias do Cruzeiro, 1 vitória do São Paulo e 2 empates.
Cruzeiro em casa: 3 jogos, 1 vitória, 1 empate e 1 derrota .
São Paulo em casa: 3 jogos 2 derrotas e 1 empate.
Mata-mata e Final: Pela Copa do Brasil, aconteceram 2 mata-mata e uma final, o cabuloso saiu vitorioso nas três oportunidades.
Prováveis escalações:
São Paulo: Jandrei; Diego Costa, Nahuel Ferraresi, João Moreira, Patryck Lanza; Galoppo, Luiz Gustavo, Erick, Lucas Moura; Rodrigo Nestor, André Silva.
Técnico: Luís Zubeldía.
Cruzeiro: Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo, Marlon; Lucas Silva, Lucas Romero, Barreal; Rafa Silva (Rafael Elias), Arthur Gomes e Matheus Pereira.
Técnico: Fernando Seabra.
ARBITRAGEM:
Árbitro: Lucas Paulo Torezin - PR
Árbitro Assistente 1: Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA) - GO
Árbitro Assistente 2: Victor Hugo Imazu dos Santos - PR
Quarto Árbitro: Marielson Alves Silva - BA
Assessor: Ubirajara Ferraz Jota - PE
Delegado Local: Marcelo Gomes Freitas Rezende - SP
Árbitro de Vídeo: Wagner Reway (VAR-FIFA) - ES
AVAR: Eder Alexandre - SC
Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Carlos Eduardo Nunes Braga - RJ
Observador de VAR: Emerson Augusto de Carvalho - SP
Dimensão Esportiva
Nas redes sociais do Dimensão Esportiva, à partir das 18h00 (horário de Brasília), acontecerá a narração ao vivo e direto do estádio Cícero Pompeu de Toledo.
Narração: Renata Villas Boas.
Comentários: Alicia Soares, Gabrielle Botário e Pedro dos Santos.
Repórter São Paulo: João Vicente.
Repórter Cruzeiro: Vinni Nazza
OUTROS MEIOS
Streaming: Premiere.
A dimensão esportiva, no sou canal do YouTube, narra a partida ao vivo
Comments