Após a terceira rodada ter sido jogada, conhecemos as equipes classificadas para as quartas de final, que terão jogos competitivos.

(Instagram: @fiba)
Canadá x Espanha
A Espanha terminou a fase de grupos líder do grupo A após vencer o Canadá por 76 a 66, em um jogo de vida ou morte para as canadenses.
Apesar do resultado final ter sido apertado, as espanholas foram melhores o jogo todo, sendo que lideraram a partida a todo momento. Além do aproveitamento de quadra, assistências e importantes números terem sido superiores e essenciais para a vitória. Um destaque importante para a equipe canadense foi sua superioridade nos rebotes ofensivos, 12 a 1.
Novamente, Astou Ndour foi a melhor do jogo, com 20 pontos anotados. Kia Nurse foi a cestinha do Canadá, fazendo 14 pontos.
Nas quartas de final, a Espanha vai pegar a França, e o Canadá está eliminado da competição.

Por: Sergio Perez / Reuters
Sérvia x Coréia do Sul
A Sérvia venceu a Córeia do Sul por 65 a 61 em um jogo emocionante, e garantiu sua vaga nas fases finais de Tóquio.
A maior liderança do jogo todo foi de 10 pontos, mas a Sérvia mereceu a vitória por ter ficado quase todo o tempo na frente. O jogo foi parelho e a Coréia sempre colada no placar, que foi baixo devido ao nível técnico da partida. As sérvias conseguiram importantes rebotes nos segundos finais, e quando as coreanas tentaram um arremesso, o tempo havia se esgotado.
A Sérvia teve um bom jogo coletivo, e o destaque foi Aleksandra Crvendakic, com 15 pontos, além de Tina Krajisnik, com 14. Pelas coreanas, Jihyun Park fez 17 pontos, e Danbi Kim fez 15.
Nas quartas de final, a Sérvia vai pegar a China, e a Coréia do Sul está eliminada da competição.

(Instagram: @fiba)
Nigéria x Japão
Diferente da seleção masculina, a seleção feminina do Japão se classificou para a próxima fase após vencer a Nigéria por 102 a 83, desclassificando as nigerianas.
Depois de um terceiro quarto arrasador, o Japão abriu uma boa vantagem e manteve até o final da partida. Mas antes disso, a Nigéria estava bem próxima do placar, fazendo um bom jogo contra as donas de casa. Foram 34 assistências das japonesas, além de ter feito exatamente a mesma quantidade de arremessos de 2 e 3 pontos. Foram 19 de 39 arremessos de 2 pontos, e incrível 19 bolas convertidas de 3 pontos.
Saki Hayashi foi a cestinha do jogo com 23 pontos, e teve a ajuda de Yuki Miyazawa com 19 pontos, e uma incrível atuação de Rui Machida, que apesar de não ter feito nenhum ponto, deu 15 assistências, empatando o recorde de assitências em uma partida nas Olimpíadas. Pela Nigéria, Victoria Macaulay fez 18 pontos.
Nas quartas de final, o Japão vai pegar a Bélgica, e a Nigéria está eliminada da competição.

(Instagram: @fiba)
França x Estados Unidos
As norte-americanas permanecem 100% no torneio, fazendo mais uma vítima. Dessa vez foi a França, vencendo por 93 a 82.
Apesar das francesas terem um time tecnicamente inferior, fizeram um jogo duro contra as atuais campeãs olímpicas e conseguiram se classificar mesmo com a derrota. Novamente os Estados Unidos tiveram um ótimo aproveitamento de quadra, tanto na linha de 2 pontos quanto na linha de 3 pontos. Os números foram bem próximos das duas equipes, 34 a 30 em rebotes, 10 a 7 em roubos de bola, 11 a 12 em erros, todas essas vantagens das francesas. O jogo foi decidido pela experiência e qualidade das jogadoras dos Estados Unidos.
A atual MVP da WNBA está detonando nas Olimpíadas e novamente foi destaque. A'ja Wilson fez 22 pontos e 75% de aproveitamento de quadra. Breanna Stewart fez 17 pontos. Pela França, a pontuação foi bem equilibrada, com 6 jogadoras anotando mais de 10 pontos, com destaque para Endene Miyem, com 15.
Nas quartas de final, os Estados Unidos vão pegar a Austrália, e a França vai enfrentar a Espanha.

(Instagram: @usabasketball)
China x Bégica
Foi definida a liderança do grupo C do basquete feminino. China e Bélgica estavam invictas nas Olimpíadas, e jogaram pela primeira colocação. As chinesas foram superiores e venceram por 74 a 62.
Vencendo três dos quatro períodos do jogo, a China conquistou mais uma vitória. Foram melhores nos aproveitamentos de quadra, em rebotes, assistências e pontos dentro do garrafão. Apesar disso, as belgas fizeram um bom jogo, e competiram até o final, que foi positivo para as chinesas devido a vantagem obtida ao longo da partida.
Pela China, Yeru Li, destaque na partida anterior, foi a cestinha do time com 14 pontos. Pela Bélgica, novamente Emma Meesseman foi imparável, e anotou 24 pontos, mas não contou com a ajuda de suas companheiras.
Nas quartas de final, a China vai pegar a Sérvia, e a Bélgica vai enfrentar o Japão.

Por: Brian Snyder / Reuters
Austrália x Porto Rico
A frágil seleção de Porto Rico perdeu novamente, dessa vez para as australianas, que com a vitória conseguiu sua classificação. O jogo terminou 96 a 69 para a Austrália.
O jogo foi parelho no primeiro tempo, já que ambos os times tinham chances de classificação, terminando 45-44. Porém, as australianas voltaram para o segundo tempo jogando melhor, e abriram uma boa vantagem administrada até o final do jogo.
Foram 5 jogadoras com mais de 10 pontos pela Austrália, e quem se destacou foi Marianna Tolo, que fez um incrível duplo-duplo de 26 pontos e 17 rebotes, além de 4 assistências. Pelas porto-riquenhas, Jazmon Gwathmey fez 26 pontos e foi destaque na partida.
Nas quartas de final, a Austrália vai pegar os Estados Unidos, e Porto Rico está eliminado da competição.

(Instagram: @fiba)
Após a fase de classificação, assim ficam as quartas de final do torneio:
China x Sérvia
Austrália x Estados Unidos
Japão x Bélgica
Espanha x França
As quartas de final começarão a partir do dia 03/08.
Comments